quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estágio de ASP.Net Developer na Bhtec

Área: Manutenção Evolutiva e Corretiva em ASP.Net

Como um Estagiário Nível 2 da Equipe ASP.Net, você trabalhará diretamente com os desenvolvedores seniores e com os arquitetos de sistemas da Bhtec. Se você gosta de desafios, tem boas idéias, gosta de tecnologia e empenha-se sempre no que faz, então este trabalho é pra você!

Responsabilidades e atribuições:
* Manter e dar suporte aos projetos desenvolvidos pela equipe e contratados pelos clientes Bhtec.
* Desenvolver demandas evolutivas nos aplicativos e sistemas gerenciados pela equipe.
* Ajudar e colaborar no desenvolvimento de novos projetos.

Requisitos:
* Bons conhecimentos de Orientação a Objetos (OO).
* Conhecimentos em C#, ASP.Net 3.5 SP 1, IIS
* Banco de Dados SQL Server (Oracle desejado, mas não mandatório)
* Conhecimento dos preceitos da metodologia SCRUM
* Noções de HTML, JavaScript, CSS
* Conhecimento de AJAX e JQuery
* Noções de UML
* Facilidade para trabalhar em equipe

Outras Informações:
* Horário: 40 horas por semana, das 08h às 18h, de segunda à sexta
* Benefícios: vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde
* Bolsa: R$1.000,00
* Local de trabalho: Belo Horizonte/MG

Cadastre-se aqui.

Challenge faz ação no Twitter para a 25ª edição do InfoconInforuso

A Challenge Innovative Technologies criou e implementou uma ação no Twitter para a InfoconInforuso, que tinha como principal desafio despertar o grande público para a 25ª edição do evento. Este ano o tema principal são as práticas ambientais sustentáveis adotadas no setor de TI. Além da ação no Twitter, a empresa criou também um blog.

A ação, que começou na última quinta-feira, 24, véspera do evento, termina hoje, dia 30. “Serão sorteados um netbook e quatro bolsas para os workshops técnicos da Challenge. Para participar do sorteio, basta seguir o twitter do Infoconinforuso e retwittar a seguinte mensagem: RT@infoconinforuso “A Inforuso 2009 vai dar cursos e até um netbook no Twitter. O sorteio será entre seus seguidores”, disse Guga Barbosa, diretor de Criação da Challenge IT.

A mecânica da promoção é a seguinte: a cada 200 seguidores será sorteado uma bolsa para o workshop da Challenge Innovative Technologies. Ao atingir a marca de mil seguidores, o netbook será sorteado. O regulamento completo da ação está no portal da Infoconinforuso bastando clicar em “Promoção Twitter”. Antes de iniciar a ação, haviam apenas 16 seguidores do evento. Com a implantação da ação, este número saltou para 500 seguidores já no primeiro dia do evento e agora (quarta, dia 30, 14h35) está com 645.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Plug Minas promove mostra de arte e tecnologia


1ª tec arte será realizada em Belo Horizonte de 28 de setembro a 2 de outubro

Atento ao cenário de propostas alinhadas à cultura digital e às artes, o Plug Minas promove a I tec_arte – Mostra de Arte e Tecnologia do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital. De 28 de setembro a 2 de outubro, o auditório do Plug Minas, localizado na Rua Santo Agostinho, 1.271, bairro Horto, recebe a maior estrutura de infláveis construída pelo arquiteto Paulo Waisberg. Dentro do espaço, os visitantes passam de espectadores a contribuintes das obras, devido à interatividade que a arte cibernética propõe.

Responsável por criar e programar as interações, a empresa Coddart disponibiliza a obra volúmens, uma composição com cubos que reagem aos sons produzidos em seu entorno com cores e texturas e mtˆ2, um sequenciador musical formado por uma matriz tonal controlada através de toques. Além das obras propostas pela Coddart, estará disposto no espaço um dispositivo de realidade aumentada, desenvolvido pela 3bits, no qual é possível apontar objetos para a câmera e interagir com objetos tridimensionais, combinando assim elementos virtuais com o ambiente real.

A I tec_arte também apresenta o Web Cam Game “Resgate das bandeiras”, fruto do projeto Micronações do Plug Minas que, após quatro semanas de workshop com cerca de 200 jovens, gerou bandeiras dos bairros do entorno do Plug Minas, região leste da capital e de Sabará.

Como ação educativa, o Plug Minas oferece, gratuitamente, um workshop de wordpress para 40 jovens estudantes de escolas públicas estaduais, entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Todos os participantes do workshop receberão lanche e transporte gratuitos. A I tec_arte é fruto de uma parceria do Plug Minas com a Coddart, On Projeções e Waisberg’s Architectural Adventure.

Serviço:
Evento: I tec_arte – Mostra de Arte e Tecnologia
Data: 28 setembro a 2 outubro (segunda à sexta-feira).
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h30
Local: Plug Minas, Rua Santo Agostinho, 1.271, Horto, BH.

BH Shopping comemora seus 30 anos com site novo

Em comemoração aos seus 30 anos, o BH Shopping acaba de lançar um novo site. O projeto foi desenvolvido pela Bhtec e:House, agência responsável pela comunicação online do shopping.

Para a reformulação, foi realizada uma pesquisa com os diferentes públicos do shopping, buscando entender as necessidades e preferências de cada um. Para continuar as comemorações, o BH Shopping prepara um exclusivo blog de moda, a ser lançado em breve.


FICHA TÉCNICA:
Atendimento: Ana Carolina Mendonça
Planejamento e Arquitetura de Informação: Priscila Cunha e Venâncio Faria
Criação: Ronaldo Gazel
Redação: Érica Navarro
Produção: Carlos Braga
Programação: Elizabeth Queiroz

Nitrato reformula site para RGV&LC Advogados

Novo portal para a área jurídica reúne o que há de mais moderno em design e arquitetura de informação

A Nitrato assina um dos mais diferenciados projetos de comunicação online para o setor jurídico do Brasil. O projeto foi desenvolvido para o escritório Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados, um dos maiores e melhores do país e atualmente considerado um dos mais admirados na América Latina. Com site bilíngue, o objetivo é tornar o site da empresa referência internacional em assuntos jurídicos e estreitar o relacionamento com seu amplo público.

Segundo o diretor de Negócios da Nitrato, Daniel Diniz, o destaque desse projeto é a área denominada ‘Conhecimento’, que reúne, como um portal, as últimas atualizações de diversos tipos de informação. “Essa intensa produção de conteúdo, além de privilegiar a produção intelectual do escritório e de ser do interesse do público, tornou-se um importante aliado para o bom posicionamento em sites de busca (projeto de S.E.O.). Além disso, integra as campanhas de mail marketing e as estratégias de rede social, como o Twitter”.

O projeto anterior, também desenvolvido pela Nitrato, promoveu um aumento de 35% nas visitas a partir de resultados em sites de busca. A expectativa para esse novo lançamento, portanto, é de ótimos resultados em um curto espaço de tempo.


Sense8 assina projetos para Pitágoras e M&Guia

A Sense8 publicou dois novos projetos na semana passada. O primeiro deles é o hotsite do Vestibular Pitagoras, desenvolvido em parceria com a Tom Comunicação. "Aproveitando a idéia do "Vai deixar passar?", desenvolvemos um relógio em que as pessoas enviam suas fotos representando um numeral, e são exibidas num relógio que existe no hotsite", conta Renato Amarante, diretor de negócios da Sense8. Em uma semana, o hotsite teve 28 mil pageviews e já foram enviadas mais de 600 fotos. "Claro, a minoria é aprovada", completa.


