Marcio Lacerda e Leonardo Quintão aumentam presença na internet no 2º turno

Um comentário
O 2º turno das eleições 2008 em Belo Horizonte mal começou e as campanhas, tanto de Marcio Lacerda quanto de Leonardo Quintão, são travadas mais ferozmente na internet. Na TV, no rádio e nos jornais, as alfinetadas são, na maioria das vezes, irônicas ou veladas. Mesmo nos sites dos candidatos, os ataques são civilizados.

Como na internet a autoria e a veracidade são difíceis de provar, uma onda de boatos e difamações, de ambos os lados, via e-mail, nas redes sociais e blogs, têm proliferado diariamente.

Por e-mail, são dezenas deles, muitos já repetidos à exaustão. Nas redes sociais, achei (me achou) um twitter anti-quintão, mas não achei um anti-lacerda, pelo menos não no nick.

Já no Orkut, contra Lacerda são quatro comunidades e duas a favor. Contra Quintão, no Orkut pesa uma comunidade. Já a favor, são cinco comunidades, algumas delas criadas antes da campanha, quando ele ainda era deputado. Somando a quantidade de usuários nessas comunidades, o placar fica mais ou menos assim (até esta quarta-feira, 16/10/2008):

Contra Lacerda: 628 (maior comunidade contra)
A favor de Lacerda: 55 (maior comunidade a favor)
Contra Quintão: 41 (comunidade contra)
A favor de Quintão: 35 (maior comunidade a favor)

Sobre os blogs, existem dois deles "anti" cada candidato. O anti-Lacerda e o anti-Quintão. Basicamente, repetem (quando não criam) os conteúdos dos e-mails disparados diariamente. Isso sem falar nos inúmeros posts "off-topic" de blogueiros comentando sobre os candidatos em seus blogs pessoais.

Também no YouTube, videos prós e contras para Quintão e Lacerda. Vários deles, inclusive, amadores ou de debates em universidades de BH.

O tão propalado jogo limpo das eleições em BH, prometido pelos candidatos, sucumbiu à baixaria na "terra-sem-lei" da internet. Não estou afirmando que esses e-mails apócrifos são de responsabilidade das campanhas, já que muitas vezes isso foge ao controle. Mas o que é verdade? O que é mentira? Em quem acreditar? A quem enganar? Que venha 26 de outubro. Que vença o melhor.

Veja a animosidade dos estudantes de direito da UFMG, durante início do debate entre os candidatos dia 14/10/2008:



Para ver o primeiro debate do 2º turno da Band Minas no YouTube, clique aqui.

Um comentário :

OMAIR EUSTAQUIO DOS SANTOS disse...

Tenho acompanhado assiduamente os programas politicos da tv e radio, e não vi nenhuma proposta para solucionar o problema do LIXO URBANO de Bhte que está sendo transferido de maneira irregular para Sabará, e tem causado um enorme rombo aos cofres públicos, e ao meio ambiente.

Pergunto aos candidatos se eles conhecem o sistema de LIXO ZERO, atraves da utlização de UNIDADE DE CLASSIFICAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS, E da USINA VERDE, que transforma lixo não organico em energia eletrica, e o lixo organico transformado em 72 horas em adubo organico de alta qualidade?

Meu contato é: omair.santos@yahoo.com.br