Célula de pré-incubação na Fumsoft gera duas empresas inovadoras

Nenhum comentário



Dois novos empreendimentos finalizaram em julho a primeira etapa do processo de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática de Belo Horizonte (Insoft-BH), programa gerido pela FUMSOFT. Eles passaram pela Célula PUC Minas, um programa que tem o objetivo de ajudar estudantes com idéias inovadoras para desenvolver empreendimentos de base tecnológica. “Os dois projetos aprovados têm grande potencial para crescer e continuaremos a dar todo o apoio para que isso aconteça”, aponta a coordenadora de Empreendedorismo da FUMSOFT, Daisy Mello.

Empreendedores que passaram pela Célula de Pré-incubação



Diogo Perillo e Raphael Arantes entraram na Célula de Pré-incubação PUC Minas com o objetivo de desenvolver o projeto Flash Local, um sistema de gerenciamento de conteúdo para mídias digitais, operado via web. O software é direcionado a restaurantes, shoppings, academias, bancos, comércios varejistas e empresas em geral interessadas em usar uma mídia, como a televisão, para melhorar a comunicação com seus clientes. Eles receberam o acompanhamento para elaboração do Plano de Negócios e possuem dois clientes em Belo Horizonte, entre eles a rede de lojas Dr. School.

“A estrutura dentro da FUMSOFT nos ajudou a concentrar no projeto e o ambiente é muito interessante pela possibilidade de interagir com outros empresários”, comenta Perillo. “Já estamos até fazendo um novo projeto com duas outras empresas incubadas. Se nós não estivéssemos aqui, nem conheceríamos esses empresários”, completa Arantes. O desafio da Flash Local agora é expandir a rede no mercado e, para isso, os empreendedores buscam o suporte do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), promovido pela Finep através de instituições como a FUMSOFT.

Outro projeto que passou pela última edição da Célula de Pré-incubação PUC Minas foi o Edugames, dos empreendedores Nelson Alves, Thiago Naves e Israel Oliveira. Os três focaram o negócio no desenvolvimento de jogos educativos com o objetivo de despertar a atenção do público jovem e estimular a participação dos estudantes em atividades em aula ou extra-classe. O projeto de uso de games com fins pedagógicos vem crescendo e já recebe o apoio de um investidor que enxergou grande potencial na idéia.

“Entramos no programa porque precisávamos desenvolver um Plano de Negócios e também procurávamos um sócio que pudesse alavancar a empresa”, pondera Alves, que agora prepara um kit voltado aos alunos de escolas públicas e privadas em formato de DVD, para facilitar o uso em instituições que não sejam informatizadas. “Conseguimos amadurecer a idéia dentro da Célula PUC Minas e a participação nos treinamentos, seminários e consultorias nos ajudaram a identificar o melhor modelo de negócio”, completa.

Suporte para crescer

Durante um período de seis meses, os participantes contam com o apoio de um mentoring para ajudar na elaboração do Plano de Negócios, com orientações em áreas como Gestão, Mercado e Finanças. Os empresários participam gratuitamente de diversos cursos, palestras e treinamentos voltados para a área de gestão. O suporte ainda inclui um espaço físico, dentro da FUMSOFT, no formato de uma workstation com computadores, conexão à Internet em banda larga, telefone e toda a infra-estrutura necessária.

Os empreendedores também podem usufruir das salas de reunião e do auditório da instituição. O principal benefício, no entanto, está na convivência com outros empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI) em um rico ambiente de inovação, que permite a troca de experiências tecnológicas e gerenciais. Ao término do programa, os participantes são avaliados e, se aprovados, podem continuar o processo de desenvolvimento na Pré-Incubação da Insoft-BH. A nova edição da Célula PUC Minas está com inscrições abertas até o dia 24 de agosto. Mais informações no site www.celulapucminas.com.br.


Nenhum comentário :