Webjornalismo em Concursos Públicos II - A missão

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Interessante para vermos o nível de exigência do concurso da Petrobras que acontece esse ano. Abaixo estão questões referentes a webjornalismo que caíram na prova da Petrobras para a vaga de profissional de comunicação júnior - jornalismo, em 2005. O concurso ficou, assim como este ano, a cargo da Cesgranrio.

Quem me enviou a prova e o gabarito foi o colega Raphael Perret, que recomenda: "peguem provas antigas da Cesgranrio, mesmo que o conteúdo programático seja outro, pois a formulação das questões é bem semelhante. No site da Cesgranrio, procurem pela prova do concurso do BNDES realizado em 2007".

Leia atentamente as questões, tente responder e confira o gabarito no final deste post:

25. Pode-se apontar, como a grande diferença entre o jornalismo impresso e o jornalismo para internet, o fato de que:
(A) a mídia impressa busca falar com um grande número de pessoas, ao passo que a digital tende à personalização.
(B) a reportagem para veículos digitais oferece aos repórteres mais tempo para apurar e redigir seus textos.
(C) as notícias para mídia impressa são redigidas na estrutura de pirâmide invertida e as on-line, como pirâmide normal.
(D) o apelo visual na mídia impressa é mais forte e direto do que aquele apresentado pelos veículos digitais.
(E) os veículos impressos apresentam mais erros de ortografia e concordância do que seus equivalentes digitais.

29. A estrutura da internet que dá ao leitor a liberdade de escolher seu próprio percurso não-linear de leitura é chamada:
(A) hiperespaço.
(B) hipertexto.
(C) intertextualidade.
(D) multimodalidade.
(E) multiprocessamento.

36. Uma das visões atuais do futuro do jornalismo aponta para uma nova categoria profissional, a de provedor de conteúdo, que deverá:
(A) abastecer ao mesmo tempo as diversas mídias de um mesmo sistema.
(B) adaptar o conteúdo de outras mídias para veículos on-line.
(C) apurar os fatos e entregar as informações brutas ao redator.
(D) especializar-se na redação para jornais e revistas on-line.
(E) filtrar informações vindas de assessorias e agências.

45. Pode-se apontar como aspecto que diferencia a Internet dos outros meios de comunicação o fato de ela permitir que cada usuário:
(A) adquira uma consciência crítica.
(B) crie uma ilusão de proximidade com os fatos.
(C) emita opiniões sobre seu conteúdo.
(D) receba passivamente as informações.
(E) seja também um emissor em potencial.

64. O virtual, segundo definição da escolástica, citada por Pierre Lévy, é o que existe em potência e não em ato. Portanto, o
virtual não se opõe ao real, mas ao:
(A) atual.
(B) próximo.
(C) diferente.
(D) ilusório.
(E) mental.

65. A linguagem está na base de qualquer forma de comunicação. Também as novas tecnologias estão sujeitas a essas operações de aprendizagem. Pierre Lévy distingue três vias de acesso ao conhecimento, a saber, a(o):
(A) gramática, a dialética e a retórica.
(B) leitura, a escrita e a imaginação.
(C) alfabeto, a memória e o raciocínio.
(D) argumento, a lógica e a fórmula.
(E) espaço, o tempo e a realidade.

73. Criado inicialmente com um diário pessoal, hoje se tornou uma espécie de coluna diária de jornalistas e homens públicos que pautam a própria imprensa. Esses espaços, que são encontrados na Internet, são conhecidos como:
(A) chat.
(B) flash.
(C) blog.
(D) folder.
(E) popup.

RESPOSTAS:
25 - A
29 - B
36 - A
45 - E
64 - A
65 - A
73 - C

Clique aqui para ler as questões sobre webjornalismo que caíram esse ano nas provas da ALMG e Fundação Municipal de Cultura.

Download da prova completa PDF (107kb)

Download do gabarito PDF (21kb)

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