Publicidade

Prêmio PQN de Ouro: Melhor Portal, conteúdo WEB ou empresa especializada em conteúdo WEB

Nenhum comentário
Termina no dia 6 de junho, próxima sexta-feira, a votação para escolha dos melhores da comunicação mineira no Prêmio PQN de Ouro, promovido pelo jornalista Robson Abreu.

Dentre as várias categorias, está a de Melhor Portal, conteúdo WEB ou empresa especializada em conteúdo WEB de Minas Gerais. Os indicados são:

- PORTAL O TEMPO
- CARTA DE NOTÍCIAS DIGITAL (vencedora da edição 2007)
- O BINÓCULO

Quem vai ganhar a parada esse ano?

Nenhum comentário :

Pérolas das agências de internet - Parte 2

Nenhum comentário
Vamos para mais um "causo" daqueles que só acontecem no ambiente web?

Essa aconteceu na Bhtec. Não foi comigo. Quem me contou foi a colega Raquel Strambi, na época, como atendimento lá (também não sei se aconteceu com ela).

Um potencial cliente ligou pra Bhtec.

- Bhtec, boa tarde.

- Boa tarde. Aqui é "fulano" da empresa "tal". Eu queria ter um site.

- O senhor já tem o domínio?

- Não, não. Aqui ninguém domina nada disso...

Nenhum comentário :

Ciclo MPE.NET - Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa no Sebrae/MG

Nenhum comentário
Data: 03/06/2008
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Barão Homem de Melo, 329 - Nova Suiça - Belo Horizonte/MG

O ciclo de seminários “Comércio Eletrônico para micro, pequena e média empresa” - Ciclo MPE.net - coordenado pela camara-e.net para os Correios e parceiros, chega a sua 5ª edição. Participam das oficinas empresas das áreas de meios de pagamento e software, hardware, banda larga e financiamento. Neste ano, será oferecido também um Kit de Inclusão Digital, incluindo uma oferta integrada para a inclusão das MPEs participantes do evento.

O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar como é possível e barato transformar os negócios tradicionais em digitais com a utilização adequada da tecnologia, permitindo assim às MPEs a inclusão nesta grandiosa oportunidade de negócios materializada pela Economia Digital, que cresce à uma razão de 45% ao ano no país.

Programação - Palestras

08h00 - Credenciamento
08h30 - Abertura
08h40 - Bolsa de Negócios - SEBRAE
09h00 - Como entrar no Comércio Eletrônico - Correio
09h30 - Sua empresa preparada para crescer com Tecnologia Intel - Intel
09h45 - Soluções Microsoft para seus Negócios - Microsoft
10h15 - Linhas de Financiamento e Balcão de Comércio Exterior - Banco do Brasil
10h30 - Coffee Break
10h45 - Meios de Pagamento na Internet - UOL
11h15 - Marketing e Links Patrocinados na Internet - Google
11h45 - A importância da escolha do domínio para o seu negócio na Internet - .Com by Verisign
12h15 - Cartão Visa como Meio de Pagamento On-Line - Visanet
12h45 - Comércio Eletrônico para PME: soluções simples e eficientes - Locaweb
13h15 - Encerramento

Programação - Oficinas

Sala 1
14h00 - Escolhendo seu domínio na Internet - Verisign
14h30 - Meios de Pagamento e Financiamento na Internet - Visanet
15h00 - Credibilidade da sua Loja Virtual - Correios
15h30 - Intervalo
15h45 - Soluções para Comércio Eletrônico - Locaweb
16h15 - Como usar o PagSeguro Pagamentos Online - UOL
16h45 - Como cadastrar links patrocinados no Google
17h15 - Bolsa de Negócios - Cadastro e Uso - SEBRAE
17h45 - Perguntas e encerramento das oficinas

Sala 2
14h00 - Credibilidade de sua Loja Virtual - Correios
14h30 - Escolhendo seu domínio na Internet - Verisign
15h00 - Como usar o PagSeguro Pagamentos Online - UOL
15h30 - Intervalo
15h30 - Como cadastrar links patrocinados no Google
16h15 - Meios de Pagamento e Financiamento na Internet - Visanet
16h45 - Bolsa de Negócios - Cadastro e Uso - SEBRAE
17h15 - Soluções para Comércio Eletrônico - Locaweb
17h45 - Perguntas e encerramento das oficinas

Informações: (31) 3269-0180
Inscrições gratuitas aqui.

Nenhum comentário :

Vagas publicadas recentemente na coluna Briefing do Estado de Minas

Nenhum comentário
O jornalista Édison Zenóbio publicou nos dias 20 de abril, 18 e 25 de maio de 2008, em sua coluna "Briefing" do Jornal Estado de Minas, as seguintes oportunidades, todas para Belo Horizonte:

PARCERIA - Agência de pequeno porte, com foco em propaganda, design e web, quer conhecer profissionais de atendimento para futuras parcerias. Contatos pelo e-mail jotapegcomunica@gmail.com.

CRIAÇÃO - Agência de pequeno porte, em expansão, contrata profissional de criação/arte. Remuneração inicial: R$ 1,3 mil. Currículo e portifólio para criacaoagencia@gmail.com.

