Novo site da Fundep

Nenhum comentário
O site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) foi totalmente reformulado. Além de novo projeto gráfico, as informações e acessos foram organizados a partir de extensas pesquisas sobre os perfis e preferências dos próprios usuários do site.

Com a revitalização, o objetivo foi tornar o site mais atraente e fácil de navegar, além de contribuir para a atualização e produção de conteúdos cada vez mais relevantes e interessantes para os diversos públicos e parceiros.

Acompanhando a evolução estratégica da Fundação, o novo site da Fundep também foi desenvolvido para levar um entendimento mais claro da missão e do negócio da instituição, assim como dar mais visibilidade aos produtos e serviços, potencializando as oportunidades de negócios para a Fundep e para os parceiros.

Usabilidade e Acessibilidade
O novo site da Fundep foi desenvolvido a partir das opiniões, impressões e sugestões dos próprios internautas, por meio de mais de um ano de pesquisas com clientes, parceiros e usuários, além de metodologias de usabilidade e design centrado no usuário.

O processo de reestruturação utilizou as referências do World Wide Web Consortium (W3C). Dessa maneira, o site da Fundep pode ser acessado em diferentes navegadores. É possível acessá-lo sem utilizar o mouse, por meio de teclas de atalho, e fazer opções por letras maiores e por uma tela com contraste destacado para facilitar a leitura. Ele também permite que um programa leitor de telas acesse o conteúdo, facilitando não somente para o deficiente mas qualquer usuário com dificuldade motora ou escassez visual.

Estrutura Validada
Outra metodologia aplicada foi o teste do site pelos próprios usuários. Ao longo das análises, foram observadas impressões importantes sobre sua adequação, a facilidade (ou dificuldade) de navegação e o comportamento das pessoas frente às mudanças propostas na nova página. O objetivo foi verificar, complementar e validar, em situações de uso real, os acertos e erros na interface do sistema que podem dificultar o acesso e a navegação pelas páginas.

O novo site da Fundep usa gerenciador de conteúdo Compose, da Bhtec, e foi desenvolvido em conjunto com a Bolt Brasil e a Mapa Digital, sob orientação de Guilherme Marques.

Opiniões e sugestões para comunica@fundep.ufmg.br

Fonte: site da Fundep

Nenhum comentário :