Projeto Teia promove oficina e cria rede de conhecimento

Nenhum comentário
O projeto TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), realizou no último sábado (29) oficinas nos municípios de Conquista, no Triângulo Mineiro, Morro do Pilar, na região Central, e São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha. O objetivo da ação foi reunir uma rede de interessados em torno dos aplicativos para internet do Google Apps, além de oferecer aos cidadãos, de forma gratuita, conhecimentos avançados de Web 2.0.

A oficina contou com a participação de várias prefeituras mineiras. Cerca de dez lan houses disponibilizaram suas estruturas para que mais pessoas pudessem participar e aprender sobre Gmail, Gtalk, Google Agenda, Google Site e Google Docs.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, a ação mostra que a demanda por conhecimentos específicos para promover a inovação e desenvolver negócios pela internet é grande. “O objetivo do projeto é justamente esse: levar a informação e a colaboração por meio de ferramentas da Web 2.0 para todo o estado e incluir todos os municípios mineiros na economia do conhecimento, gerando emprego e renda para a sociedade por meio da promoção da inovação”, ressaltou Portugal.

Resultado

Para a prefeitura do município de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro, as cidades menores precisam de recursos para criar empregabilidade para os jovens. “Tenho certeza que as pessoas que participaram da oficina terão ótimos resultados”, afirmou.

Para o presidente da Associação Mineira de Lan Houses (Almig), André Rubens Simões, a ação vai entrar para a história das lans do estado. “Conhecemos e compartilhamos a fundo o real potencial das ferramentas Web 2.0. Meus amigos ficaram com os olhos brilhando ao visualizar o que poderiam fazer para melhorar a realidade de sua região explorando os recursos do Google Apps e outros da internet”, destacou.

Todo o conteúdo da oficina está disponível em vídeo no endereço aqui.

Teia

O projeto Teia, coordenado pela Sectes, mantém uma parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Fruto desta parceria, a rede Integra Minas tem o objetivo de inserir os municípios no mundo digital por meio de uma rede social na internet e apoiar ações como esta oficina.

Segundo o presidente da AMM, José Milton de Carvalho Rocha, esta integração é fundamental. “A tecnologia no possibilita levar conhecimento aos jovens de diferentes regiões. O aprendizado proporcionado é um grande diferencial”, concluiu.

Via Agência Minas

Nenhum comentário :