ESTÁGIO 2 - Empresa de propaganda contrata estagiário de criação que domine os softwares Photoshop, AI e Flash. Currículo e portifólio para contratacriativo@yahoo.com.br.

CRIAÇÃO - Empresa admite profissional com vasta experiência em criação e domínio das linguagens publicitárias. Apresentar portfólio. Currículos para atrairrh@bol.com.br.

Boa sorte aos interessados!

Nenhum comentário :

Participe da pesquisa Store Equity: Testando um modelo conceitual no varejo

Nenhum comentário
O professor do IEC-Pucminas, Caio César, me enviou ontem um e-mail solicitando que respondesse a uma pesquisa (e que ajudasse a divulgar). É para quem já comprou algum dia na C&A. Ele precisa de pelo menos 52 pessoas. São 37 questões fechadas e não leva nem cinco minutos pra responder.

Trata-se de uma pesquisa estritamente acadêmica, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Marketing e Competitividade da PUC Minas. Os dados obtidos com esta pesquisa serão utilizados apenas para fins acadêmicos e científicos.

Clique aqui e participe da pesquisa.

Nenhum comentário :

Várias vagas na Nicoli Comunicação e Design (BH)

Nenhum comentário
Essas vagas foram postadas originalmente no blog Mktcomunicação e compartilhadas na lista VagasJornalismo.

A Nicoli Comunicação e Design, agência sediada em BH, abriu diversas vagas, a saber:


- Webdesigner
- Atendimento
- Produção Gráfica e Tráfego
- Redação

Horário: Integral
Salário: à Combinar

Currículos devem ser enviados para elainde@nicoli.com.br

A Nicoli fica na rua Sergipe, 925, Savassi. O telefone, (31) 3261-1244. O site da agência está em construção.

Boa sorte aos interessados!

Nenhum comentário :

Vagas de programador e webdesigner no Studio Sol - BH

Nenhum comentário
Dica da colega Raquel Camargo:

A agência de comunicação digital Studio Sol, de Belo Horizonte, está contratando.




Programador PHP

Tipo: Estágio/Emprego
Bolsa: à combinar
Benefícios: VT+VR
Horário: Integral (08h às 17h, de segunda a sexta)
É necessário: ter conhecimento intermediário/avançado em PHP/MySQL
É desejável: ter conhecimento em Windows Forms com Visual C# ou C++ e Action Script
Cursos: Sistemas de Informação, Ciência da Computação
Período: qualquer
Idade: 17-30

Web designer

Tipo: Estágio/Emprego
Bolsa: à combinar
Benefícios: VT+VR
Horário: Integral (08h às 17h, de segunda a sexta)
É necessário: ter domínio avançado em criação de layouts para web (photoshop, fireworks, HTML)
É desejável: webstandards/tableless e Flash
Cursos: Belas Artes, Comunicação Visual, Design, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Produção Multimídia
Período: qualquer
Idade: 17-30

Os interessados devem cadastrar currículo no site www.studiosol.com.br.

Nenhum comentário :

Entra e sai no Mercado Web Minas

Nenhum comentário
- Tarik Castilho (webdesigner) deixou a PlanB e está na 5Clicks.
- Ana Fátima Dutra (jornalista) saiu da Bhtec (atendimento) e foi para a Domínio Público, como Gestora de Projetos Web. Foi substituída por Ana Carolina Mendonça, ex-Newton Paiva.
- Héllen Santos (administradora), está na área de web da Iveco desde o início do ano, depois de passar dois meses na Domínio Público, onde atendia a Iveco.
- Ronaldo Gazel (webdesigner e artista plástico) desde o início do ano passado como freela, prepara o lançamento do novo site do Jota Quest.
- Guilherme Medeiros (webdesigner) começou mês passado no Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG.
- Renato Abreu (webdesigner) além de tocar seu Planeta Criativo, está na agência Nova Mídia Web desde março desse ano.
- Na Bhtec, saíram os programadores Luis Fernando (que foi para a Stefanini) e Hallisson Santos (que foi pro ETEC) e entraram Lara Rios (estagiária de atendimento) e o webdesigner André Villela (ex-Lidertech).
- Guilherme de Deus (publicitário e webdesigner), após sete anos como diretor de arte na Bhtec, está há dois meses na Reciclo Comunicação.
- Jonathas Sampaio (programador flash), deixou a Sapien Interactive no fim do ano passado, foi freela até duas semanas atrás e agora está na 3Bits Estúdio Criativo.

E você? Sabe de alguém que entrou ou saiu de alguma agência? Conte pra gente. Se alguma informação acima estiver incorreta, é só avisar.

Nenhum comentário :

Pérolas das agências de internet - Parte 1

Nenhum comentário
Esse mercado é cheio de histórias pra contar. Várias delas, de tão engraçadas, viram anedotas na hora do cafezinho. Espero contar com a colaboração dos leitores para trazer sempre novos e antigos "causos", assuntos curiosos sobre clientes, chefia, colegas de trabalho, projetos, etc.

Esse caso aconteceu comigo, em 2004, quando trabalhava como webwritter na Lidertech. Atendiamos na época a Federaminas em alguns projetos já extintos como Servidor Tem Desconto, Tec3000, intranet, extranet e o site institucional da entidade.

