Grupo Trampulim publica novo site e reestrutura comunicação on-line

Um comentário
Grupo reforça a presença digital por meio de parceria com a Plan B

A agência de comunicação digital PlanB reformulou o site do grupo de circo Trampulim, umas das principais equipes que trabalham com a linguagem circense em Belo Horizonte. O endereço traz a história do grupo e informações atualizadas sobre os espetáculos e os profissionais neles envolvidos. Fotografias de objetos da arte circense também foram feitas especialmente para o novo site.

Para tornar o lançamento do site ainda mais interessante, o grupo colocou no ar o hot site www.soupalhaco.com.br com funções inéditas. Uma delas é o detector de palhaços, engenhoca que reconhece a imagem do público do hot site pela webcam, aplica o nariz de palhaço na imagem da pessoa e a envia para o “Hall da palhaçada”, galeria de fotos dos palhaços detectados. A imagem também fica disponibilizada para o público, que pode compartilhá-la via e-mail, Twitter e Facebook.

Novo site
As atualizações do novo site podem ser feitas pelo próprio grupo, com autonomia, rapidez e agilidade. “Notícias, fotos e vídeos estarão mais acessíveis ao público”, comenta o diretor do Trampulim, Tiago Mafra. “Também planejamos produzir conteúdos para Pod Casts e Video Casts, nos quais disponibilizaremos entrevistas com artistas e pesquisas do grupo. Além dos conteúdos sobre palhaços, haverá informações para pesquisas acadêmicas, treinamentos de outros grupos e difusão da história e das metodologias utilizadas nas artes cênicas, principalmente no circo e no palhaço”, continua.

Investimento em redes sociais
“Além de um belo e funcional site, vamos inaugurar uma linha de atuação do Trampulim no mundo digital, por meio da utilização de redes sociais, extremamente importantes para manter o contato direto com o público”, explica Tiago. Ele conta que, há alguns anos, o grupo iniciou experimentos e investigações sobre a linguagem do palhaço em mídias digitais e que, agora, com a parceria da Plan B, a atuação nesses meios é planejada estrategicamente. Poliana Tuchia, formada em artes cênicas e integrante do grupo de palhaços, ficará responsável pelo monitoramento e atualização da comunicação on-line. O trabalho inclui otimização das ações no Orkut e Facebook; publicação de um blog com notícias diárias; criação de canais no Flickr —para postar fotos— e no Youtube, para vídeos. “Queremos levar para todos os cantos do planeta nossa essência, que é o jogo proposto pelo palhaço. O palhaço já traz em sua natureza a interatividade, o riso e a brincadeira. Nosso objetivo é que cada ação on-line traga esses conceitos de uma maneira surpreendente e singular”, complementa Poliana.

Trampulim e PlanB
No final de 2008, Tiago Mafra e o diretor de Novos Negócios e Administração da PlanB, Clécio Wanis, tiveram a ideia de estabelecer uma parceria. “O trabalho do Trampulim é muito importante para a cultura e a agência apoia iniciativas como essas. Desenvolvemos a estratégia para o novo site e fornecemos o auxílio em comunicação digital e em gestão de rede para gerar mais resultados em relacionamento. O grupo já possuía trabalhos em redes sociais, os fãs são engajados. Estamos organizando e dando forma à nova comunicação on-line”, ressalta Clécio. Ele conta que cerca de dez profissionais da agência, das áreas de criação e planejamento, estão envolvidos no trabalho. “Todos estão muito motivados, têm liberdade e recursos excelentes para criar, que incluem elementos do circo como palhaços, figurinos, cores, malabarismos, tudo muito lúdico”, registra.

“Faz algum tempo que buscamos uma parceria que nos completasse, nos desse suporte, alimentasse e criasse junto com a gente. Não temos dúvidas de que achamos as pessoas certas. Nesses poucos meses de trabalho, o profissionalismo, a criatividade, a perspicácia e a abertura dos profissionais da PlanB já nos impressiona. Estamos cheios de ideias e boas surpresas para o futuro”, vislumbra Tiago.

Sobre o Trampulim
O Grupo Trampulim foi fundando em 1994, por Rogério Sette Câmara e Inimá Santos, também idealizadores da Spasso Escola Popular de Circo. Em 1998, o grupo se desvinculou da escola, consolidando-se como umas das principais equipes que trabalham com a linguagem circense em Belo Horizonte. Em 2006, Adriana Morales e Tiago Mafra passaram a dirigir o Trampulim. O foco do trabalho está nos espetáculos de circo, que incluem o trabalho do palhaço, da música, das artes cênica. “A reformulação é constante, porque estamos sempre pesquisando, promovendo e participando de oficinas e workshops”, comenta Tiago Mafra. “Outras vertentes de nossos trabalhos estão nos projetos com a comunidade vizinha, com crianças e adolescentes, sem apoio financeiro externo, e na produção de espetáculos direcionados para empresas”, completa.

Ao todo, o grupo já criou mais de doze espetáculos, números e performances, além dos vários projetos sociais e empresariais. Em 2007, foi responsável pela realização do Ímpeto ‐ Invasão Mundial de Palhaços e Todos os Outros, festival inédito em BH. Em 2009, o grupo ganhou os prêmios Sesc‐Sated e Sinparc de Melhor Atriz de Teatro Infantil para Adriana Morales e Sinparc de Melhor Ator de Teatro Infantil para Tiago Morales. “Em 2005, fizemos uma extensa turnê pelo Canadá. Estamos conquistando destaque no cenário nacional e internacional”, comemora Tiago. Existem também as experimentações multimídias, iniciadas em 2006, e que resultaram em um conteúdo artístico digital consolidado em 2009.




Crédito foto: André Fossati
Na foto: Poliana Tuchia, Adriana Morales, Milagros Vazquez e Tiago Mafra

Um comentário :

Ronaldo Gazel disse...

Ambos os projetos ficaram fantásticos! Parabéns a todos!