Outro projeto bacana lançado pela agência foi o site da M&Guia. A M&Guia lançou no dia 18 de agosto sua nova coleção Primavera/Verão e inaugurou sua loja no Pátio Savassi no dia 23 de setembro. Juntamente com estes lançamentos, foi lançado o site institucional da marca, que conta com o CMS da Sense8 "Oito 4.0" para gerenciamento de seu conteúdo, atualizado semanalmente.


Entidades contratam webdesigners freelancers em BH

O amigo jornalista Carlos Teixeira traz ao blog Mercado Web Minas a seguinte dica:

Duas ONGs e uma entidade profissional da área médica procuram webdesigners freelancers para o desenvolvimento de projetos de sites. As entidades também estão à procura de indicações de especialistas em Joomla e Drupal para suprir demandas de desenvolvimento de portais. O trabalho poderá ser executado de casa.

Se você se encaixa nesse perfil ou conhece alguém com essas características, faça contato agora mesmo através do e-mail e.comunicador@gmail.com dizendo que ficou sabendo da oportunidade através do blog Mercado Web Minas.

Os projetos serão detalhados a partir de outubro.

Infelizmente não foi possível obter mais informações. Boa sorte nas negociações!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vagas da Semana no Mercado Web Minas

Inovate Propaganda (BH)
Programador
Atividades: Desenvolvimento e manutenção de sites,portais e apresentações on-line.
Necessário: Profissional pró ativo e comunicativo; Sólidos conhecimentos e experiência em desenvolvimento PHP/MySQL; Conhecimento de Html e Css; Conhecimentos de javascript (especificamente JQuery); Noções de XML; Noções de Flash e action script.
Desejável: Experiência com desenvolvimento web, utilizando ferramentas Adobe. Experiência ou Noções de CMS (Drupal, wordpress, joomla).
Extras: Experiência em Agência de Publicidade
Curriculos para barone@inovatepropaganda.com (indicação do blog Mercado Web Minas)

----------

AeC Consulting (BH)
Estagiário de Webdesign
Descrição: estagiário irá atuar no departamento de design e criação; Necessário possuir conhecimento intermediário nas seguintes ferramentas: Adobe photoshop, Corel Draw, macromedia Dreamweaver e Flash; Linguagem de programação HTML, DHTML, utilização de folhas de estilo (CSS) e tabless.
Acesse o www.vagas.com.br e procure pelo código de vaga 152316 ou aqui. (indicação do blog Mercado Web Minas)
Via MinasCom


----------

Nutcase Comunicação (BH)
Designer digital
Descrição: Profissional com experiência em criação e montagem de sites.
Currículos e portifólio até dia 30 de setembro para querotrabalhar@nutcasecomunicacao.com.br. (indicação do blog Mercado Web Minas)
Via MinasCom


----------

Universidade Federal de São João del-Rei
Estágio: avaliação de usabilidade

As professoras Elisa e Cristiane, da Universidade Federal de São João del-Rei, estão coordenando um projeto da UFMG de avaliação de usabilidade de um sistema integrado de defesa social. É um projeto da FUNDEP ligado ao CRISP. Elas precisam de 2 estagiários bons em entrevistas, observação, avaliação heurística e que sejam bons designers também. Os interessados precisam de ter disponibilidade de horário de, pelo menos, um turno para aplicação da entrevista e observações.

O valor da bolsa é de R$600,00 + R$50,00 (vale) + cartão BHBUS. O projeto terá duração de 4 meses (outubro a janeiro) e o interessado precisa se dedicar umas 15 a 20 horas semanais. Interessados, enviar e-mail para crisnerinobre@gmail.com. O projeto começa em outubro. (indicação do blog Mercado Web Minas)
Via [cc] do [caiocesar]


----------

Mind – Marketing Internet Digital (BH)
vaga de Web designer
Criação e manutenção de sites, estruturação de páginas, hotsites, animações em flash.
Dominio nas ferramentas: Dreamweaver, Photoshop, Flash, Ilustrator, HTML + CSS + Tableless.
Procuramos profissional dinâmico, pró-ativo e ágil.
Currículo para midiasocial@mindbr.com.br com portfólio e no assunto – Vaga de web designer. (indicação do blog Mercado Web Minas)

Vaga de Programador
Requisitos: Domínio de PHP 5, Banco de dados MySQL ou PostgreSQL, Programação orientado à objetos, Conhecimento em Javascript, Experiência com gerenciamento de conteúdo (Joomla, WordPress, etc.), Desenvolvimento em tableless (XHTML e CSS).
Desejável: Conhecimento em Ruby on Rails, Conhecimento em AJAX, Conhecimentos em Javascript Frameworks (jQuery, Prototype) e Photoshop.
Procuramos profissional dinâmico, pró-ativo e ágil.
Currículo para midiasocial@mindbr.com.br com assunto – Vaga de programador. (indicação do blog Mercado Web Minas)

----------

Oi FM(BH)
Estágio de Comunicação no site
A Oi FM de Belo Horizonte está com vaga de estágio (30 horas por semana / 6 horas por dia) para estudantes de comunicação (Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing) a partir do 5º período. É necessário possuir conhecimentos em Photoshop, internet e Pacote Office.
Atividades: Atualização do site da Oi FM e auxiliar no desenvolvimento de ações da rádio no departamento de web/sva.
Benefícios: Salário R$465,00 + VT.
Currículos para gustavoesposito.oifm@gmail.com
Início imediato! (indicação do blog Mercado Web Minas)

----------

CEVIU
Ao abrir a página, as primeiras vagas listadas são de São Paulo. Dê um control + F e digite "Minas Gerais" na busca para ir para a parte da página que lista as vagas em Minas Gerais. Vagas de 28/09/2009.

domingo, 27 de setembro de 2009

Sebrae-MG tem 3 vagas para Analista Técnico em TI

Analista Técnico I

• Formação completa na área de Tecnologia da Informação;
• Desejável pós-graduação, preferencialmente na área de software;
• Experiência em desenvolvimento de aplicativos em linguagem para Web;
• Experiência em design de software;
• Experiência em criação de layouts, desenvolvimento de páginas web, criação de animações e banners e bons conhecimentos de HTML;
• Conhecimentos de ASP.NET e AJAX, C#(sharp) e Microsoft Visual Studio 2005/2008; SQL Server 2000/2005/2008, Webservices;
• Conhecimentos dos conceitos empregados no MS-SharePoint, tais como Feature e Webpart;
• Conhecimentos e habilidade para trabalhar com ferramentas nativas do SharePoint 2007 (listas, bibliotecas, Templates, LOB, forms e workflow);
• Conhecimentos em SharePoint Designer;
• Conhecimentos de XHTML, CSS, JavaScript, Photoshop, Illustrator e flash.

Etapas do processo

• Análise curricular
• Prova de conhecimentos específicos
• Avaliação de habilidades e perfil
• Entrevista

Salário R$3018,37
Carga Horária: 8 horas diárias / 40 horas semanais
Local de trabalho: Belo Horizonte

Benefícios: Plano de Saúde, Seguro de Vida, Vale Alimentação, Previdência Privada

Os interessados deverão enviar currículo para a portaria do Jornal Estado de Minas (situada a Rua Goiás, 14 Centro – Belo Horizonte/ MG CEP 30190-030), ou para selecionar.recrutar@gmail.com sob o Cód. 0037.

----------

Analista Técnico I

• Formação completa na área de Tecnologia da Informação;
• Desejável pós-graduação em análise de sistemas ou áreas afins;
• Conhecimentos em linguagens de programação Web (javaScrip, XML, CSS, HTML, DHTML, Ajax, Java, .Net, PHP, Flex Builder, ActionScript, aplicações AIR;
• Desejável experiência em suporte em ERP Datasul, criação de UPC e EPC Datasul;
• Desejável conhecimentos em linguagens Webspeed e Progress;
• Experiência em desenvolvimento de sistemas de informação;
• Inglês Técnico.