Um certo dia, um dos diretores do projeto Tec3000 (daqueles do interior) me liga, se queixando do controle de gestão financeira do software:
- O pograma tá com pobrema. Eu crico, crico, fico cricano e nada! Os criente tão recramano!
E eu entrei na onda:
- Compricado... ;-)

Nenhum comentário :

Resumão do iMasters InterMinas 2008

5 comentários
Olá! Conforme prometido, segue um resumo do iMasters InterMinas 2008, que aconteceu no Minascentro, em BH, neste sábado, 17/05. Oportunidade de aprimorar conceitos, rever amigos e fazer um bom network. Como não poderia deixar de ser, o post tem vários hiperlinks. Peço desculpa pela qualidade das fotos, já que esqueci a máquina digital e tive que fotografar do celular de 1.3 Mpxls... ;-(

Tiago Baeta, Sócio-Fundador do iMasters, abriu o evento dizendo que as inscrições terminaram um mês antes. Foram mais de 400 inscrições e 300 pessoas na fila de espera. "Gastem seus cartões", afirmou Baeta, ressaltando a importância do evento para o network dos participantes. O essencial para o sucesso da internet é saber como lidar com a informação. "A internet no Brasil vem tendo um crescimento estrondoso no número de usuários. Por isso cada vez mais a gente faz site para os outros, não pra gente", afirmou.

O professor do IEC-Pucminas, Caio César, com quem já tive o prazer de trabalhar no projeto de reformulação da loja online da extinta Telemig Celular, em 2007, falou sobre o "Desenvolvimento Web Centrado no Usuário". Foi uma verdadeira consultoria de exemplos a seguir e a banir. Falou do site havenworks.com (acesse e ria), do recente caso do carro Fox (que decepava o dedo do proprietário que "enfiasse o dedo no buraquinho") e que o design centrado no usuário deve estar em tudo: internet, produtos, softwares.

Em designs mal feitos, o usuário se pergunta: O que estou fazendo de errado? Acho que eles não têm o que estou procurando. Por que não consigo fazer isso? E a percepção da empresa é: Por que nossas metas não estão sendo atingidas? O que estamos fazendo de errado? E alertou: "Cuidado! A culpa nem sempre é do usuário!", lembrando que mesmo se o problema não for de interface, a interface sempre vai entregar o problema para ele. Em projetos interativos, é comum que o produto final seja diferente do planejado e do que o usuário quis inicialmente. "Mais importante que fazer o que o usuário quer é saber ouví-lo".

Caio disse que um produto bem desenvolvido é fácil de usar, agradável e de fácil aprendizagem, e deu o exemplo do celular. "Você só teve que aprender uma única vez que tem que apertar três vezes a tecla 6 para aparecer na tela a letra ó". E afirmou que usuários só toleram uma interface mediana se não tiverem outra opção. "Usuários avaliam a empresa como um todo a partir daquilo da empresa que entra em contato com eles. E definiu usabilidade: utilização eficiente, fácil aprendizado, fácil de recordar, poucos erros e agradável. "Nós podemos educar o usuário, mas ele não quer aprender tudo novamente para executar tarefas que ele já conhece e domina. Não se consegue reeducá-lo facilmente", afirmou Caio.

A próxima palestra, de Abel Reis, presidente da Agência Click, foi "Criação e Tecnologia nos Tempos de Internet". Talvez por ser filósofo, Abel falou muito sobre a dicotomia arte/ciência desde Platão aos dias atuais, o que fez com que parte do público - em média na faixa dos vinte e poucos anos - bocejasse. Pois eu gostei. Foi uma palestra bem conceitual. Nada de mercado. Abel disse que por muitos séculos, e ainda hoje, a distinção entre criação (arte) e técnica (ciência) é enorme, mas que o computador, como um metamídia, vem promovendo a interpenetração desses conceitos. O computador é, nesse caso, um meio de meios. Abel lançou as perguntas: "Quão dependente a arte é dos meios técnicos empregados? É possível separar as decisões criativas das possibilidades técnicas dos meios e de suas linguagens?" E apresentou o esquema que reproduzo abaixo:










De acordo com Abel Reis, antes era o mercado de massa, agora são os mercados de um; antes eram grandes audiências de platérias, hoje temos pequenas audiências de conversações; antes o consumidor era paciente, agora ele é exigente; saímos de um estado de atenção para um estado de participação.´

Falando de mercado, Abel comentou que há dois anos e meio a Agência Click implantou uma Universidade Corporativa (achei um eufemismo para dizer que a agência tem um grupo de estudos ou algum software de EAD, enfim). Disse que a agência tem um escritório em BH há cinco anos e comentou sobre o mercado web mineiro: "A maneira de fazer negócio aqui é mais gostosa por causa do relacionamento próximo entre as pessoas. O mercado aqui é baseado em confiança. Minas é um celeiro de talentos com ótimas universidades nas áreas de software, design e comunicação. Nós podemos levá-los não só para o mercado nacional, mas para o mundo. Podemos ser referência mundial em comunicação digital, como somos em publicidade e produção para TV", sentenciou.

