Governo de Minas cria Observatório de Inclusão Digital

Nenhum comentário
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), lançou esta semana o Observatório de Inclusão Digital de Minas Gerais (OID-MG), iniciativa que sistematiza, em um único portal, informações de diversos órgãos relacionados à inclusão digital e social. Coordenado pela Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital e desenvolvido a partir do conceito das novas mídias sociais, utilizando ferramentas da web 2.0 (NetVibes), o OID-MG é uma rede de sites que permite o acompanhamento das ações e iniciativas nas áreas da ciência, tecnologia, informação e ensino a distância em Minas Gerais e no Brasil.

Hospedado no site da Inclusão Digital, o portal automatiza minuto a minuto informações de órgãos e entidades como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Nacional e Emater MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Nacional e Embrapa MG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), entre outros. No OID-MG os internautas também têm acesso a serviços como programação de cursos, envio de torpedos gratuitos para celulares, extrato de FGTS, calendários de feriados, Google Maps, entre outros.

“O maior desafio contemporâneo da humanidade é encontrar e processar informações em tempo hábil, acompanhando a velocidade com que o mundo caminha. Com a criação do Observatório de Inclusão Digital, Minas Gerais leva, por meio de um único site, informações sobre diversos órgãos e entidades, regionais e nacionais, a 190 milhões de brasileiros. Isso graças à web, que é, hoje, o maior canal de comunicação do planeta”, diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal.

O Observatório da Inclusão Digital mantém, também, informações atualizadas e detalhadas do projeto estruturador do Governo de Minas “Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado. Possibilita, ainda, acesso ao FormaMinas - canal de divulgação e relacionamento do Centros Vocacionais Tecnológicos e telecentros, aberto as empresas, comunidade e outras redes sociais, que permite estabelecer parcerias a partir da troca de informações e experiências. No FormaMinas, a pessoa, independentemente da entidade a qual é vinculada, tem a possibilidade de realizar cursos, participar de chats e outras atividades oferecidas pela web 2.0.

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

Projeto estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital, tem como missão promover a inclusão digital e a capacitação profissional com a realização de cursos presenciais e a distância. Hoje, a Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado conta com 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 Telecentros, colocando Minas Gerais como o estado a possuir o maior programa de inclusão digital do país.

Os CTVs são equipados com duas salas de inclusão digital montadas com 20 computadores cada, sala para videoconferência, Laboratório Vocacional e o Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE). Já os Telecentros contam com uma sala montada com a cinco a 10 computadores.

Os Laboratórios Vocacionais oferecem capacitação profissional nas áreas do comércio, indústria e serviços. Entre os diversos cursos realizados estão: artesanato, cafeicultura, gemas e jóias, hotelaria, turismo, fruticultura, piscicultura, combustíveis alternativos, entre outros. Na modalidade ensino a distância são encontrados cursos nas áreas de educação, comportamento, finanças e informática.

Via Agência Minas

Nenhum comentário :