Etapas do processo

• Análise curricular
• Prova de conhecimentos específicos
• Avaliação de habilidades e perfil
• Entrevista

Salário R$3018,37
Carga Horária: 8 horas diárias / 40 horas semanais
Local de trabalho: Belo Horizonte

Benefícios: Plano de Saúde, Seguro de Vida, Vale Alimentação, Previdência Privada

Os interessados deverão enviar currículo para a portaria do Jornal Estado de Minas (situada a Rua Goiás, 14 Centro – Belo Horizonte/ MG CEP 30190-030), ou para selecionar.recrutar@gmail.com sob o Cód. 0038.

----------

Analista Técnico I

• Formação superior completa na área de Tecnologia da Informação;
• Desejável pós-graduação, preferencialmente na área de Gestão da informação;
• Experiência na Administração e Suporte de Portal Corporativo/ Intranet;
• Experiência com ferramentas de GED/ECM;
• Conhecimentos e habilidades para trabalhar com ferramentas nativas do MS-SharePoint (Listas, Bibliotecas, Templates, Webparts);
• Conhecimentos de HTML, JavaScrip.

Etapas do processo

• Análise curricular
• Prova de conhecimentos específicos
• Avaliação de habilidades e perfil
• Entrevista

Salário R$3018,37
Carga Horária: 8 horas diárias / 40 horas semanais
Local de trabalho: Belo Horizonte

Benefícios: Plano de Saúde, Seguro de Vida, Vale Alimentação, Previdência Privada

Os interessados deverão enviar currículo para a portaria do Jornal Estado de Minas (situada a Rua Goiás, 14 Centro – Belo Horizonte/ MG CEP 30190-030), ou para selecionar.recrutar@gmail.com sob o Cód. 0039.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aliás e 18 promovem campeonato de Call of Duty 2


Começou nesta terça, 22 de setembro, o Desafio das Agências, que teve como pré-jogo a disputa entre a Aliás Comunicação e a 18 Comunicação. O Jogo foi realizado na Savassi (MPGames) e o placar final foi Aliás 3x1 Dezoito.

As agências interessadas em participar deverão entrar em contato através do twitter com o @tumati ou @stemamo para saber como se inscrever.

Em breve todas as informações estarão também disponíveis no site da competição: www.desafiodasagencias.com.br.

Infocon Inforuso Sucesu 2009 em BH

O mais tradicional evento de tecnologia da informação e comunicações de Minas Gerais terá como tema central “TI Verde”.

Na próxima semana, entre os dias 28 e 30 de setembro, o CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos recebe o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicações - TIC, a 25ª edição do Infocon Inforuso Sucesu, promovido pela Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais – Sucesu-MG, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. O tema central desta edição é “Tecendo as redes de uma TI sustentável”, que tem como finalidade divulgar práticas ambientais sustentáveis que estão sendo adotadas no setor de TI. Para cada dia de evento é esperado o público de 300 congressistas que poderão fazer suas inscrições gratuitamente no site www.sucesumg.org.br.

O Infocon Inforuso é o principal evento do setor realizado anualmente em Minas Gerais, dirigido a empresários, profissionais de TI e interessados em geral. Neste ano, em sintonia com questões econômicas e sociais, o evento abordará assuntos relacionados ao tema TI Verde, que engloba conceitos de sustentabilidade, reciclagem, novas formas de produção, gasto e custo de energia e atitudes responsáveis para com o meio ambiente e a sociedade.

A sustentabilidade ambiental é um tema em foco nas discussões da sociedade e alcança todos os setores da economia. Segundo o presidente da Sucesu – MG, Márcio Tibo, a área de TI é um setor transversal que promove a utilização intensiva de recursos e necessita estar preparada para responder aos anseios de uma nova ordem mundial. “A TI Verde deve significar, nas estratégias corporativas, muito mais do que apenas uma troca de equipamentos. Trata-se de uma bandeira, que está sendo levantada em todo o mundo. Pensar verde cria alternativas, que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental, por isso a escolha desse tema para a 25ª edição do Infocon Inforuso Sucesu”, explica Tibo.

Ainda segundo o presidente, tratar o lixo eletrônico, programar as impressoras para imprimir na frente e verso e realizar vídeo conferencias para diminuir o uso de meios de transportes que poluem o ar, fazem parte de um extenso rol de ações que poderiam ser adotadas. “A busca é pela conscientização de todos e pela mudança ou adoção de novos de procedimentos. Nesse caso até vantagens econômicas podem impulsionar investimentos em sustentabilidade e meio ambiente” acrescenta.

O evento será focado na discussão de como o ambiente de TI pode ser otimizado, reduzindo custos e impactos ambientais, aumentando a eficiência energética e facilitando a manutenção e gerenciamento para os sistemas de infra-estrutura física de TI.

Para o evento a Sucesu MG conta com a parceria de importantes empresas como o CDI – Comitê de Democratização da Informação, FEAM, Cemig, Ceinfor (Fumsoft, Sindinfor, Assespro e Sucesu), Prodemge, entre outras.

Compondo a programação serão realizadas 15 palestras de diferentes temas como TI Verde; Informática Pública; Arquiteturas de aplicativos / SOA/ BPM/ ECM; GRC; Business Intelligence (BI); Soluções para Data Center (Servidores, Virtualização, Monitoração, Segurança, Cloud Computing); dentre outros.

Para abrir a grade da programação será realizada a palestra especial “O futuro da Tecnologia da Informação e o novo papel das TIs nas organizações”, com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Gartner, César Velloso, responsável pelo desenvolvimento da região do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Também no dia 28 serão realizadas as palestras “Comunicações Unificadas” e “Soluções Inteligentes de Atendimento” com a coordenadora de produtos da Embratel, Nathalie Pfaff.

Outro Keynote confirmado é o palestrante Ricardo Neves, professor colaborador de Educação Executiva em instituições como Business School São Paulo (BSP) e o Ibmec Rio, além de sócio-diretor da itC Consultoria. “Tempo de pensar fora da Caixa” é o título da palestra que ele irá ministrar durante o evento, de mesmo nome de um de seus livros, que aborda a grande transformação das organizações rumo à economia do conhecimento. Ainda na programação consta a palestra ”Ameaças e oportunidades da TI sustentável para o setor” a ser ministrada pelo presidente do Comitê para a Democratização da Informática - CDI-MG,Roberto Francisco de Souza.

A programação completa, com a relação de palestras pode ser acessada no site do evento.

Doação de equipamentos
O Comitê para Democratização da Informática - CDI Minas, ONG que atua como ação social da SUCESU-MG, estará presente na 25º Infocon Inforuso, com um espaço para receber doação de computadores e impressoras em condições de uso. Os equipamentos doados terão dois destinos: projetos de inclusão digital, conhecidos como CDIs Comunidade ou destinados aos cursos profissionalizantes de montagem e manutenção de micros, oferecidos a jovens menos favorecidos. Somente no estado de MG, o CDI em parceria com a SUCESU, mantém 26 CDIs Comunidade. Estes espaços são centros de aprendizagem da informática, que oferecem cursos básicos e avançados, além de se tornarem locais para ofertas de serviços, ações empreendedoras e geração de trabalho e renda.

Carro elétrico
Uma novidade que está dando o que falar é o carro elétrico desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outras empresas de tecnologia e instituições de pesquisa. O projeto, que é 100% elétrico e se traduz como um veículo ecológico, com emissão zero de poluentes e, praticamente sem ruídos, pode ser visitado durante a 25ª Edição do Infocon Inforuso Sucesu 2009, nos três dias de evento.

O carro desenvolvido pela FIAT é o modelo Palio Weekend, sendo a versão elétrica equipada com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgm), que faz de 0 a 60 km/h em 9 segundos e leva o veículo a velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, as baterias podem ser 100% recicladas, evitando assim o problema de descarte de lixo.

