Aprenda a divulgar sua marca no Google

Nenhum comentário
A matéria foi publicada nesta segunda-feira, 28 de abril, no site do jornal Diário do Comércio.

Desde que a internet comercial foi liberada, surgiu uma sucessão de ondas e tendências, muitas se tornaram realidade e outras caíram no esquecimento. Surge agora uma nova onda que são as "agências de links patrocinados" que são empresas que oferecem serviços de criação de campanhas nos sites de busca.

Antes de tudo, vamos refletir um pouco sobre o termo "tecnologia disruptiva" cunhado por Clayton Christensen em 1997. Existem dois tipos de tecnologias: evolutiva e a disruptiva. A primeira pode ser entendida como melhorias que geram economia e eficiência, por exemplo: as "antigas" câmeras analógicas que poderiam ser mais compactas ou utilizarem novas lentes, mas continuariam a ser analógicas. A tecnologia disruptiva são as câmeras digitais que mudaram completamente o mercado, provocando a queda das grandes empresas consolidadas no mercado de câmeras analógicas, e fazendo surgir todo um novo mercado em torno da nova tecnologia: revelação de fotos digitais, sites de fotos, youtube, etc.

Mas, por que falar sobre tecnologia disruptiva em um artigo sobre agência de links patrocinados?

Porque este mercado também foi gerado por uma tecnologia disruptiva que são os links patrocinados. O conceito de links patrocinados foi criado pela GoTo.com, mas foi o Google que o tornou popular. A simplicidade de poder criar pequenos anúncios com um título, duas linhas e um link, e pagar poucos centavos por cada visita, deram o poder para as empresas (pequenas ou grandes) de atingir seu público alvo sem depender de intermediários.

Muitas empresas estão literalmente deixando de anunciar em catálogos e revistas, e estão direcionando toda verba de publicidade para os links patrocinados. Qualquer semelhança entre as câmeras analógicas e as listas telefônicas não é mera coincidência. Isso mesmo, a chegada de uma nova tecnologia tende a ser ignorada pelas grandes empresas até que seja tarde demais.

Você sabe escolher uma agência de links patrocinados ou selecionar um profissional para gerenciar suas campanhas? Lembra das câmeras digitais? Uma boa analogia seria imaginar que alguém oferecesse serviços de fotografia porque possui uma câmera digital. Ou seja, links patrocinados podem ser feito por qualquer pessoa, por este motivo estamos vendo esta nova onda da internet que é o surgimento de centenas de agências de links patrocinados. Em 1996, a moda era abrir "produtora de sites", e o estouro da bolha da internet provou que ao contrário do que todos pensavam na época, apenas ter um site não significava obter resultados. O mesmo vale para os links patrocinados!

Até hoje é muito comum ver projetos web que resultam em discussões entre cliente e produtora. Grande parte dos problemas se deve à falta de conhecimento do cliente dos principais conceitos que envolvem a criação de sites, e com isso, exigem atividades que estavam fora do escopo do projeto. Em contrapartida, existe a falta de percepção dos profissionais web em perceber a falta de conhecimento do cliente e fazer a devida orientação.

A internet evolui com uma rapidez difícil de acompanhar para a maioria das pessoas que não pertencem à "geração net", porém o profissional de marketing/comunicação e os empresários que desejam potencializar a divulgação de sua marca e/ou produtos/serviços devem investir em conhecimento e aprender os principais conceitos que envolvem a nova tecnologia, no caso, os links patrocinados.

A escolha correta da agência de links patrocinados ou do profissional adequado é uma conseqüência natural do entendimento dos conceitos relacionados a esta tecnologia. Devemos lembrar que os links patrocinados e a otimização para sites de busca (SEO - Search Engine Optimization) são estratégias que devem andar de mãos dadas.

Pensando nesta evolução, aparecer na primeira página do Google atualmente é fundamental na estratégia de qualquer empresa. Se seu site não aparece quando seu potencial cliente está buscando o produto/serviço que você oferece, pode ter certeza que os sites de diversos concorrentes aparecerão.

Nenhum comentário :