Resumão do Quinta Digital

Nenhum comentário
Ontem foi o primeiro encontro do projeto Quinta Digital, idealizado pelo diretor de criação da Bolt Brasil, Alexandre Estanislau (ou Zeca). Com início às 20h30 (precedido de ótimos petiscos e chopp gelado), Zeca fez a abertura falando um pouco sobre o evento, da ideia, etc e não extendeu muito sua fala, já passando o microfone para o palestrante da noite, o professor e publicitário Mário D’Alcântara. (clique nas imagens para ampliar)

Como mesmo disse o Mário, na verdade não foi uma palestra. Foi um bate-papo e uma tentativa de colocar "grilos" nas cabeças dos participantes, sem apontar caminhos, mas apontando várias questões que nos afligem nesse mundo cada vez mais tecnológico.

Mário fez diversos paralelos interessantes. Foi do homem das cavernas (como sugeria o título da palestra), passou por filósofos como Aristóteles, Franz Kafka e Wittgenstein, citou Beethoven e Tim Berners-Lee. "Eu tenho o privilégio de ser um velho atualizado", disse Mário logo no início, na altura de seus 66 anos.

Não vou fazer um resumo da palestra, mas lançar algumas frases de efeito proferidas pelo Mário:

"Se você não fica perplexo com o que está acontecendo à sua volta, você não sabe o que está acontecendo"


"Nada de mais importante aconteceu entre a criação do universo e a criação da internet"

"Vivemos a nova cultura da virtualidade real"

"Só chamam de digital as pessoas que não participam do mundo digital"

"De nada adianta toda essa tecnologia se não tivermos EDUCAÇÃO"

"Nossa educação (formal) é uma merda! Somos todos auto-didatas"

"Nos campos de concentração nazistas havia placas com os dizeres "o trabalho liberta". O mesmo dizemos hoje: "A tecnologia liberta". Pelo contrário: Ela escraviza!"

"Estamos muito preocupados com a revolução tecnológica, mas pouco preocupados com a revolução humana"

"Redes sociais = solidão compartilhada"

"Temo que esta reinvenção acabe com o rastro humanístico que levamos seis milênios para formar"

"Conceito de "Educainment" = educação + entretenimento"

-----------


Depois da fala do Mário, abriu-se para perguntas. Na verdade, mais que perguntas, os participantes puderam expor seus comentários e conclusões sobre o que acabaram de ouvir. Mário foi muito solícito e ouviu a todos. Até incitou aos participantes da sala 2 para que também interagissem. Por volta das 22h, todos voltamos para o chopp, os petiscos e o caldo delicioso!

O chopp estava logo à esquerda!

Achei a escolha do local bastante acertada. O Catado de Idéias e aconchegante, parece que estamos em uma casa recebendo amigos pelo jardim. A localização também é boa. Não é na saturada região centro-sul, mas também não fica longe.

Como nem tudo é perfeito, fica uma sugestão (mas aí é gosto pessoal meu): sugiro para o buffet um docinho no final. Pode ser até paçoquinha, brigadeiro ou pé de moleque. Só pra adoçar o paladar depois de tanto chopp.

Patrocínio: Bolt Brasil, Why Digital e B2Web
Apoio: Animassauro, Twitter-BH, Latitude14, Mercado Web Minas, Multiweb, Sense8, Lápis Raro, On Idéias Interativas, ADDX, 5e, PlanB, ADGBrasil, 5Clicks, Superlatido, DesignGráfico e Aliás.

A próxima palestra do Quinta Digital acontece dia 03 de setembro. "Além do Mouse e Teclado – Novos Paradigmas de Experiência do Usuário", com Koji Pereira. Inscreva-se!

Nenhum comentário :