Seplag-MG faz avaliação intermediária de sites governamentais

Nenhum comentário
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou na semana passada a Avaliação Intermediária de Evolução dos Sítios Governamentais, que norteará as equipes responsáveis pelos sites de órgãos do Governo Estadual na adequação à Resolução nº40, de 18 de julho de 2008, que alterou os critérios com os quais os sítios de Governo devem ser desenvolvidos.

São avaliados 78 itens com critérios que vão da acessibilidade, passando pelos conteúdos, busca, controle e medição, desempenho, identidade visual, segurança, serviços, tecnologia e usabilidade até a interatividade com o cidadão. Foram avaliados 76 sites de secretarias, fundações e companhias estaduais. As avaliações anteriores podem ser consultadas aqui.

De acordo com Lisley Amaral Teixeira, responsável pelas avaliações, a 12ª avaliação de sítios governamentais será feita a partir do dia 1º de dezembro. "Gostaríamos de contar com a colaboração de todos, no sentido de verificarem os problemas e solucioná-los o quanto antes, para que em dezembro, todos possam atingir uma melhor pontuação e também cumprir o Acordo de Resultados", escreveu Lisley em e-mail enviado aos responsáveis pelos sites avaliados.

Para se adequar à resolução, a Prodemge, agências que atendem esses órgãos e equipes internas estão se desdobrando. O manual de consulta que informa como as avaliações são feitas e detalha melhor cada item pode ser baixado aqui.

De acordo com a última avaliação intermediária, a menor nota foi atribuída ao site do Sistema Nacional de Empregos de Minas Gerais (SINE), que ficou com 30,77%. Já a maior nota foi para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que ficou com 95,89%. O site Inclusão Digital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) ficou com 60,22% e o site da Seplag com 60,25%. Confira as notas de outros sites aqui.

Os órgãos governamentais que tiverem dúvidas ou não concordarem com algum item da avaliação podem entrar em contato pelo 3253-5766 ou neste e-mail.

Nenhum comentário :