Webjornalismo em concursos públicos

Nenhum comentário
De uns quatro anos pra cá, tenho visto que os concursos públicos da área de jornalismo estão adotando cada vez mais questões referentes à web. Fiz dois recentemente e compartilho com vocês as questões abaixo. No concurso da ALMG acertei as três. Já no da Fundação Municipal de Cultura de BH (FMC), acertei apenas uma. Na verdade, a prova da FMC é bastante questionável, inclusive nas questões de português e noções de informática. A reclamação em relação a essa prova foi geral. Vamos às questões:

Concurso ALMG, realizado em 30 de março de 2008

43. O desenvolvimento do webjornalismo ou jornalismo online vem produzindo mudanças na prática jornalística, em especial, no processo de pesquisa e apuração de informações. Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a apuração jornalística passa a demandar o uso de ferramentas para análise e interpretação de grande volume de dados.
b) a cresccente disponibilidade de dados aumenta a necessidade da verificação e checagem de informações.
c) o aumento das bases de dados digitalizadas simplifica a definição das fontes a serem utilizadas na produção jornalística.
d) os conteúdos produzidos por usuários da rede se tornam uma fonte importante para coleta e processamento de informações.

44. A crescente participação dos usuários tem sido indicada como uma das características marcantes na expansão e desenvolvimento da web, com repercussões também no universo da comunicação institucional. Todas as seguintes afirmativas indicam práticas colaborativas características da chamada "web 2.0" na comunicação institucional de uma casa legislativa, EXCETO:

a) a página web disponibiliza ferramentas que permitem ao público enviar para os editores comentários sobre os conteúdos publicados.
b) a página web dispõe de canais para compartilhamento e publicação de conteúdos propostos pelos cidadãos acerca do trabalho da instituição.
c) o noticiário no site institucional inclui conteúdos gerados por usuários e fóruns abertos para proposição de matérias.
d) o site da TV legislativa permite que os usuários escolham, avaliem, proponham e disponibilizem produções acerca do trabalho legislativo.

45. Analise as seguintes afirmativas sobre as características do jornalismo online ou ciberjornalismo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A natureza multimídia não permite que a produção jornalística tenha grandes volumes de texto.
( ) Cada relato jornalístico pode apresentar estrutura hipertextual própria para organização da informação.
( ) Nas estruturas textuais lineares, os blocos de texto têm um ou mais eixos de ligação.
( ) Os produtos jornalísticos podem ser híbridos com características de base de dados, fóruns públicos e bibliotecas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a) VFVF
b) FVVV
c) VFFV
d) FVVF

Concurso da FMC, realizado em 13 de abril de 2008

37. Em relação aos fatores de usabilidade de um site, é INCORRETO afirmar:

a) que navegação e a interface gráfica são elementos geralmente inseparáveis.
b) que, na interatividade, o modelo de mão dupla da comunicação de massa é substituído pelo modelo de três vias.
c) que link associativo é aquele que dirige o internauta para outros sites da web.
d) que, quanto mais nova for a tecnologia implementada, menor será a base instalada de usuários.

38. Antes do computador e da internet, o método Delfos estava fora das possibilidades da reportagem. Considerando o proesso relacionado com esse método, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) É criado um painel de nove a 15 especialistas no tema a ser estudado e obtém-se a concordância deles para participar da pesquisa.
b) É preparado um questionário inicial, abordando os pontos de dúvida sobre os quais se vai pedir a opinião dos entrevistados.
c) É enviado aos especialistas um questionário inicial, abordando os pontos de dúvida sobre os quais se pedirá a opinião dos entrevistados.
d) Depois de um primeiro round de perguntas, um relatório é enviado novamente aos especialistas, com o nome dos consultados.

40. Considerando o jornalismo na internet, é INCORRETO afirmar:

a) que as intranets oferecem para as empresas um caminho mais seguro para transmitir informações sigilosas, como relatórios de vendas.
b) que, no jornalismo digital, a titulação tem a mesma função que desempenha nas revistas e nos jornais impressos.
c) que leitura intensiva é aquela em que os leitores param e lêem uma pequena quantidade de conteúdo para obter informação mais aprofundada.
d) que disponibilizar a política de privacidade adotada pelo site é um exemplo de conteúdo funcional.

Respostas:

ALMG

Questão 43) C
Questão 44) A
Questão 45) B

FMC
Questão 37) C
Questão 38) D
Questão 40) D

E você, como foi?

PS.: Essas questões foram postadas por mim recentemente em duas listas de discussão que participo - webjornalistasbh@grupos.com.br e jornalistasdaweb@yahoogroups.com. Nesta última, a repercussão foi tão grande que a jornalista Ceila Santos sugeriu que o tema da 4ª rodada da Ciranda de Textos (ver links abaixo) fosse "WebJornalismo e Concurso Público". Será minha primeira participação no projeto. Na próxima quarta, 30/04, o post com o tema estará aqui (assim espero).

1ª rodada - 2ª rodada - 3ª rodada

Nenhum comentário :