Cemig realiza Semana de Tecnologia e Inovação

Nenhum comentário
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza de 10 a 15 de agosto, a 3ª Semana de Tecnologia e Inovação, quando vai apresentar ao público os produtos e processos inovadores desenvolvidos pela empresa. Nesta edição, o foco são os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), relacionados com fontes alternativas de geração de energia.

No total, serão expostas 25 inovações, sendo 16 delas provenientes de projetos de P&D. Esses projetos são desenvolvidos em parceria com instituições e centros de pesquisa, universidades e empresas, que apresentam suas propostas em seminário específico, promovido pela Cemig em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Neste ano, o seminário acontece no dia 13 de agosto e marca o início da captação de propostas de projetos para desenvolvimento em 2010, no âmbito do Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Cemig-Aneel.

O programa anual tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas e instituições científicas e tecnológicas que envolvam desenvolvimento de tecnologias sinérgicas com interesses da Cemig, do setor energético e da sociedade. Em termos de valor de investimento, o programa da Companhia é um dos maiores do setor elétrico brasileiro, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 30 milhões ao ano.

Quinto elemento

A Semana de Tecnologia e Inovação abordará a temática dos quatro elementos naturais: terra, fogo, ar e água, sendo a Cemig o “quinto elemento” – como gestora que transforma os quatro elementos em novas alternativas energéticas. “Procuramos escolher as inovações que estão sendo utilizadas na Cemig, priorizando aquelas voltadas para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Essa questão está em pauta no mundo inteiro e vem absorvendo esforços e recursos expressivos por parte da empresa”, explica o coordenador do evento, Jaelton Avelar Fernandino.

Também estará exposto na Semana de Tecnologia e Inovação, o veículo elétrico desenvolvido em parceira com a Fiat Automóveis e a Itaipu Binacional. Um automóvel ficará à disposição para test drive, das 9h às 11h, mediante agendamento. Outra novidade será um game interativo utilizando o recurso de tela multitoque, no qual os visitantes terão a oportunidade de testar seus conhecimentos sobre as diversas formas de geração de energia.

Já estão agendadas visitas de 18 escolas técnicas e de ensino médio de Belo Horizonte, com 900 alunos inscritos. Nos anos anteriores, a Semana de Tecnologia e Inovação da Cemig registrou média de 300 visitantes por dia, entre estudantes, pesquisadores, empresários e representantes de outras concessionárias.

3ª Semana de Tecnologia e Inovação
Abertura: segunda-feira (10), às 17h30
Período de visitação: de 11 a 15 de agosto
Horário: 9h às 18h
Local: hall de entrada do edifício-sede da Cemig
Endereço: Avenida Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho

Via Agência Minas

Nenhum comentário :