Depois foi a vez da mesa-redonda com profissionais mineiros. Participaram Ronaldo Gazel (webdesigner ex-Bhtec, agora freela), Rafael Apocalypse (webdesigner mineiro atualmente trabalhando em São Paulo), Rodrigo Bressane, Paulo Valadades (gerente de comunicação da TV Globominas) e Marlos Carmo (sócio-diretor da agência 5Clicks). A reclamação foi geral sobre o mercado mineiro. Clientes chorando preços, salários lá em baixo, etc. Para Apocalypse, o cliente mineiro precisa te ver primeiro para confiar. "Em São Paulo é mais estressante, mas a grana lá é de outro mundo", analisou. "O cliente não pensa o quanto você vai cobrar, mas sim o quanto ele vai ganhar depois", completou. Para Valadares, o mercado mineiro ainda é incipiente e, apesar de termos bons nomes na área de TI e mídia, o mercado aqui ainda está em formação. Coube a Bressane o momento "piada" da mesa. Para ele, BH é a capital mundial do Corel Draw. "Tem gráfica aqui que não conhece PDF", brincou. Gazel recomendou a experiência de trabalhar por conta própria e sugeriu sempre a organização de grupos de pesquisas para avaliar perfis de usuários e usabilidade de sites. "Em 2002 tive uma experiência muito boa. Fui para o Rio de Janeiro para participar de uma pesquisa com usuários para o site da FIAT (na época, cliente da Bhtec) e descobrimos que eles adoravam a cor de fundo preta do site da Chevrolet. Fizemos o fundo preto e, três dias depois de lançarmos o site da FIAT, o site da Chevrolet era relançado com o fundo branco", lembrou.

Pausa para pergunta "ferrinho de dentista" da platéia: Se aqui tem grandes talentos, por quê São Paulo paga mais? De acordo com Apocalypse, é porque tudo está lá. Os grandes clientes, as grandes empresas. "Porém, o custo de vida em São Paulo também é gigantesto", ressaltou. Valadares lembrou que sempre foi assim. Nas primeiras décadas do século XX, grandes escritores, jornalistas e músicos mineiros foram tentar a vida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Currículo conta? Sim, mas Bill Gates e Stevie Jobs não chegaram a concluir a faculdade, lembrou Valadares. Gazel lançou uma máxima: "Quando o mercado estiver ruim, seja mau! Se você tem certeza de que tem algo de bom para oferecer ao seu cliente, algo que ele precisa, saiba convencê-lo, dê seu preço e assuma os riscos". Valadares completou dizendo que os baixos preços do mercado mineiro tem suas vantagens para os clientes. É por isso que diversas empresas de São Paulo e do Rio já estão de olho nas agências mineiras. "É uma vangatem competitiva", garante.

Intervalo para almoço, um pouco de bate-papo com os colegas de mercado antes de seguirmos para a próxima palestra: "A importância do universo digital no marketing de seus negócios", com Maria Lúcia Antônio, da Fiat. Foram apresentados alguns cases já bastante conhecidos da montadora como os lançamentos dos carros Stilo Connect, Idea Adventure e Punto e a promoção de 30 anos da Fiat no Brasil, sempre usando as mídias digitais. Inclusive, Maria Lúcia afirmou que a Fiat é a montadora que mais investe em mídias digitais no país, lançando promoções inéditas como a que lançou o Fiat Punto exclusivamente em plataformas mobile (no celular). Case mundial. "Foram mais de sete mil visitas diárias na versão wap", comentou. Já o site oficial do carro contou com 192 mil acessos num único mês. "A Fiat é a líder nacional de acessos em sites de montadoras. São 2,5 milhões de visitantes mensais, com 500 mil carros 'montados' via site", anunciou.

Depois foi a vez da "Despalestra" - Visão crítica da nova internet e como ela influencia no Brasil, com Carlos Merigo, Fabio Seixas e a participação especial de Luli Radfahrer, que falaria em seguida. Os participantes entraram com guitarras de brinquedo nas mãos ao som de "Estudar pra quê?", do Pato Fu, e imagens do jogo de Wii "Guitar Hero" projetadas no telão. A "despalestra" foi toda gravada em áudio e fará parte do Braincast#9 episódio 13, que você confere em breve no Brainstorm#9. No geral, foram discutidos marketing de guerrilha, virais, ARGs (jogos de realidade) e twitter (o público "twittou" o tempo todo e um telão exibia as mensagens).

Pausa para distribuição de prêmios de patrocinadores e pagação de mico na "Dança do Quadrado" em cima do palco. Vou poupá-lo dessa parte. A palestra do Luli, essa sim, genial. O cara é Professor-Doutor formado pela ECA/USP e PhD em Comunicação Digital. Só achei que a fala dele não respondeu ao tema da palestra: "Internet: o que veio pra ficar e não muda mais?". Ficou parecendo que nada veio para ficar quando ele contou que certa vez fez uma pesquisa. Enviou 18 perguntas a 18 pensadores sobre quais eram as tendências na internet e teve 18 respostas diferentes. Além disso, ele pensou em outras quatro tendências. E lançou a pergunta: "Como seguir 22 tendências?". Luli apresentou trecho do filme "Rede de Intrigas", de 1976, em que um apresentador de TV incita a população a gritar das janelas de suas casas "Estamos cansados, não precisamos da TV", lembrando que a internet não inventou as redes sociais que temos hoje. É um pouco o que eu já disse nas palestras que dei na Newton Paiva, UNA e Fabrai em 2006 e 2007: a internet não inventou nada, mas potencializou tudo.