O Brasil é considerado um ambiente ideal para o desenvolvimento desse tipo de carro, já que grande parte da eletricidade gerada no país vem de hidrelétricas, ou seja, uma energia limpa e barata.

Empresas devem se adequar a lei
A partir da Política Estadual de Resíduos Sólidos, de acordo com a lei estadual 18031-2009 de 12 de janeiro de 2009, as empresas passarão a ser ativas na proteção e melhoria da qualidade do meio ambiente no que se refere a resíduos sólidos oriundos das atividades de TI. Elas deverão promover ações para garantir que o fluxo dos resíduos sólidos gerados pela TI seja direcionado para a sua cadeia produtiva ou para cadeias produtivas de outros geradores. Quem se omitir poderá receber desde uma advertência até multas diárias.

Além disso, um grupo de trabalho, formado pela FEAM, e que conta com a participação do CDI Minas como representante da SUCESU MG, está elaborando, conjuntamente e por consenso, uma minuta de Deliberação Normativa a ser encaminhada ao COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, para regulamentar a questão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Estado de Minas Gerais. Um projeto piloto para tratamento deste tipo de resíduo está sendo preparado e a proposta será conhecida durante o 25º Infocon Inforuso Sucesu.

Infocon Inforuso Sucesu 2009
Data: 28 a 30 de setembro de 2009
Local: CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Endereço: Av. Belém, 40 – Bairro Esplanada
Mais informações: www.infoconinforuso.com.br
Telefone: 31-3280-3300

iMasters e PagSeguro realizam workshop para desenvolvedores em BH

O iMasters está organizando um novo evento em BH: um workshop gratuito de e-commerce para desenvolvedores, em parceria com o UOL PagSeguro. Será na próxima segunda-feira, 28/09, pela manhã.

O objetivo é gerar networking entre os desenvolvedores, com um café da manhã, mostrar os modelos de negócio que o UOL PagSeguro oferece para desenvolvedores lucrar com o serviço, e também palestras com profissionais que são referência na área, como é o caso de Elcio Ferreira, Diretor da Visie.

A equipe do UOL PagSeguro e técnicos do UOL também estarão presentes para conversar com os desenvolvedores e saber quais são as necessidades e melhorias que podem ser realizadas para otimizar o serviço.

Tudo isso, além de prêmios e coffee break, em uma manhã muito proveitosa para profissionais de internet.

Faça sua inscrição agora aqui. As vagas são limitadas! O workshop será no Hotel Mercure da Rua dos Guajajaras, 885. A inscrição é gratuita.

Palestrantes:

  • iMasters

    Elcio Ferreira, Visie Padrões Web

    Elcio Ferreira começou a desenvolver software para a web em 1996. Trabalhou em empresas como Microsiga e Gelre. Em 2005 fundou a Visie Padrões Web, empresa que já treinou equipes de desenvolvimento de empresas como Terra, Globo.com, iG e Editora Abril. Elcio é referência no Brasil em assuntos como padrões web, Javascript, Ajax e boas práticas de desenvolvimento web.

  • iMasters

    Daniela Melo, PagSeguro

    Formada em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, atuou na engenharia desde 1997 nas multinacionais Siemens e IBM. Uniu a engenharia com a área de comunicação formando-se em Publicidade na Universidade Mackenzie em 2004. Trabalha com e-commerce desde 2002, há três anos no UOL e no PagSeguro desde o seu lançamento em junho de 2007.

Why Digital assina novo site da Sonafe

A Why Digital acaba de lançar o novo site da Sonafe: Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, SP, que irá estreitar os laços entre associado e a associação. O site teve inspiração em um projeto de um cliente do mesmo segmento: Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, Assobrafir (também de São Paulo). O intuito é divulgar a preocupação em incentivar a capacitação contínua de seus especialistas e mostrar seu apoio às suas atividades e atuações, bem como atrair, desenvolver e motivar os Fisioterapeutas a aumentarem a representatividade do segmento, para garantir a excelência e expansão de seu trabalho.

Vagas da semana no Mercado Web Minas

FCriativos
A agência tem duas vagas para diretor de arte em Belo Horizonte.
Início imediato.
Envie seu portifólio para fred@fcriativos.com.br

Aliás Comunicação
Contrata programadores de interface.
Responsabilidades: Desenvolvimento, implementação e gerenciamento de websites, intranets, extranets e grandes portais.
Requisitos: Experiência com projetos de internet; Interesse em comunicação e marketing; Experiência em projetos de desenvolvimento de software em ambiente web; Conhecimentos em ambiente web, CSS, Java Script, HTML, Tableless; Usuário “pesado” de internet (“heavy user”); Desejável experiência em bancos de dados MySQL e PHP.
Horário de trabalho: 09h às 18h.
Salário: À combinar, de acordo com o nível do candidato.
Currículos para mateus@alias.com.br e marcos@alias.com.br

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vaga de Analista de Comunicação (jornalista) - BH

* Formação em Jornalismo
* Experiência de 6 meses em Assessoria de Comunicação;
* Necessário Inglês intermediário e conhecimentos em informática.
* Desejável curso de Português.
Atuar na Assessoria de Comunicação de empresa de grande porte.

Cadastre-se no www.vagas.com.br e procure pelo código de vaga: 200245

Uni-BH utiliza redes sociais para mais interação com alunos

Para estreitar o diálogo e o relacionamento com os alunos do Uni-BH, o Grupo Anima Educação, responsável pela gestão da instituição de ensino, abriu frentes nas redes sociais da internet. A PlanB foi contratada para planejar o trabalho, que incluiu criação do blog e perfil no Twitter, reestruturação do perfil do Orkut e lançamento de canais oficiais no Youtube e Flickr. Neles, as informações sobre a instituição são constantemente atualizadas. Em um mês, 3.800 pessoas visitaram o blog. Nos diversos canais das redes sociais, foram mais de 360 interações diretas com a marca Uni-BH por meio de comentários, perguntas, críticas e sugestões.


A coordenadora de marketing do grupo Anima, Grazielle Mendes, está satisfeita com os resultados. “Acreditamos no novo conceito de relacionamento nos tempos pós-internet e, para isso, continuaremos investindo em projetos que atinjam nosso aluno onde ele estiver. Poucas instituições no Brasil possuem essa visão inovadora.”

Jardim high-tech no Shopping Cidade

Para registrar a chegada da primavera, Shopping Cidade cria um espaço com projeção de imagens e propõe interação com clientes

Setembro começa com a certeza de que a primavera está próxima. Para registrar esse momento, que influi diretamente na moda e na economia, o Shopping Cidade prepara uma intervenção digital, batizada de Jardim Virtual. Trata-se de uma ação high-tech que pode ser conferida até 30 de setembro, com entrada gratuita, na Praça Central do mall, localizada no Piso Tupis. Essa atividade, elaborada pelo departamento de marketing do Shopping Cidade em parceria com a empresa Mídia Ativa, se resume em exibição de imagens no espaço, que conta com 70 metros quadrados. Ao todo, são projetados sete trabalhos, cujo diferencial é a possibilidade de interação com os clientes.


Criatividade à flor da pele

Em uma das projeções, o cliente verá bolas no chão e, quando encostar com os pés em uma delas, as afastará, como se as tivesse chutado. Em outra, um gramado se transforma em flores quando pisado. De acordo com a coordenadora do marketing, Amanda Monteiro, o mall pretende, por meio do Jardim Virtual, interagir ainda mais com os clientes. “Optamos por fazer um trabalho high-tech com a finalidade de inovar. Queremos dar boas-vindas à primavera com bastante criatividade”, explica.

