Governo de Minas libera acesso a redes sociais para servidores do Estado

2 comentários
O governador Aécio Neves assinou na semana passada decreto que autoriza todos os órgãos e entidades da administração pública estadual a liberarem o acesso de seus funcionários às ferramentas interativas da Web 2.0. O objetivo da medida é facilitar a troca de informações entre os servidores por meio de novas tecnologias de comunicação da internet. O decreto assinado pelo governador foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais na edição dessa sexta-feira (11/12).

O decreto considera ferramentas interativas da Web 2.0 os sistemas de informação por meio de redes sociais estruturadas na internet, como comunidades virtuais, blogs, wikis, serviços de edição, hospedagem e compartilhamento de arquivos digitais, serviços de difusão audiovisual por IP.

“O governo entende que precisa buscar esses novos instrumentos que a nova tecnologia traz para passar informações de tudo aquilo que o governo faz e também de forma que os nossos próprios servidores possam interagir com as informações que são geradas através desses instrumentos. Hoje, informação é geração de conhecimento. Não há como um governo que quer se abrir, se aproximar da sociedade, fazer com que os servidores estejam mais próximos dos cidadãos, ficar criando restrições a esse tipo de acesso”, explicou a secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena.

O acesso à Web 2.0 começa a ser liberado ainda este mês. “O gestor de cada secretaria está orientado como deve ser feita essa liberação. Haverá um monitoramento, mas sem restrição do uso dessas ferramentas. Vamos saber quanto tempo o servidor está ficando logado, como já se sabe hoje. Mas a abertura é ampla e irrestrita. A liberação é gradual, depende de cada órgão ou entidade. Vamos nos reunir com todos os gestores para dar as instruções, e a partir da segunda quinzena de dezembro, já na semana que vem, o acesso já fica liberado”, explicou Renata Vilhena.

O Governo de Minas, através de suas assessorias de comunicação, está presente em redes de compartilhamento de imagens, como o flickr; compartilhamento de vídeos, no youtube; blogs, que permitem interação com os internautas, e redes sociais como twitter.

Por meio do projeto TEIA, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Governo de Minas tem também transmitido on-line vários de seus eventos, além de oferecer capacitação gratuita na utilização de ferramentas da Web 2.0 para a promoção de negócios e incentivo à inovação.

O governador de São Paulo, José Serra, havia tomado a mesma medida em julho desse ano. Algumas fontes afirmam que o governador Aécio Neves estuda a possibilidade de criar um perfil oficial no Twitter. Os perfis atuais (aecioneves10, aecioneves_, aeciopsdb e aecionevesmg) são falsos ou não-oficiais.

2 comentários :

Guilherme Teixeira disse...

Até que enfim alguém pensou!
A mentalidade dos que pensam que os servidores vão ficar no orkut foi vencida pela que pensa que todos tem que ter acesso ao que chamamos de rede colaborativa. Mas penso que campanhas que levem os servidores a uma utilização correta da ferramenta serão necessárias.

Parabéns ao Governo de Minas!

Lucas Petes disse...

concordo. também acho necessário algum tipo de trabalho com os servidores pra um bom uso das redes e ferramentas. babar no orkut e cuidar de farmville o dia todo é complicado.