A influência da web na Ciência é tema de debate no projeto Estação Pátio Savassi

Nenhum comentário
Há alguns anos, poucas pessoas tinham acesso aos estudos e descobertas científicas. Apenas revistas especializadas se ocupavam em divulgar ciência, geralmente, com uma linguagem mais complexa, pois se direcionava a públicos específicos. Com a chegada da internet, aumentaram-se as possibilidades de conhecimento e formas de interação da sociedade com o processo científico. Hoje, a web 2.0 está transformando, profundamente, a forma como os cientistas trabalham e divulgam seus estudos e descobertas.

Para conversar sobre o assunto e analisar as possibilidades da ciência a partir da web e das redes sociais, o projeto Estação Pátio Savassi recebe o jornalista científico e Mestre em História da Ciência, Bernardo Esteves, para a palestra gratuita ‘Fazer e divulgar ciência na web 2.0’. O encontro com o público será neste sábado, 17 de outubro, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

Segundo Bernardo Esteves, ferramentas como blog, twitter, rede social, podcast, Youtube, entre muitas outras, criaram novas possibilidades para os pesquisadores. “A maior interatividade dos usuários na produção, categorização e classificação da informação, e a facilidade de atualização do conteúdo tornaram a ciência mais dinâmica”, afirma o jornalista.

Sobre Bernardo Esteves
Jornalista, Mestre em História da Ciência e editor da revista Ciência Hoje On-line. É também colaborador da revista francesa Biofutur e autor do livro ‘Domingo é dia de ciência’, lançado em 2006.

O ‘Estação Pátio Savassi’, que em outubro analisa o tema ‘Quero saber sobre Internet: política, ciência e educação’, é um projeto do Shopping Pátio Savassi, com coordenação da Estação do Saber e curadoria de Júlia Andrade Ramalho Pinto. O objetivo é promover conversações descontraídas sobre assuntos do mundo contemporâneo, com presença de intelectuais, escritores e renomados especialistas.

O público pode acompanhar as palestras pelo Twitter, onde são postadas frases e comentários ao vivo. Após as palestras, as discussões continuam no fórum do site: www.estacaodosaber.art.br.

Agenda:
Estação Pátio Savassi – Palestra: ‘Fazer e divulgar ciência na web 2.0’
Data: 17 de outubro de 2009, sábado // Horário: 11h
Local: Anfiteatro do Pátio Savassi / Piso L2 - Av. do Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500 – www.patiosavassi.com - Entrada Franca

Nenhum comentário :