Confira as projeções:













Multiweb lança novo site da Gomobie - empresa de móbile marketing de BH

O desafio do projeto foi reformular o site da Gomobie para inaugurar uma nova fase da comunicação da jovem e moderna empresa. A Gomobie oferece soluções inovadoras em mobilidade para produtos e serviços fazendo com que estejam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Atendem clientes como Una, Albano’s, Tim, SPFW - São Paulo Fashion Week, Hemominas, Rádio Itatiaia, Claro. Torpedo Vip, Controle de automação, Baixa Express são algumas das soluções oferecidas pela empresa.


A Multiweb criou uma forma diferente de navegação, horizontal, onde o internauta é levado a experimentar algo parecido com a interação do Iphone.

Ficha técnica:
Designer de Interface: Renato Carmo
Desenvolvimento HTML e Flash: Olavo Xavier
Designer de Interação: Bruno Camargos
Programação: Lucas Fagundes
Aprovação pelo cliente: Lúcio Santana

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Alexandre Estanislau da Bolt fala sobre o futuro da web na Pucminas e no congresso de Webdesign em BH

De acordo com recente pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, o Brasil é um dos países que mais acessa redes de relacionamentos e blogs, com cerca de 80% de audiência online nestas mídias. O público brasileiro dedica 23,1% do tempo que permanece na web a esses perfis de sites. O crescimento mundial das redes sociais é duas vezes maior que qualquer outro dos quatro principais setores da web: busca, portal, software para PC e e-mail.

“O dado acima confirma o que costumo destacar nas minhas palestras, que a internet deixou de ser uma simples ação online e passou a interferir na vida e no dia-a-dia das pessoas. Isso é irreversível, e as pessoas precisam se conscientizar desta nova realidade”, alerta o designer Alexandre Estanislau, Diretor de Arte e Criação da Bolt Brasil Comunicação Digital.

Para falar sobre o assunto, Alexandre foi convidado para palestrante em dois eventos importantes que serão realizados em Belo Horizonte (MG), esta semana.

Nesta quarta-feira, 23/9, entre 8h30 e 11h, ele participa da Semana de Comunicação da Pucminas, Campus São Gabriel, conversando com estudantes do curso de Hipermídia sobre design, inovações, tecnologia e carreira no mercado digital.

No sábado, dia 26/9, às 9h, Alexandre Estanislau fará a palestra de abertura do 14º EDTEC – Encontro de Design e Tecnologia Digital, que será realizado no Belo Horizonte Othon Palace (Afonso Pena, 1050 - Centro). O evento, promovido pela Arteccom, é considerado o maior sobre internet do Brasil e percorre nove capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Próximo Quinta Digital com inscrições até 25 de setembro

Quinta-feira da semana que vem é dia de mais um Quinta-Digital. O convidado da vez será Matt Montenegro, publicitário fundador do site de camisetas Superlatido, falando que "Fracassos próprios ensinam mais que sucessos alheios". O evento promete ser uma conversa bem humorada sobre os obstáculos, fracassos, sucessos e ansiedades que cercam um projeto de médio e longo prazo.

* Dia: 01/10/2009
* Horário: 20h
* Local: Catado de Idéias
* Valor: R$ 35,00 (incluido entrada + jantar)

Não deixe para a última hora. Inscrições até esta sexta-feira, 25 de setembro. Garanta já a sua vaga!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bhtec lançou dois novos projetos semana passada

O primeiro deles foi o hotsite da nova coleção Primavera-Verão comemorativo dos 30 anos do BH Shopping. Como no BH Shopping as primaveras sempre foram recheadas de estilo, dessa vez não seria diferente. Prestes a completar 30 anos, o BH Shopping lança seu hotsite de Primavera-Verão, desenvolvido pela Bhtec. Nele, além de conhecer o que não pode faltar no guarda-roupa da próxima estação, você confere dicas de lugares, livros e filmes interessantes, e aprende a preparar drinks deliciosos. Tudo para aproveitar bem a época mais colorida do ano.


Outra novidade foi a Nova Faculdade de Contagem. A cidade é o segundo maior município mineiro, distante apenas 21 km da capital, e acaba de receber novos investimentos na área da educação. Até o final do ano, a cidade contará com a primeira unidade da Nova Faculdade. Neste contexto, a Bhtec desenvolveu o site da instituição. Mais do que do site, a Bhtec será responsável por toda comunicação online da Nova Faculdade. A diretora executiva da mantenedora, Renata Castro, afirma que “o ambiente online é a própria Instituição fora da sua estrutura física”. O que demonstra a responsabilidade e a valorização da faculdade com o ambiente web. Siga também o Twitter da Nova Faculdade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vagas da Semana no Mercado Web Minas

aBMídia - Contrata Diagramador
O profissional deve ter conhecimento avançado de Adobe Indesign, CorelDraw e Office 2003 e 2007. Horário Integral. Salário à combinar.
Currículos para: abmidia@abmidiabh.com.br

---------

Sense8 - Contrata programadores de interface
Descrição: Profissional para atuar como programador juntamente com a equipe de desenvolvimento.
Responsabilidades: Desenvolvimento, implementação e gerenciamento de websites, intranets, extranets e grandes portais.
Requisitos: Experiência com projetos de internet; Interesse em comunicação e marketing; Experiência em projetos de desenvolvimento de software em ambiente web; Conhecimentos em ambiente web, PHP, XML, DHTM, CSS, Java Script, HTML, Tableless; Usuário “pesado” de internet (“heavy user”); Experiência em bancos de dados MySQL.
Horário de trabalho: 09h às 18h.
Salário: À combinar, de acordo com o nível do candidato.
Currículos para amarante@Sense8.com.br

--------

Site esportivo em BH
Procura-se estagiário de jornalismo para trabalhar em site esportivo em Belo Horizonte. A partir do 4º período. Importante experiência com sites ou blogs e essencial gostar e entender de esportes. De segunda à sábado, de 9 às 15h.
Bolsa: 400 reais + VT
Currículo para vgrissi@gmail.com com assunto ESTÁGIO ESPORTE.
Via lista [vagasjornalismo]

--------

Cia do Traço - Contrata estagiário Flash
Necessitamos urgente de estagiário que tenha conhecimento básico em flash e html, e que tenha vontade de aprimorar seus conhecimentos.
Local: Planalto
Oferecemos: R$ 500,00 + vale transporte
Curriculos para contato@ciatraco.com.br

--------

CEVIU
Ao abrir a página, as primeiras vagas listadas são de São Paulo. Dê um control + F e digite "Minas Gerais" na busca para ir para a parte da página que lista as vagas em Minas Gerais. Vagas de 19/09/2009.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Workshops Técnicos e de Gestão em TI na Challenge

Promoções:
Trazendo 2 amigos para fazer o workshop, o terceiro é de graça.
Fazendo 2 workshops, o terceiro é de graça.

Workshops técnicos:

Setembro

28 a 02 de Outubro - Visual Studio Team System + Scrum

Outubro

05 a 09 de outubro - Desenvolvendo Web com ASP.NET básico (ASP.NET 2.0, ADO.NET, Visual Studio 2008)
13 a 16 de outubro - Desenvolvendo Web com ASP.NET Avançado (ASP.NET 3.5, AJAX, MVC, JQuery)
19 a 23 de Outubro - Conhecendo e Implementando o MS Windows SharePoint Services 3.0
26 a 30 de outubro - Análise de Ponto de Função

Novembro

03 a 06 de novembro - Introdução ao Business Inteligence (BI) e Data WareHouse 09 a 13 de novembro – Visual Studio Team System + Scrum 16 a 20 de novembro – Melhores Práticas: Search Engine Marketing (SEM) / Search Engine Optimization (SEO)
23 a 27 de novembro - Testes de Software

Dezembro

30 a 04 de dezembro – Introdução ao Microsoft Silverlight

Workshops de gestão:

Setembro

19/09 - Gerenciando Serviços de TI com ITIL v2
26/09 - Sustentabilidade e TI Verde

Outubro

03/10 - Desenvolvimento ágil de projetos com SCRUM para times de SCRUM
17/10 - Gerenciamento de Projetos essencial com PMBOK
24/10 - Gerenciamento de Projetos essencial com PMBOK
31/10 - Gestão de Estratégias com Balanced Scorecard

Novembro

07/11 - Desenvolvimento ágil de projetos com SCRUM para donos de projetos
14/11 - ITIL v2 - Gerenciando Serviços de TI
21/11 - Gerenciamento de Projetos essencial com PMBOK
28/11 - Gerenciamento de Projetos essencial com PMBOK

Dezembro

05/12 - 6 Sigma - Melhorando a competitividade e lucratividade

Clique na imagem abaixo para mais informações:

Vagas em várias áreas na Bertholdo (BH)

Dica do designer Guilherme Medeiros.