Luli lembrou que a web é um meio comercial, mas não é um meio de propaganda. "TV é venda, web é compra". Para a maioria das pessoas, o banner é "aquela sujeira que fica em cima do navegador". E foi soltando as pérolas: "Ninguém lembra do último banner que viu". "A gente lê apenas as duas linhas de cada parágrafo". "Site de banco tem em cima os campos para digitar a agência e a conta e um tanto de coisas embaixo que ninguém sabe o que é". "Pesquisas com usuários no site Facebook detectaram que eles lêem em forma da letra C porque tem um banner no meio". E terminou com as desafiadoras perguntas: Onde está você dentro disso tudo? Qual seu nível de consciência dentro desse processo?

Conclusão: Adorei o evento. Aprendi. Reciclei. Revi amigos. Fiz novos contatos. Agora é aguardar pelos próximos eventos em BH. Em breve, postarei mais fotos que tirei no meu celular. Vídeos sobre o evento no Videolog.

Coluna Social (clique nas fotos para ampliar)

Carlos D'Andrea - amigo, professor do curso de Comunicação e coordenador da Pós em Projetos Editoriais da UNA.






Os colegas Ronaldo Gazel (webdesigner e artista plástico) e Cáio Cesar (professor do IEC-Pucminas) conversam animadamente antes das palestras.




Evento geek é assim. Ninguém olha pro palestrante, só pros notes e palms.







Os colegas Jorge Rocha (professor de pós em Novas Mídias no IEC-Pucminas) e Raquel Camargo (Studio Sol/Cifra Club).






Lucas, Sonic, Aninha e namorado (turma da Seven).








Luis Lagares (webdesigner da PlanB)








Márcio (diretor da Bhtec e do GuiaBH)








Amigos da PlanB. Da esquerda para a direita, Daniel Negreiros (diretor de criação), Daniel Mariz (webdesigner), Ana Flávia e Breno (atendimentos).





Vista da lateral esquerda da platéia.








Vista da lateral direita da platéia.









Cada um no seu quadrado...









Claudinho e Bochecha no seu quadrado...








Saci no seu quadrado...









Raquel Strambi (ex-atendimento Bhtec) e Ernani Hoffman (Usiminas)








Raquel Camargo (Studio Sol/Cifra Club) e Luis Fernando (Stefanini)








Tarik (webdesigner ex-PlanB e atual 5Clicks)









Tiago Baeta (diretor do iMasters)









Platéia e internautas que não compareceram "twittando" o tempo todo.








Menino Venâncio (webdesigner da Bhtec)

5 comentários :

Pós em Produção em Mídias Digitais no IEC da Pucminas

Nenhum comentário
Dica do colega professor Jorge Rocha:

No próximo semestre, inicia-se a pós-graduação em Produção em Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) - Pucminas, coordenada pelos professores Jorge Rocha (mestre) e Carlos Henrique Falci (doutor).

De: 26 de agosto de 2008 a junho de 2009
Carga Horária: 360 horas-aula
Horário: Terças e quartas-feiras, das 7h20 às 11h40.
Local: IEC PUC Minas na Praça da Liberdade
Av. Brasil, 2023 - 7º andar - Funcionários - Belo Horizonte/MG
Telefone: 0800-283-3280

Mais informações aqui.

Obs.1: Pena que o horário é ingrato pra quem trabalha o dia todo ;-(
Obs.2: Falta o valor do curso. Assim que souber, atualizo aqui.

Nenhum comentário :

Vaga de comunicação na MRV Engenharia (BH)

Um comentário
Fundada em 1979, a MRV é uma das mais importantes construtoras de moradias para classe média do país.

Analista de Comunicação

Pré-Requisitos:

* Formação superior: Comunicação, Marketing ou Relações Públicas, desejável Pós Graduação;
* Experiência anterior com comunicação interna;
* Experiência em desenvolvimento e implantação de novos projetos;
* Experiência em condução de processos de mudança;
* É imprescindível facilidade em sistemas de tecnologia.

É desejável:

* Experiência anterior no segmento de construção civil;
* Conhecimento do sistema SAP.

Acesse www.vagas.com.br e procure pela vaga v112435

Boa sorte aos interessados!

Um comentário :

Vaga para professor "multimídia" em curso de comunicação na Uniube (Uberaba)

Nenhum comentário
Dica da professora Mirna Tonus, do Curso de Comunicação Social da Uniube.

O curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube) está selecionando currículos de professores jornalistas com mestrado ou doutorado e sólido conhecimento/experiência em Multimídia para compor o quadro de docentes de tempo contínuo.

Interessados devem enviar o currículo, com urgência, para o diretor do curso, Prof. Dr. Raul Hernando Osório Vargas - raul.vargas@uniube.br.

Boa sorte aos interessados!

