Nitrato desenvolve site do Orçamento Participativo Digital da PBH

Um comentário
O Orçamento Participativo Digital é um projeto pioneiro no mundo. Belo Horizonte foi a primeira cidade a submeter a votação popular pela internet o rumo de investimentos públicos, e por isso foi premiada internacionalmente.

A Nitrato assina o projeto de 2008, que é a 2ª edição do OP Digital. Em um curtíssimo espaço de tempo a agência desenvolveu um projeto inovador em tecnologia, interatividade e design.

O site foge dos padrões recorrentes de órgãos públicos, apresentado um design moderno, navegação intuitiva e diversos recursos de entretenimento, como fotos, vídeos, mapa e, principalmente, um Quiz sobre Belo Horizonte.

A campanha mais acalorada, até o momento, tem sido a que vai decidir o futuro do Mercado de Santa Tereza. Concorrem três opções:
- Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Sócio-Ambientais
- Mercado Mineiro de Santa Tereza
- Mercado Cultural de Santa Tereza


A proposta do Mercado Mineiro de Santa Tereza é encampada pela Associação de Moradores do bairro. O site de "campanha" é o http://www.votosantatereza.com.br/.

Já o projeto Mercado Cultural Santa Tereza tem como patronos o Grupo Giramundo, o Grupo Galpão e a Agentz Produções. O site de "campanha" é o http://www.mercadoculturalsantatereza.com.br/.

Outra sugestão concorrente, o Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Socioambientais, foi proposta pelo "consórcio" Maurício Tizumba & Tambor Mineiro, Mundo Mico, Lume Ambiental e Instituto de Ensino Tecnológico (Ietec). Essa proposta não tem site.

Vale frisar que as campanhas envolvendo o Mercado de Santa Tereza não têm nenhuma relação com o site do OP Digital. Elas estão sendo feitas pelos proponentes com objetivo de angariar votos para seus próprios projetos.

O professor Carlos D'Andrea teceu seus comentários sobre o OP Digital neste post.
Lee Lee, do blog Escola do Ócio, também repercutiu neste post.
Raquel Camargo também comentou no F5 em Você.

Mais algum blog?

Um comentário :

Anônimo disse...

Eu participei votando e achei super legal.Principalmente a ligaçao com o google mapas. Eu perguntei a varios amigos se eles sabiam quem tinha feito este projeto porque é muito dificil montar um projeto interativo sem nada em flash. Criatividade com simplicidade e muito interessante.

Legal.