Resuminho do evento F1 - Design Centrado no Usuário, promovido pela AMADi

Nenhum comentário
A AMADi promoveu hoje pela manhã, no auditório da Newton Paiva, o evento F1 que teve como tema Design Centrado no Usuário, conforme este blog divulgou em 3 de outubro. Contando com cerca de 120 participantes, grande parte deles de agências mineiras e também alguns clientes, o F1 trouxe os palestrantes Caio César (IEC Pucminas) e Mariana Berutto (Mapa Digital), o primeiro mais na linha teórica, e a segunda a parte prática.

Caio, que pretendia "chover no molhado" - como afirmou no início, já que se dirigia a um público mais qualificado - falou sobre os conceitos e metodologias de usabilidade para se definir um design que atenda às necessidades do cliente. Comentou também sobre a importância de saber ouvir o cliente (que necessariamente não quer dizer fazer tudo o que ele quer). "Os usuários toleram um produto mediano apenas caso não existam alternativas", disse Caio ao exemplificar os serviços de e-mail pré-Gmail, que ofereciam espaço muito limitado. Baixe o PDF da palestra dele aqui.

Mariana trouxe alguns dados importantes baseados em pesquisas com usuários, detectando perfis, o grau de confiabilidade das informações por meios digitais, análises heurísticas, benchmark, pesquisas em grandes portais corporativos, criação de personas e todo o trabalho que envolve o planejamento inicial de um site. Ela apresentou também os contrapontos entre a maneira de se fazer publicidade tradicional e o marketing digital. Um exemplo dado por ela (mas que não pôde ser exibido na hora) foi um vídeo feito pela Microsoft para divulgar suas mídias de adversiting em que um casal (ele representando um publicitário e ela o consumidor) discute sobre o fim da relação. Veja (legendado):



Parabéns à AMADi pela organização de mais este evento. Outro ponto bacana é a pausa pro lanche (não só pelo lanche em si, mas a possibilidade de trocar figurinhas com profissionais de outras agências, rever amigos, etc). Vou tentar disponibilizar as palestras aqui. Segundo a AMADi, tanto o vídeo do evento quanto algumas fotos estarão disponíveis em breve no site da entidade.

Nenhum comentário :