Nenhum comentário :

Vaga para RP no Cetec-MG

Nenhum comentário
De acordo com e-mail enviado pela colega Luciana Rocha, o Cetec - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - está contratando um profissional de Relações Públicas. O Cetec é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

O Cetec realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, prestação de serviços de referência e difusão tanto tecnologias avançadas, portadoras de futuro, quanto a melhoria das tradicionais, de aplicação ampla e imediata.

Para se candidatar, o RP deve ter mais de três anos de experiência.

Currículos para luciana.rocha@tecnologia.mg.gov.br.

A seleção deve começar no final deste mês.

O Cetec fica na Av. José Cândido da Silveira, 2000, Horto. Tel.: 3489-2000.

Boa sorte aos interessados!

UPDATE (20/05/2008): Luciana Rocha informa: VAGA JÁ PREENCHIDA!

Nenhum comentário :

Bienal do Livro de Minas terá eventos sobre web

Nenhum comentário

A Bienal do Livro de Minas é o encontro da literatura brasileira. Na Bienal, os leitores têm a chance de se aproximarem dos seus autores favoritos, podem folhear livros, viajar por lugares desconhecidos e imaginários, participar de atividades que têm o livro como astro principal.

Separei alguns eventos da nossa área que farão parte da Bienal:

Café Literário

Tema: A cyberlinguagem se tornará uma língua falada?
Debatedores: Pasquale Cipro Neto, Kiko Ferreira e Juliana Sampaio (publicitária e uma das criadoras do blog que originou o programa Mothern, do GNT).
data: 16/05/2008
Horário: 17h00

Tema: Namoro pela Internet - mais parceiros, menos riscos?
Debatedores: Fabricio Carpinejar (Porto Alegre), Inês Stanisiere e Edmundo Novaes (BH, escritor e dramaturgo, ganhador de vários prêmios literários).
Dia: 24/05/2008
Hora: 13h00

O estande da Universidade Fumec, principal apoiadora do evento, contará com sala de espera vip, lounge, um espaço chamado "Eu Dj", onde o visitante poderá conectar seu iPod e escolher a música que será tocada, além de um espaço chamado "Leia Fumec", para consulta de livros produzidos por professores e alunos.

Me chamou a atenção o Projeto Livro Aberto, também no estande da Fumec, onde o visitante poderá continuar a escrever o texto do visitante anterior. Ao final do evento, o livro será disponibilizado no site da Fumec.

Informações:

Bienal do Livro de Minas
Data: 15 a 25 de maio de 2008
Horários: de 10h às 22h
Local: Expominas
Avenida Amazonas, 6.030 – Gameleira - Belo Horizonte - MG
Estacionamento: R$ 7,00 (carro de passeio)
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos)

Site oficial do evento.

Nenhum comentário :

Webjornalismo em Concursos Públicos II - A missão

Nenhum comentário
Interessante para vermos o nível de exigência do concurso da Petrobras que acontece esse ano. Abaixo estão questões referentes a webjornalismo que caíram na prova da Petrobras para a vaga de profissional de comunicação júnior - jornalismo, em 2005. O concurso ficou, assim como este ano, a cargo da Cesgranrio.

Quem me enviou a prova e o gabarito foi o colega Raphael Perret, que recomenda: "peguem provas antigas da Cesgranrio, mesmo que o conteúdo programático seja outro, pois a formulação das questões é bem semelhante. No site da Cesgranrio, procurem pela prova do concurso do BNDES realizado em 2007".

Leia atentamente as questões, tente responder e confira o gabarito no final deste post:

25. Pode-se apontar, como a grande diferença entre o jornalismo impresso e o jornalismo para internet, o fato de que:
(A) a mídia impressa busca falar com um grande número de pessoas, ao passo que a digital tende à personalização.
(B) a reportagem para veículos digitais oferece aos repórteres mais tempo para apurar e redigir seus textos.
(C) as notícias para mídia impressa são redigidas na estrutura de pirâmide invertida e as on-line, como pirâmide normal.
(D) o apelo visual na mídia impressa é mais forte e direto do que aquele apresentado pelos veículos digitais.
(E) os veículos impressos apresentam mais erros de ortografia e concordância do que seus equivalentes digitais.

29. A estrutura da internet que dá ao leitor a liberdade de escolher seu próprio percurso não-linear de leitura é chamada:
(A) hiperespaço.
(B) hipertexto.
(C) intertextualidade.
(D) multimodalidade.
(E) multiprocessamento.

36. Uma das visões atuais do futuro do jornalismo aponta para uma nova categoria profissional, a de provedor de conteúdo, que deverá:
(A) abastecer ao mesmo tempo as diversas mídias de um mesmo sistema.
(B) adaptar o conteúdo de outras mídias para veículos on-line.
(C) apurar os fatos e entregar as informações brutas ao redator.
(D) especializar-se na redação para jornais e revistas on-line.
(E) filtrar informações vindas de assessorias e agências.

45. Pode-se apontar como aspecto que diferencia a Internet dos outros meios de comunicação o fato de ela permitir que cada usuário:
(A) adquira uma consciência crítica.
(B) crie uma ilusão de proximidade com os fatos.
(C) emita opiniões sobre seu conteúdo.
(D) receba passivamente as informações.
(E) seja também um emissor em potencial.