A Bertholdo Consultoria contrata:

Estágio em WEB Design
Cursando Desenho Industrial, Comunicação Visual, Design Gráfico, Artes Visuais ou Publicidade, capacitados a criar, avaliar e desenvolver projetos gráficos para WEB. Com domínio em HTML e Flash. Serão considerados diferenciais: conhecimentos em CSS, Tableless, Corel Draw e noções de programação WEB, em especial, Javascript e PHP
Bolsa auxílio e benefícios a combinar Horário: parcial

Estágio na área de programação PHP
Necessário ter conhecimentos em HTML, banco de dados MY SQL e programação orientada a objetos. Será considerado um diferencial conhecimentos em Smarty, Javascript, CMS, Ajax ou Linux.
Bolsa auxílio e benefícios a combinar.

Desenvolvedor PHP
Com experiência em análise de sistemas, modelagem UML e banco de dados MSQL. Será considerado diferencial conhecimentos e/ou certificação em Gerenciamento de Projetos.
Formação : graduado em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação (serão aceitos alunos cursando o último período);

Estágio em Análise de Sistemas
Cursos: Ciência da Computação ou Sistema de Informação;
Descrição: O candidato(a) deverá possuir conhecimentos em modelagem UML e documentação de sistemas. Deve-se possuir boa redação. Será considerado diferencial conhecimento em programação PHP ou JAVA.

Curriculos para rh@bertholdo.com.br (indicação do blog Mercado Web Minas)

A Bertholdo fica na Av. Professor Mário Werneck, 881 - Conj. 302 | Buritis | Belo Horizonte | MG | Cep.: 30455-610 | 31 3243-7397

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Instituto Brasileiro de Direito e Contabilidade contrata estagiário de comunicação - BH

Vaga para estágio em Comunicação Social - Jornalismo no Instituto Brasileiro de Direito e Contabilidade em Belo Horizonte.

Exigências: cursar o 5° ou 6° período; boa redação; facilidade de comunicação

Atividades:
- Manutenção de site;
- Auxiliar na produção de textos;
- Enviar releases e fazer follow-up;
- Clipar notícias institucionais e de interesse da empresa
- Enviar notícias do clipping para parceiros;
- Organizar e atualizar as mailings;
- Participar das rotinas relacionadas à comunicação.

Expediente: de 8 às 13h.

Remuneração: R$ 450,00.

Curriculos para ascomteixeira@hotmail.com (indicação do blog Mercado Web Minas)

1º Festival de Software Livre de BH

Com objetivo de apoiar e disseminar o uso do software livre na educação e na saúde, promovendo a interação dos usuários e entusiastas desta plataforma, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realiza o 1º Festival Software Livre de BH. O encontro reunirá profissionais, estudantes e apaixonados pela filosofia do software live, já que Minas Gerais é um dos estados que mais utiliza essa plataforma no país e a ESP-MG é uma das poucas instituições públicas que utiliza-o 100%, apoiando e incentivando o uso desta iniciativa.

No evento, de acesso gratuito, serão realizadas palestras, mini-cursos, oficinas e install fests tanto para iniciantes quanto para níveis mais avançados. O intuito do evento é agrupar cada vez mais os profissionais e entusiastas das diversas áreas da tecnologia, divulgando e ampliando o alcance da filosofia do Software Livre.

Venha participar! Traga o seu computador pra instalarmos o GNU/Linux!

Data: 26/09/2009

Local: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais*
Av. Augusto de Lima, 2061 Barro Preto – BH/MG
*Entrada pela Rua Uberaba
Ponto de referência: Av. Augusto de Lima (Prédio Azul na esquina entre Av. Barbacena e Rua Uberaba), ao lado do Instituto São Rafael.

Data limite para inscrição: 25/09/2009

Informamos que esse é o 2º lote de inscrições que será para transmissão simultânea de eventos e oficinas que acontecerão no auditório.

Informamos que nosso auditório tem capacidade para 115 pessoas.

Site oficial do evento.

Realização:

Instituto Xopotó contrata Estagiário de Comunicação - BH

O Instituto Xopotó busca estudante para a vaga de Estagiário de Comunicação, em Belo Horizonte. Desejável estar cursando jornalismo e/ou comunicação integrada.

Atividades/perfil do candidato:
Auxiliar a Diretoria de Relações Institucionais e a Assessoria de Comunicação;
Auxiliar na produção de textos;
Relacionar-se com a imprensa;
Dar manutenção e alimentar o site;
Elaborar e enviar releases;
Clipar notícias institucionais;
Clipar notícias relevantes e enviar aos colaboradores;
Enviar notícias do clipping para parceiros;
Redigir textos para projetos e ações do Instituto;
Auxiliar na organização e cobertura de eventos;
Organizar e atualizar os mailings;
Criar e/ou auxiliar na criação de peças gráficas;
Solicitar a criação de peças institucionais e dos projetos à agência de publicidade e fazer o acompanhamento com a mesma;
Negociar e aprovar orçamentos junto a prestadores de serviços;
Acompanhar a execução de serviços contratados junto a terceiros;
Solicitar material de escritório e da comunicação quando necessário;
Elaborar ofícios, publicações institucionais e textos de divulgação e orientação;
Registrar por meio fotográfico as ações e eventos realizados;
Manter contato com comunidades e órgãos;
Todas e quaisquer rotinas relacionadas à comunicação;
Manter-se atualizado quanto aos novos procedimentos e processos inerentes à sua área de atuação;
Executar outras tarefas correlatas, quando necessário.

Currículos para vivian.ramos@xopoto.org.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ADMITE-SE: Novo portal de empregos dos Diários Associados será lançado dia 20



Os Diários Associados lançam, no dia 20 de setembro, seu portal vertical de empregos, o Admite-se, por meio de sua unidade de negócios Portal - Classificados Web S.A, da qual também fazem parte os portais Vrum, de veículos, e Lugar Certo, de imóveis.

Com inserção de dados pessoais e profissionais de maneira gratuita, o portal oferece uma ferramenta de inclusão de currículo prática e que exclui a necessidade de preenchimento de longos formulários. Em junho, na primeira etapa do projeto, o portal entrou no ar para captação de currículos e, nos três primeiros meses de atuação, foram mais de 75 mil currículos cadastrados.

A partir de domingo, o Admite-se passa a oferecer o mais completo conteúdo para desenvolvimento profissional, com matérias, blogs e pesquisas de mercado. Com notícias e informações sobre carreira, mercado de trabalho, concursos e desenvolvimento profissional, o portal é ideal para quem busca se informar sobre o assunto. Todo o conteúdo será gerado pelos mais de 10 jornais envolvidos no projeto.

Outro diferencial da ferramenta é a possibilidade de se criar vários tipos de perfis por cadastro, possibilitando ao internauta destacar experiências diferentes para cada vaga a que se candidatar.

