Novo Site de Concursos da Fundep

Nenhum comentário
A notícia é um pouco velha, mas não sei se todos sabem...

No novo endereço www.gestaodeconcurso.com.br, incluindo variações no plural e no singular com ou sem acentuação, usuários têm acesso a mais conteúdo e oportunidades de empregos públicos.

Uma das novidades é a área exclusiva para candidatos, com informações personalizadas de cada etapa para pessoas que prestam concursos pela Fundep. Por meio de login e senha, o usuário acessa seu histórico de atuação nos processos seletivos, dados como local de prova e dicas.

Elaborado de acordo com as normas do World Wide Web Consortium (W3C), pessoas com deficiências podem perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva com o site. É possível navegar sem utilizar o mouse, por meio de teclas de atalho, e fazer opções por letras maiores para facilitar a leitura. O portal também foi preparado para leitores de tela, software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.

Mais um diferencial da ferramenta é a vista de prova. Pelo novo site, o candidato, na fase de recursos, entra com sua solicitação e sistema faz tudo online, encaminhando a resposta, que foi analisada individualmente pela equipe pedagógica da Fundep.

Reflexo do crescimento
A antiga plataforma que não abarcava a complexidade dos processos seletivos e as exigências dos candidatos. Nesse sentido, a Fundep aprimorou os processos e apresenta uma ferramenta inovadora, com tecnologia de ponta. A instituição desenvolveu internamente o site por meio de estudos de usabilidade da ferramenta e do usuário. Os perfis de pessoas que acessam o site foram levantados, e o grande diferencial foi o design focado nesses usuários, onde podem encontrar as informações facilmente.

De acordo com o responsável pela arquitetura de informação do novo site, Guilherme Marques, o layout foi feito pela Bolt Brasil, e o sistema foi obra da PdCase, sob gerência de Marcio Oya da Fundep.

Site validado
Outra metodologia aplicada foi o teste pelos próprios candidatos e usuários. Ao longo das análises, foram observadas impressões importantes sobre a adequação, a facilidade (ou dificuldade) de navegação e o comportamento dos candidatos frente às mudanças propostas. O objetivo foi verificar, complementar e validar, em situações de uso real, os acertos e erros na interface do sistema que podem dificultar o acesso e a navegação pelas páginas. Os usuários foram escolhidos em um cadastro voluntário realizado no próprio site de concursos da Fundep. Os dados foram filtrados e os participantes selecionados de acordo com perfis de candidatos predefinidos estrategicamente – inclusive um com deficiência motora.

Projetos futuros
O aprimoramento do portal é constante e já estão planejadas novas funções para o site. Uma delas é a área personalizada para instituições, onde poderão acompanhar em tempo real e online cada etapa do concurso e acessar informações como número de candidatos inscritos e os cargos mais concorridos. Outra possível novidade para o futuro é o pagamento das inscrições por meio de cartão de crédito. Os usuários ainda podem acessar a área de concursos pelo site da Fundep, pois os sistemas estão rodando paralelamente.


Nenhum comentário :