64. O virtual, segundo definição da escolástica, citada por Pierre Lévy, é o que existe em potência e não em ato. Portanto, o
virtual não se opõe ao real, mas ao:
(A) atual.
(B) próximo.
(C) diferente.
(D) ilusório.
(E) mental.

65. A linguagem está na base de qualquer forma de comunicação. Também as novas tecnologias estão sujeitas a essas operações de aprendizagem. Pierre Lévy distingue três vias de acesso ao conhecimento, a saber, a(o):
(A) gramática, a dialética e a retórica.
(B) leitura, a escrita e a imaginação.
(C) alfabeto, a memória e o raciocínio.
(D) argumento, a lógica e a fórmula.
(E) espaço, o tempo e a realidade.

73. Criado inicialmente com um diário pessoal, hoje se tornou uma espécie de coluna diária de jornalistas e homens públicos que pautam a própria imprensa. Esses espaços, que são encontrados na Internet, são conhecidos como:
(A) chat.
(B) flash.
(C) blog.
(D) folder.
(E) popup.

RESPOSTAS:
25 - A
29 - B
36 - A
45 - E
64 - A
65 - A
73 - C

Clique aqui para ler as questões sobre webjornalismo que caíram esse ano nas provas da ALMG e Fundação Municipal de Cultura.

Download da prova completa PDF (107kb)

Download do gabarito PDF (21kb)

Nenhum comentário :

Vaga de Coordenador de Marketing em Shopping de BH

Nenhum comentário
A Superhar Recursos Humanos contrata em BH:

COORDENADOR DE MARKETING

FORMAÇÃO:

* Publicidade e Propaganda ou Marketing (Mínimo de 02 anos de formado);
* Desejável Especialização/Pós-graduação na área.

PERFIL:

* Experiência em promoções e eventos;
* Ter passado por agência de publicidade ou possuir algum conhecimento nessa área;
* Noções de atendimento ao cliente, CRM, database, programas de relacionamento;
* Conhecimento em ferramentas de internet, gerenciamento de site e sistemas;
* Conhecimentos em controles financeiros (Planilhas de fluxo, Planilhas Orçamentárias, etc);
* Disponibilidade para acompanhar a montagem dos eventos e campanhas da empresa;
* Ter interesse no segmento de Shopping Centers;
* Desejável Inglês (Intermediário).

BENEFÍCIOS:

* REMUNERAÇÃO: Fixo + Ticket refeição (R$ 15,00/dia), Unimed, Cesta Básica, VT ou estacionamento.

Informações: www.vagas.com.br. Procurar pela vaga v111004

Boa sorte aos interessados!

Nenhum comentário :

Vaga de webdesigner na Elemídia (BH)

Nenhum comentário
Dica da colega Raquel Maia, publicitária e diretora de arte da On Idéias Interativas.

Há uma vaga de webdesigner para trabalhar na Elemídia - uma multinacional. É necessário possuir conhecimentos básicos em Flash para a criação de animações.

Apesar da sede da empresa ser em São Paulo, o trabalho será feito em Belo Horizonte. De acordo com a Raquel, o salário será em torno de R$ 800,00 + benefícios, via CLT.

Candidatos, enviem e-mail para fabiano.canton@elemidia.com.br.

Boa sorte aos interessados!

Nenhum comentário :

SenacTec - 1º Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica

Nenhum comentário
Nos dias 29 e 30 de maio de 2008, acontece o 1º Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Senac no Hotel Mercure em Belo Horizonte.

De acordo com o site do evento, trata-se de um novo espaço para o debate sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o que ela representa em termos de desenvolvimento pessoal, geração de emprego e melhorias para a sociedade como um todo, especialmente para o trabalhador e as comunidades de risco social.

Serão revistos os métodos e configurações dessa modalidade educacional e também do Ensino a Distância, sob a ótica de dois grandes eixos:

– Tecnologia e os 6 “C”s da Educação Profissional: Conteúdo; Certificação; Controle; Custo; Conveniência e Comunidade.

– Sujeito da aprendizagem: desconforto tecnológico ou resistência? Cenários a considerar.

Inscrições:
Até 30/04/08 - R$ 230,00
Até 20/05/08 - R$ 250,00
A partir de 21/05/08 - R$ 300,00

A programação, palestrantes, ficha de inscrição e outras informações estão no site oficial do evento.

Nenhum comentário :

Cinema em Cena contrata estagiários

Nenhum comentário

Essa vaga saiu na newsletter PQN de hoje, nº 1033, e também no próprio site aqui no dia 30/04.

Um dos maiores sites brasileiros sobre cinema (feito em Belo Horizonte pela empresa AeC, sob a coordenação do crítico mineiro Pablo Villaça) está buscando pessoas interessadas em fazer parte da equipe na função de Redator.

Uma boa oportunidade para os estudantes de comunicação incluírem no currículo um veículo de entretenimento reconhecido nacional e internacionalmente na internet.

Os requisitos para preenchimento das vagas são:

- Residir em Belo Horizonte, MG;
- Cursar atualmente do 2º ao 6º período de Jornalismo;
- Interesse especial em cobrir notícias sobre Cinema;
- Disponibilidade de seis horas diárias (turno a combinar);
- Ótimo conhecimento da língua inglesa;
- Boa digitação;
- Conhecimentos básicos em informática (Windows, Word, Internet);
- Desejável conhecimento em Photoshop;
- Início imediato do estágio: maio/junho.