Para as empresas interessadas em buscar um profissional no mercado, o Admite-se oferece a mais moderna ferramenta de job search do mercado nacional, além da possibilidade de colocar a vaga disponível em qualquer dos 10 jornais participantes, em poucos cliques.

LÍDERES

O portal Admite-se é a versão de internet dos classificados de empregos dos jornais líderes em circulação e classificados impressos de 10 estados brasileiros. De forma gratuita, uma ferramenta simples e eficiente gera cadastros de currículo e busca de oportunidades de trabalho disponíveis no Brasil. O novo endereço visa ainda proporcionar ao empregador uma ferramenta de fácil utilização, que busca de forma assertiva o profissional de seu interesse.

INVESTIMENTO
Ao todo, mais de R$ 1 milhão está sendo investido em desenvolvimento, infraestrutura, divulgação e na compra de uma tecnologia inovadora de job search chamada BrainHunter. A ferramenta é desenvolvida por uma empresa líder em portais de recrutamento e seleção no Canadá, que gerencia, hoje, milhões de currículos e centenas de portais de recrutamento em todo o mundo. O alto investimento foi feito para disponibilizar um portal com o que há de mais moderno e prático em job search disponível no mercado.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mais Vagas da semana no Mercado Web Minas

Assistente de Produção - 3Bits
Profissional capaz de: ajudar no gerenciamento de projetos; delegar tarefas e responsabilidades à equipe; acompanhar e garantir a execução das demandas; é indispensável noções de processos de criação web e multimídia, bom relacionamento para trabalho em equipe e bom humor.
• Benefícios: Assistência Médica
• Regime de contratação: CLT
• Horário: Integral.
• Salário: a definir.

Envio de currículos para contato@3bits.net (indicação do blog Mercado Web Minas)

----------

Estágio de Web Designer - ADSV
Horário: 09h às 16h (com uma hora de almoço).
Salário a combinar.
Curriculos para adsv@adsv.com.br (indicação do blog Mercado Web Minas)

----------

Estágio em Desenvolvimento Web - PrimeiroEstilo
Vaga para Programador PHP/MySQL com conhecimentos de diagramação HTML/CSS. O estagiário vai trabalhar com desenvolvimento de sites e sistemas on-line. Bolsa de 1 salário + transporte, para período de 6h/dia. Curriculos para filipe@primeiroestilo.com.br

Via [cc] do Caio Cesar

----------

Assistente de Comunicação - BH
Cooperativa de Trabalho Médico seleciona profissional que esteja cursando Relações Públicas. Conhecimentos Imprescindíveis: Comunicação, novas tecnologias de informação e comunicação, língua portuguesa, retórica, oratória, negociação, política e cultura geral.
Remuneração: R$ 899,80 (Inicial)
Benefícios:VT + VR (9,00) + Assit. Médica + Seg. de Vida
Horário: Seg. à Sexta - 8:00 às 18:00
Currículos para: v.sabrinarh@yahoo.com.br especificando no assunto: Assist. Comunicação.

Via Rede RP

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bolt Brasil completa dez anos de mercado e analisa evolução da comunicação digital no país

Em 2005, quando a internet completou dez anos de história no Brasil, era impossível imaginar que verbos hoje incorporados ao nosso vocabulário, como twittar, blogar, plugar ou linkar, seriam imprescindíveis na vida de muitas pessoas pouco mais de quatro anos depois. A comunicação, que antes era forte através do contato direto e pessoal, por meio do telex, fax ou carta, hoje se efetiva na presença virtual. Skype, MSN, Orkut, Smartphone, SMS marketing, Twitter, entre outros, estão entre os veículos que possibilitam encurtar as fronteiras da comunicação digital.

Paralelo a esta evolução do mercado web, a mineira Bolt Brasil Comunicação Digital, que completou dez anos de atuação em agosto, acompanhou os principais avanços da comunicação online nesta última década. Para a empresa, interatividade e mobilidade sempre nortearam as estratégias com os clientes na web.

"Quando iniciamos a trajetória da Bolt, a maioria das empresas da publicidade tradicional não avaliava o potencial da web e não se preocupava em investir nesta área. Nossa atuação diferenciada e os primeiros resultados conquistados com os clientes fizeram com que, em pouco tempo, a atenção se voltasse para o segmento digital", lembra André Saliba, Diretor Comercial.

O início
André Saliba fundou a Bolt Brasil com os sócios Alexandre Estanislau e Marco Antônio Estanislau, que continuam à frente da gestão da empresa. O início da história foi marcado pela inovação, atributo que acompanha os principais passos da organização há uma década.

Alexandre lembra que, em 1999, atuava como designer freelancer para empresas de porte em Minas Gerais na época, entre elas Arezzo e NET Service (atual Portal Uai). Como a demanda para estes e outros clientes foi crescendo, ele avaliou a necessidade de constituir uma empresa para ampliar o alcance das ações e a profissionalização da prestação de serviços. Foi então que André e Marco criaram um plano de negócios para a Bolt Interativa, primeiro nome da empresa, como projeto de conclusão do curso de Administração de Empresas. O plano venceu o Prêmio SEBRAE na área de novos negócios.

A partir dos dados apurados, os profissionais confirmaram que valia o investimento na empresa, pois o mercado digital iniciava sua trajetória e havia espaço para a entrada de uma nova empresa. E a Bolt já nasceu vencedora. "No início da nossa trajetória, conquistamos os prêmios do Clube de Criação de Minas Gerais por dois anos consecutivos, em 2000 e 2001, incluindo o Grand Prix nas principais categorias. A partir daí, o mercado começou a olhar de forma diferente para a publicidade online. O segmento dava apenas os primeiros passos", recorda Alexandre.

A evolução
A Bolt Interativa mudou de nome para Bolt Brasil Comunicação Digital, em 2002, ampliando sua atuação no mercado online. Alcance, agilidade, custo e interatividade eram atributos que direcionavam as ações com os clientes. "Além de mostrar que o investimento na web era bem menor que na publicidade tradicional, a Bolt conseguiu provar aos clientes que as campanhas de relacionamento digital também poderiam ser mensuradas, ampliando o alcance da marca junto ao público potencial, gerando resultados constantes", destaca Alexandre.

"Os dirigentes das empresas ainda estão evoluindo digitalmente. Alguns ainda acreditam que a modernização passa apenas pelo e-mail, MSN ou Skype, e ainda não se atentaram para a importância das campanhas digitais de relacionamento, do e-mail marketing, do marketing viral, das redes sociais, entre outros, e perdem importante espaço no mundo dos negócios via web. Mas esta visão está mudando, já sentimos o reflexo disso", reforça André Saliba.

Os diferenciais
O potencial do mercado web no Brasil é outro ponto que merece destaque e que também acompanha a história da Bolt. De acordo com recentes pesquisas de renomados institutos, o país destaca-se na internet por uma característica homogênea de seus usuários: a capacidade de se relacionar. O Orkut, por exemplo, tem os brasileiros como maior porcentagem de usuários: 49%. Dos 54 milhões de internautas, 76% no Brasil utilizam o Orkut como ferramenta de relacionamento.

A Bolt Brasil também acompanhou a evolução do e-commerce no Brasil, que atualmente está em boa fase, e que responde pelos bons resultados de muitas empresas com lojas virtuais. Em 2008, a internet movimentou mais de oito bilhões de reais, um crescimento de 30% em relação a 2007. Mais de 13 milhões de pessoas no Brasil já compraram ao menos uma vez pela web.

Segundo Marco Antônio Estanislau, Diretor da Bolt, a análise do comportamento dos usuários na internet também ajuda a construir as estratégias de negócios dos clientes no universo digital. As mulheres representam 51% dos consumidores e, em 2008, a classe C foi responsável por 42% de todas as compras. "Investir na internet está se tornando uma das melhores ferramentas de negócios para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo", avalia Marco.

