FIEMG usa mídias sociais durante Olimpíada do Conhecimento SESI/SENAI MG 2009

Nenhum comentário
Pela primeira vez, o sistema de ensino SESI/SENAI utiliza a internet e as mídias sociais para promover e incentivar a participação de todos durante a Olimpíada do Conhecimento 2009.

Visando integrar alunos, amigos, parentes, ex-alunos, professores e funcionários da rede FIEMG,
em parceria com a TV Globo Minas e Globominas.com, foi planejada pela 5Clicks uma grande ação envolvendo as redes sociais Orkut, Twitter, Flickr e Youtube, além de um site/blog oficial que agrega todo esse conteúdo, promovendo a participação e o compartilhamento de informação e conhecimento entre todos os envolvidos.

Para o Orkut, foi preparado um aplicativo (veja aqui) que disponibiliza um quiz com perguntas referentes à área de Conhecimentos Gerais, permite a interação entre os usuários através de um mural de recados e a possibilidade de mostrar se vai ou já foi em alguma edição da Olimpíada do Conhecimento, além de um perfil criado especialmente para interagir com esses usuários.

Para o Twitter, foi preparado um perfil oficial, o Olimpiando, que fará a cobertura oficial do evento através de mensagens contendo links para artigos no blog, fotos do Flickr e vídeos do Youtube, além de interagir e convidar os usuários a enviarem suas contribuições, formando uma grande rede de conhecimento entre os participantes.

Foi preparada uma tag (#olimpiando) para agregar todas as informações relacionadas à Olimpíada do Conhecimento, facilitando que todos os usuários participantes se encontrem de forma mais prática e fácil.

No Flickr, um perfil foi criado para divulgar fotos do evento tiradas por aluno, parentes, amigos e funcionários, organizando o conteúdo através da mesma tag utilizada (olimpiando) e centralizando as fotos oficiais em um único perfil.

Para completar a cobertura on-line da Olimpíada do Conhecimento, foi criado um canal no Youtube para postar vídeos oficiais dos quatro dias de evento, agregando também todo o conteúdo produzido pelos participantes da Olimpíada.

Além de toda essa estrutura on-line, durante a Olimpíada teremos uma pequena “lan-house do conhecimento”, onde serão disponibilizados computadores conectados à internet e monitores ensinando a todos aqueles que desejam utilizar essas redes sociais para publicar seus próprios conteúdos relacionados à Olimpíada.

Quem não estiver em Belo Horizonte também poderá participar. O acesso a essas redes sociais estará liberado em todas as unidades do SESI/SENAI no estado. Afinal, professores, instrutores, parentes e amigos que ficaram em casa torcem da mesma forma para aqueles que estão competindo.

Para agregar todo o conteúdo produzido nessas redes, foi criado o Blog do Conhecimento. O blog fará a cobertura de todo o evento e incentiva a participação de todos enviando depoimentos e dicas, e publicando tudo o que for relacionado à Olimpíada do Conhecimento nas redes sociais.

O resultado esperado com essa ação é integrar conhecimento e internet de forma colaborativa, incluindo alunos, parentes, amigos, professores e funcionários da rede SESI/SENAI em uma experiência inovadora, provando que conhecimento e internet andam juntos.

Nenhum comentário :