Mineira vence Prêmio Brazil Women in Technology e mineiros criam nova rede social Toaí

Um comentário
Duas matérias bacanas do jornal Estado de Minas e Portal Uai, publicadas na semana passada, reforçaram a qualidade da produção web mineira. Na matéria "Estudante mineira é premiada pelo Google por trabalho acadêmico", a repórter Elaine Pereira conta a história da estudante Anna Izabel Tostes Ribeiro, de 21 anos, que acaba de concluir o curso de Ciência da Computação na PUC Minas. Isabel é uma das dez estudantes brasileiras selecionadas no Prêmio Brazil Women in Technology, promovido pela Google Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Além da premiação oferecida pela Google (um laptop e uma visita aos laboratórios da empresa em Belo Horizonte), Anna Izabel receberá, da PUC Minas, uma bolsa para cursar o mestrado em informática na instituição e, da Fapemig, uma bolsa de pesquisa em mestrado para que possa continuar seus estudos científicos.

Leia a matéria completa aqui e a pesquisa vencedora aqui.

Outra matéria publicada na semana passada e assinada pelo repórter Thiago Ventura fala da nova rede social criada por mineiros que integra internet e celular, o Toaí, uma rede de relacionamentos pela internet que possibilita ao usuário um contato mais real que virtual com seus amigos. O site foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, aniversário de Belo Horizonte.

Diferente dos sites de relacionamento mais convencionais, o Toaí aposta na mobilidade para ganhar novos adeptos. A proposta da página é facilitar que as pessoas encontrem seus amigos e lugares para sair. Para isso, as atualizações dos usuários são enviadas em tempo real através de mensagem de celular (SMS). A iniciativa, segundo os desenvolvedores, é inédita e inspirada em uma outra rede social, o Twitter.

De acordo com Wallysson Junio dos Santos, um dos responsáveis do Toaí, a idéia surgiu em 2003 quando ele e seu sócio, Ronan Lana Lins Peixoto, ainda estavam na faculdade, e começou a ser desenvolvida em 2005. Segundo eles, o longo período de criação aconteceu por conta dos acordos comerciais com as operadoras de celular. A rede social utiliza a plataforma Asp.Net, totalmente criada em Minas Gerais. O site já conta com cerca de 300 membros cadastrados, mas tem infra-estrutura para receber conteúdo de pelo menos 500 mil usuários.

Leia a matéria completa aqui.

Um comentário :

Anônimo disse...

OMG! Mais uma rede social...
Não curti muito, apesar de merecerem os parabéns pelo feito.

Já a Elaine, parabéns demais!! Vamos comemorar o prêmio dela e aproveitar para incentivar outras garotas a adentrar o mundo da tecnologia que, carece de colegas mais belas e cheirosas. Ô!