Takenet prevê crescimento de até 40%, segundo matéria do Diário do Comércio

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O jornal Diário do Comércio publicou no dia 21 de agosto (página 14) uma matéria bem interessante sobre a Takenet. Segue um resumo:

Takenet: expansão de até 40%

"O grande desafio neste setor é a necessidade de investimentos constantes em tecnologia para se acompanhar a evolução das inovações por que passam os equipamentos", diz Juliano Braz.

O crescimento do mercado de celulares, o desenvolvimento de tecnologias para telefonia móvel e o lançamento de novos produtos são os três principais motivos para que a Takenet projete expansão entre 20% e 40% nos negócios em 2008 frente a 2007. Cerca de 85% das atividades da empresa, localizada no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, são relacionadas à venda de sistemas e produtos para operadoras de celular.

De acordo com o sócio e diretor de operações, Juliano Braz, a empresa está lançando novas alternativas para o celular. "Percebemos que este é um mercado que no país tem mais força do que a internet. O brasileiro está consumindo mais esse tipo de tecnologia", destacou. Atualmente a Takenet atende quatro segmentos, sendo três deles ligados a ações de marketing e um de tecnologia.

O primeiro é voltado para as operadoras e contempla o fornecimento de conteúdo para celulares (músicas, vídeos, jogos e notícias), além do novo serviço de SMS a cobrar. "Usamos uma estratégia de promoção que relaciona o assunto da mensagem aos nossos anunciantes", afirmou. O segundo, chamado de off back, tem a ver com a produção de conteúdo para terceiros transmitido via celular. Este é o caso dos sites do IG e da rádio Jovem Pan desenvolvidos pela Takenet em versão para celular. O terceiro contempla a oportunidade de empresas enviarem mensagens para funcionários ou para clientes.

O quarto, com perfil diferenciado dos demais, contempla o desenvolvimento de plataformas e sistemas para empresas de tecnologia. Apesar de ter atuação nacional, como grande parte das atividades das operadoras de celular são concentradas na região Sudeste, as atividades da Takenet concentram-se nessa área.

Além da unidade de Belo Horizonte, que possui 80 funcionários, a empresa mantém um escritório em São Paulo, com 10 empregados. Desde 2004, a firma tem atuação no Chile, onde funciona o setor comercial e o de testes da Takenet.


História

A história da Takenet começou a partir da percepção de que o mercado de telefonia era impulsionado pelo desejo do cliente de ter um celular personalizado. Um dos atuais sócios era proprietário de uma loja de celulares. Na época, as duas principais marcas de aparelhos eram a Motorola, que tinha uma melhor qualidade, e a Nokia, que oferecia cerca de 30 ringtones.

Com o objetivo de criar plataformas para que as operadoras pudessem enviar as músicas para os clientes, a Takenet começou a funcionar em 1999. Ao longo dos anos os produtos e serviços foram diversificados. O investimento em atualização tecnológica é a estratégia utilizada para conseguir competir neste mercado. "As empresas de telefonia freqüentemente lançam inovações que permitem a evolução dos nossos produtos, como é o caso do lançamento da rede 3G, que possibilitou o envio de dados em um tempo muito menor do que era feito até há pouco tempo", destacou Braz.

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