3º Festival de Verão da UFMG

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Dica do d'Andrea.

O Núcleo Web do Cedecom da UFMG publicou esta semana o site do 3º Festival de Verão da UFMG, que acontece de 20 a 24 de fevereiro de 2009, que acontece nas instalações da Escola de Arquitetura e no Conservatório UFMG. Das diversas oficinas oferecidas pelo Festival, selecionei duas mais relacionadas com nossa área.

DESIGN DE GAMES

Introduzir jovens do ensino médio ou superior ao processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ao final da oficina espera-se que os participantes possuam um conhecimento básico dos conceitos principais e também adquiram experiência no projeto e desenvolvimento de um jogo simples.

Professor: Wallace Santos Lages (UFMG) – Mestre em Ciência da Computação pela UFMG; é um dos desenvolvedores do jogo “Peixis”, ganhador do último concurso JogosBR, promovido pelo Ministério da Cultura; foi membro do comitê de organização e co-chair de Pôsteres Técnicos do VII Simpósio Brasileiro de Jogos – SBGames 2008, realizado em Belo Horizonte; membro fundador do grupo de pesquisa de jogos CGGT/DCC/UFMG, pelo qual já realizou diversas palestras e mini-cursos.
Público-alvo: estudantes de ensino médio e superior que queiram aprender os fundamentos básicos do desenvolvimento de jogos e que tenham familiaridade com o sistema operacional Microsoft Windows XP
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas/aula
Período: 21 a 24 de fevereiro
Horário: 8h às 12h30
Local de realização: Escola de Arquitetura

UBIQUITOUS COMPUTING: COMPUTAÇÃO AMBIENTAL E O SENTIDO DO LUGAR

Conceito de lugar e seus componentes topológicos: centralidade, área interna, limites/fechamentos, direções internas e entradas/transições. As qualidades dos lugares: territorialidade, privacidade, identidade e ambiência. Relações entre tecnologia e sociedade. Conceito de informação e o meio ambiente, paradigmas e suas implicações. Componentes de tecnologia da informação (TI) para sentir, modificar, e representar o lugar. As relações entre TI e os componentes do lugar. O uso de TI no projeto de requalificação do lugar. Objetivo: discutir e elaborar os fundamentos de um sistema conceitual de computação ambiental para um dado lugar.

Professor: Renato César Ferreira de Souza (UFMG) - engenheiro arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG; professor na Escola de Arquitetura da UFMG; PhD University of Sheffield, school of Architecture, Reino Unido; Postgraduate Certificate in High Education PCHE, University of Sheffield, School of Education, LeTS, Reino Unido; Mestrado em Teoria do Projeto, Escola de Arquitetura da UFMG; www.arq.ufmg.br/rcesar
Público-alvo: estudantes e profissionais preocupados com questões ambientais ou interessados em recursos computacionais como suporte de atividades humanas
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas/aula
Período: 21 e 24 de fevereiro
Horário: 14h às 18h30
Local de realização: Escola de Arquitetura
Material do aluno: canetas, lápis, borrachas, caderno de anotação e régua

Informações sobre inscrições aqui.



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