Infocon Inforuso Sucesu 2009 em BH

Um comentário
O mais tradicional evento de tecnologia da informação e comunicações de Minas Gerais terá como tema central “TI Verde”.

Na próxima semana, entre os dias 28 e 30 de setembro, o CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos recebe o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicações - TIC, a 25ª edição do Infocon Inforuso Sucesu, promovido pela Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais – Sucesu-MG, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. O tema central desta edição é “Tecendo as redes de uma TI sustentável”, que tem como finalidade divulgar práticas ambientais sustentáveis que estão sendo adotadas no setor de TI. Para cada dia de evento é esperado o público de 300 congressistas que poderão fazer suas inscrições gratuitamente no site www.sucesumg.org.br.

O Infocon Inforuso é o principal evento do setor realizado anualmente em Minas Gerais, dirigido a empresários, profissionais de TI e interessados em geral. Neste ano, em sintonia com questões econômicas e sociais, o evento abordará assuntos relacionados ao tema TI Verde, que engloba conceitos de sustentabilidade, reciclagem, novas formas de produção, gasto e custo de energia e atitudes responsáveis para com o meio ambiente e a sociedade.

A sustentabilidade ambiental é um tema em foco nas discussões da sociedade e alcança todos os setores da economia. Segundo o presidente da Sucesu – MG, Márcio Tibo, a área de TI é um setor transversal que promove a utilização intensiva de recursos e necessita estar preparada para responder aos anseios de uma nova ordem mundial. “A TI Verde deve significar, nas estratégias corporativas, muito mais do que apenas uma troca de equipamentos. Trata-se de uma bandeira, que está sendo levantada em todo o mundo. Pensar verde cria alternativas, que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental, por isso a escolha desse tema para a 25ª edição do Infocon Inforuso Sucesu”, explica Tibo.

Ainda segundo o presidente, tratar o lixo eletrônico, programar as impressoras para imprimir na frente e verso e realizar vídeo conferencias para diminuir o uso de meios de transportes que poluem o ar, fazem parte de um extenso rol de ações que poderiam ser adotadas. “A busca é pela conscientização de todos e pela mudança ou adoção de novos de procedimentos. Nesse caso até vantagens econômicas podem impulsionar investimentos em sustentabilidade e meio ambiente” acrescenta.

O evento será focado na discussão de como o ambiente de TI pode ser otimizado, reduzindo custos e impactos ambientais, aumentando a eficiência energética e facilitando a manutenção e gerenciamento para os sistemas de infra-estrutura física de TI.

Para o evento a Sucesu MG conta com a parceria de importantes empresas como o CDI – Comitê de Democratização da Informação, FEAM, Cemig, Ceinfor (Fumsoft, Sindinfor, Assespro e Sucesu), Prodemge, entre outras.

Compondo a programação serão realizadas 15 palestras de diferentes temas como TI Verde; Informática Pública; Arquiteturas de aplicativos / SOA/ BPM/ ECM; GRC; Business Intelligence (BI); Soluções para Data Center (Servidores, Virtualização, Monitoração, Segurança, Cloud Computing); dentre outros.

Para abrir a grade da programação será realizada a palestra especial “O futuro da Tecnologia da Informação e o novo papel das TIs nas organizações”, com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Gartner, César Velloso, responsável pelo desenvolvimento da região do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Também no dia 28 serão realizadas as palestras “Comunicações Unificadas” e “Soluções Inteligentes de Atendimento” com a coordenadora de produtos da Embratel, Nathalie Pfaff.

Outro Keynote confirmado é o palestrante Ricardo Neves, professor colaborador de Educação Executiva em instituições como Business School São Paulo (BSP) e o Ibmec Rio, além de sócio-diretor da itC Consultoria. “Tempo de pensar fora da Caixa” é o título da palestra que ele irá ministrar durante o evento, de mesmo nome de um de seus livros, que aborda a grande transformação das organizações rumo à economia do conhecimento. Ainda na programação consta a palestra ”Ameaças e oportunidades da TI sustentável para o setor” a ser ministrada pelo presidente do Comitê para a Democratização da Informática - CDI-MG,Roberto Francisco de Souza.

A programação completa, com a relação de palestras pode ser acessada no site do evento.

Doação de equipamentos
O Comitê para Democratização da Informática - CDI Minas, ONG que atua como ação social da SUCESU-MG, estará presente na 25º Infocon Inforuso, com um espaço para receber doação de computadores e impressoras em condições de uso. Os equipamentos doados terão dois destinos: projetos de inclusão digital, conhecidos como CDIs Comunidade ou destinados aos cursos profissionalizantes de montagem e manutenção de micros, oferecidos a jovens menos favorecidos. Somente no estado de MG, o CDI em parceria com a SUCESU, mantém 26 CDIs Comunidade. Estes espaços são centros de aprendizagem da informática, que oferecem cursos básicos e avançados, além de se tornarem locais para ofertas de serviços, ações empreendedoras e geração de trabalho e renda.

Carro elétrico
Uma novidade que está dando o que falar é o carro elétrico desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outras empresas de tecnologia e instituições de pesquisa. O projeto, que é 100% elétrico e se traduz como um veículo ecológico, com emissão zero de poluentes e, praticamente sem ruídos, pode ser visitado durante a 25ª Edição do Infocon Inforuso Sucesu 2009, nos três dias de evento.

O carro desenvolvido pela FIAT é o modelo Palio Weekend, sendo a versão elétrica equipada com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgm), que faz de 0 a 60 km/h em 9 segundos e leva o veículo a velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, as baterias podem ser 100% recicladas, evitando assim o problema de descarte de lixo.

O Brasil é considerado um ambiente ideal para o desenvolvimento desse tipo de carro, já que grande parte da eletricidade gerada no país vem de hidrelétricas, ou seja, uma energia limpa e barata.

Empresas devem se adequar a lei
A partir da Política Estadual de Resíduos Sólidos, de acordo com a lei estadual 18031-2009 de 12 de janeiro de 2009, as empresas passarão a ser ativas na proteção e melhoria da qualidade do meio ambiente no que se refere a resíduos sólidos oriundos das atividades de TI. Elas deverão promover ações para garantir que o fluxo dos resíduos sólidos gerados pela TI seja direcionado para a sua cadeia produtiva ou para cadeias produtivas de outros geradores. Quem se omitir poderá receber desde uma advertência até multas diárias.

Além disso, um grupo de trabalho, formado pela FEAM, e que conta com a participação do CDI Minas como representante da SUCESU MG, está elaborando, conjuntamente e por consenso, uma minuta de Deliberação Normativa a ser encaminhada ao COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, para regulamentar a questão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Estado de Minas Gerais. Um projeto piloto para tratamento deste tipo de resíduo está sendo preparado e a proposta será conhecida durante o 25º Infocon Inforuso Sucesu.

Infocon Inforuso Sucesu 2009
Data: 28 a 30 de setembro de 2009
Local: CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Endereço: Av. Belém, 40 – Bairro Esplanada
Mais informações: www.infoconinforuso.com.br
Telefone: 31-3280-3300

Um comentário :

Anônimo disse...

Vai ter cobertura online? Assim muita gente poderia aproveitar sem precisar ir ao evento. Aliás, uma coisa que faz muita falta é o registro em vídeo dos eventos que acontecem por aqui, para que, posteriormente, possam servir de fontes de consulta e referência.