Interessados, enviem um e-mail com currículo anexado para cinema@cinemaemcena.com.br

Mas atenção! O Cinema em Cena entrará em contato para agendar entrevista apenas com os candidatos que se encaixarem no perfil acima. Se você não mora em Belo Horizonte e não cursa do 3º ao 6º período de Jornalismo, nem tente!

Nenhum comentário :

Programa Escola Cidadã traz inclusão digital a escolas de Minas

Nenhum comentário
Assistindo hoje ao MGTV - 1ª Edição, vi que o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), lançou o Programa Escola Cidadã em Ribeirão das Neves nessa segunda-feira, 5 de maio. Segundo a matéria, o projeto prevê a informatização de escolas municipais e estaduais permitindo o aprendizado e o aperfeiçoamento de alunos e professores.

Nesta primeira fase do programa, apenas as escolas de Ribeirão das Neves serão beneficiadas. Posteriormente, o projeto será implantado em mais quatro municípios de Minas, beneficiando mais de 20 mil alunos. No total, serão 116 escolas contempladas e quatro centros de referências informatizados para a formação de professores.

Mais um passo na inclusão digital em Minas Gerais. Inclusive, o ministro fala sobre isso durante o 25º Congresso Mineiro de Municípios (mais sobre o Congresso no post abaixo).

Nenhum comentário :

25º Congresso Mineiro de Municípios terá palestras sobre internet

Nenhum comentário
A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza seu tradicional Congresso nos dias 6, 7 e 8 de maio no Expominas (Gameleira - BH). O primeiro dia contará com as presenças da ministra da Casa Civil Dima Roussef, do prefeito de BH Fernando Pimentel, do governador Aécio Neves e do presidente Lula, de acordo com o site oficial do evento.

Na terça-feira à tarde, acontecem as palestras mais voltadas à nossa área. São elas:

Terça-feira, dia 7 de maio

15h45: CONFERÊNCIA:“ MINAS COMUNICA: POTENCIALIZANDO A INTERNET – REDES SOCIAIS E GOVERNANÇA MUNICIPAL – NOVAS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO”

Palestrante: Alberto Duque Portugal, Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais
Compondo Mesa: Dilzon Luiz de Melo, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional
e Política Urbana de Minas Gerais

16h30: CONFERÊNCIA: “BRASIL DIGITAL – A TECNOLOGIA A FAVOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”

Palestrante: Hélio Costa – Ministro de Estado das Comunicações

A programação completa está aqui. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui. Mais informações: (31) 2125-2400.

Nenhum comentário :

Petrobras comemora 40 anos em Minas com blog

Nenhum comentário
A notícia pode ser meio velhinha para uns. Mas só conheci o blog comemorativo dos 40 anos da Petrobras em Minas nesse fim de semana.

Lançado no início de março, o blog conta com 13 blogueiros. São jornalistas, publicitários e RPs mineiros que trabalham na Petrobras no Rio (sede da empresa). Entre eles, a colega ex-assessora do Palácio das Artes Luciana Renna.

O blog fala de cultura, projetos sociais e atividades da empresa no nosso estado através de textos, fotos e vídeos. Até esse final de semana o blog contava com 25 posts.

Achei um bom exemplo de blog corporativo e uma maneira criativa de comemorar a data: falando daqui, feito por gente daqui.

Acesse: http://www.petrobras.com.br/blogminas/

Nenhum comentário :

11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa terá novas mídias como foco

Nenhum comentário
São Paulo sediará nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, evento que vai debater, no Centro de Convenções Rebouças, o tema "A Era Digital e a nova Face da Comunicação". Maior evento de Comunicação Corporativa da América Latina, o Congresso destina-se a jornalistas, relações públicas e profissionais que atuam nas áreas de Comunicação e afins nas empresas. São esperadas cerca de 800 pessoas nos três dias de evento.

Alguns dos temas que serão debatidos, alinhados com o tema central, são "Comunicação Internacional", "Gerenciamento de Crise", "Relações Públicas na Web", "Mídia Social", "Sustentabilidade", "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", "Relações com Investidores", "Comunicação Interna", entre outros.

Virão ao Brasil para participar do encontro seis convidados internacionais, entre eles o professor Octavio Islas Carmona, diretor do Projeto Internet, da Divisão de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Tecnologia de Monterrey (México). Ele abordará o tema "As novas tecnologias e inovações que vão revolucionar a Comunicação das empresas".

O evento terá ainda a presença do publicitário Luiz Lara, presidente da Lew’Lara/TBWA Propaganda, que fará uma conferência sobre "A Comunicação das empresas em tempos de Sociedade Digital". Outra conferência terá como titular o vice-presidente de Marketing da Vivo, Hugo Janeba, que abordará "Os caminhos e conceitos que levaram a Vivo a se consolidar como marca líder de mercado e maior empresa de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul".

A assessora de comunicação está a cargo da mineira Link Comunicação Empresarial. Contatos com Kátia Soares por e-mail ou telefones (31) 2126-8051 / (31) 9609-6706.

Nenhum comentário :