Takenet completa 10 anos

Nenhum comentário
Inovação é a principal característica da história da Takenet. A empresa, que caminhou sempre lado a lado com o mercado do SVA no Brasil, completa 10 anos de existência, com diversos cases de lançamento de produtos que marcaram a história da utilização de serviços no celular no país. A Takenet possui o maior portifólio de conteúdo mobile da América Latina, entre músicas, imagens, vídeos e jogos e também foi responsável pelo primeiro ringtone produzido no Brasil.

A Takenet conta com a colaboração de mais de 100 profissionais nos escritórios de Belo Horizonte (sede), São Paulo e Santiago do Chile, dos quais mais da metade trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa iniciou o mercado de SVA, e vem marcando sua presença nele pelo pioneirismo. O primeiro site WAP também foi produzido pela Takenet; “O “Shazan!” era um diretório com sistema de busca que servia para catalogar todos os mobile sites que encontrávamos na época” conta Marcelo Oliveira, Sócio-fundador da empresa.

Nesses dez anos, a Takenet desbravou o mercado de celulares e atendeu operadoras nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Peru, Equador e hoje foca principalmente no Brasil e no Chile, oferecendo todo tipo de conteúdo e produtos como a plataforma de VAS Gateway Tangram e o SMS a Cobrar e Patrocinado. Foi a visão empreendedora dos sócios que deu origem à empresa; “Percebemos que estávamos diante de uma grande oportunidade e excepcionalmente bem posicionados. Conhecíamos o que acontecia nas operadoras através do nosso contato com a antiga Telemig (atual Vivo), sabíamos das novas funcionalidades de dados (SMS, acesso a Internet, etc.) que seriam lançadas, dominávamos o estado da arte em desenvolvimento de software de comunicação de dados e, mais importante de tudo, conhecíamos os anseios dos consumidores através do dia-a-dia no atendimento das lojas e da assistência técnica” afirma Marcelo.

Em 2008, a Takenet investiu 20% de sua receita em pesquisa e infra-estrutura. “Nossa meta é estar sempre buscando a inovação. Através dessas pesquisas, conseguimos desenvolver produtos como o Torpedão, que permite a criação eficiente de Portais Móveis para marcas, empresas ou comunidades, e o SMS a Cobrar, que existem há pouco tempo, mas já têm excelente aceitação no mercado” conta Juliano Braz, sócio e Diretor de Operações da empresa.

Atualmente a empresa se prepara para a evolução da indústria das telecomunicações, o que o mercado está denominando Telco 2.0. Essa nova etapa da telefonia móvel, assim como a Web 2.0, possibilita a terceiros atores (provedores de serviços, desenvolvedores, agências de publicidade etc.) criarem novos aplicativos. “A nossa visão é que o Torpedão se torne a camada que integra todos esses novos aplicativos e serviços com as operadoras de celular” afirma Braz.

Os principais clientes da Takenet são Vivo, Claro, TIM, Oi, CTBC, Nextel, Brasil Telecom, Amazônia Celular, Sercomtel, Movistar e Entel PCS e seus principais parceiros são Disney, Universal, Arena Mobile, Glu, Warner Music Group, MTV, Som Livre, DeckDisc, Warner Bros, ABER e ABEM.


Nenhum comentário :