Outro pioneirismo da Bolt Brasil no mercado digital foi o investimento no trabalho com mídias sociais. O tema ganhou força no Brasil no último ano, mas a agência já estudava o assunto há bem mais tempo, antenados com as tendências mundiais para o segmento. Hoje, por exemplo, a Bolt mantém duas profissionais especialistas em redes sociais monitorando as ações da empresa e também o mercado.

O Chevrolet Hall, que é cliente da Bolt Brasil desde a abertura do espaço de eventos, em 2004, está colhendo os bons resultados da utilização de recursos interativos como Twitter, Ustream, Flicker, Orkut, Facebook, entre outros, como ferramenta de negócios, para se comunicar diretamente com seu público de interesse. "Quando as empresas compreenderem a web como uma mídia que não é de massa, mas que fala com públicos específicos, e que têm características próprias e impõe ao mercado publicitário uma nova postura, as inúmeras possibilidades deste vasto universo serão mais bem exploradas", alerta Marco.

Marco Antônio Estanislau, Alexandre Estanislau e André Saliba - Foto Marina Lacerda

O blog Mercado Web Minas saúda a Bolt Brasil pelos seus 10 anos!

Entra e Sai no Mercado Web Minas - Parte 20

Luiz Filipe Penido
Ex RC Comunicação, acaba de assumir o cargo de redator publicitário da Sofia/B2web. “Estou muito motivado com esta oportunidade de fazer parte desta nova fase da Sofia Comunicação. É uma equipe jovem, com muita vitalidade e que me recebeu muito bem.”




Salomão Terra
A PlanB contratou mês passado o jornalista Salomão Terra, especialista em planejamento on-line, para o cargo de analista de Redes Sociais. Salomão já passou por agências como a Bhtec e Studio Sol e atuou como produtor cultural da Prefeitura de BH. Também colaborou com o Webinsider e outros sites. Atualmente, ele mantém os sites Opperaa e Mondo BHZ, ambos na área cultural, em parceria com a jornalista Priscila Armani. "A PlanB é uma referência forte no mercado de web. Acompanhava o trabalho da agência à distância e fico muito grato com a oportunidade. Espero me integrar à equipe e trocar experiências e conhecimentos”, revela. Foto: Fernando Craviee

----------

Clique aqui para ver outras edições do "Entra e Sai". Sabe de alguém que entrou ou saiu de alguma agência? É só avisar que o blog faz contato. Está em uma nova agência e quer participar? Saiba como.

domingo, 13 de setembro de 2009

Vagas da semana no Mercado Web Minas

Gerente de Contas - TI (BH)
Vaga Nº: 2993

Requisitos: Conhecimentos em empresas de TI com foco em vendas de serviços, fábrica de software, desenvolvimento, outsoursing e projetos. Elaboração de propostas e demais rotinas comerciais. Comercialização de pacotes de software e soluções de TI. Atividades a serem desenvolvidas: Prospecção e Comercialização de pacotes de soluções fiscais. Desejável conhecimento em soluções fiscais (Synchro, RM, Mastersaf, outros). Possuir carteira de habilitação e veículo. Escolaridade: Curso Superior e/ou Curso Técnico de TI.

----------

Redator Web na Comcad (BH)
Empresa desenvolvedora de soluções para comércio eletrônico e prestadora de serviços de marketing online contrata bacharel, ou estudante, acima do sexto período, em áreas afins (Comunicação Social, Publicidade, Produção Editorial, Jornalismo, Redação WEB, etc.), para redação de textos comerciais (descrição de produtos/serviços e informações institucionais de empresas) para internet (e, eventualmente, para mídia impressa) e assessoria de imprensa (são duas vagas). Desejavel experiência em redação de textos comerciais para internet. Salário à combinar.

----------

CEVIU
Ao abrir a página, as primeiras vagas listadas são de São Paulo. Dê um control + F e digite "Minas Gerais" na busca para ir para a parte da página que lista as vagas em Minas Gerais. Vagas de 12/09/2009.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tom Comunicação troca os Mídias por Interativos

Usiminas, Pitágoras, TIM, Fiat, entre outros grandes nomes do mercado nacional, fazem parte do portfólio da Tom Comunicação. A agência, que nos últimos 18 meses incorporou cinco importantes clientes à sua carteira, mantém a boa prática de questionar frequentemente seus modelos e, a partir dessa revisão, elaborar novas formas de atender. Dentro desse processo, a empresa acaba de demitir seus mídias e recontratá-los para a nova área de Interação. “Pensar mídia pressupõe pensar prioritariamente meios, modelo que se esgota numa época em que cada um de nós é, ao mesmo tempo, receptor e emissor de mensagens e conteúdos por inimagináveis meios. Não há mais monólogo entres marcas, serviços, produtos e públicos. O diálogo acontece em todas as direções, para o bem e para o mal. Portanto, a grande missão dos interativos da Tom é pensar pessoas, porque não se quer mais atingir o público-alvo, o que se busca, nesse século 21, é envolver o público-gente”, afirmam Vinicius Alzamora e Adriana Machado, diretores da Tom (foto ao lado).

Em entrevista abaixo, eles explicam o porquê desse processo:

Quais as novas funções dos interativos?

Os interativos têm a função de pensar formas eficazes de conexão da marca-produto-instituição com as pessoas a quem eles se dirigem. Então, eles começam o trabalho a partir do conhecimento (estruturado pelo planejamento) de quem são essas pessoas e como elas se relacionam com a marca-produto-instituição entendendo as implicações dessas relações nos seus hábitos de vida (e não mais dos “hábitos de mídia”). Daí, a função é pensar como articular as necessidades comerciais do cliente, com as peculiaridades das pessoas com as quais queremos conversar. Isso toma a forma física de um plano de interação: quais as ferramentas serão utilizadas e com qual propósito. Os interativos responsáveis pela interação digital cuidam da supervisão da implementação das ferramentas digitais (via website, hotsites, blogs, redes sociais ou ferramentas móveis); os profissionais de interação face-a-face supervisionam o desenvolvimento e a implementação de projetos em que a marca se encontra pessoalmente com seu público (o que pode se dar através de um evento, uma ação de degustação, um estande em feira e o que mais a imaginação e a verba permitirem e a necessidade demandar). Os profissionais de interação via meios clássicos planejam e negociam os melhores espaços e acompanham sua compra e comprovação. E toda a equipe se reúne para avaliar os resultados e impactos dos planos de interação.

Na prática, quais mudanças ocorrerão?

A mídia, como departamento e como um conjunto de hábitos adquiridos ao longo das últimas décadas, acaba. Criamos uma nova área dentro da agência: a interação. Seu objetivo é pensar, antes de definir que haverá o uso desta ou daquela ferramenta, quem são as pessoas com quem a marca, o produto ou a organização gostaria de interagir – onde estão, do que gostam, como vivem, como se relacionam com os produtos, serviços, marcas que estamos trabalhando. Entendendo isso, parte-se para pensar quais são os canais possíveis para promover essa interação: redes sociais, ações face-a-face, canais clássicos? Quando a solução envolve meios de comunicação de massa, todo o conhecimento já adquirido pela mídia tradicional entra em campo: da análise das pesquisas de audiência à programação e negociação com os veículos. Os profissionais de meios digitais e promoção que estavam anteriormente alocados no nosso departamento de planejamento também passaram a fazer parte dessa nova área. Tínhamos dois profissionais de “planejamento de mídia” que passaram a integrar a equipe de planejamento da agência. Eles têm a missão de compartilhar com toda a equipe da Tom o conhecimento do público a quem a comunicação se destina. Essas informações, que antes ficavam mais restritas aos profissionais e planos de mídia, passam agora a alimentar todos os que trabalham no desenvolvimento de ações: da criação à produção.

Como fazer com que toda a equipe esteja focada em um objetivo único?

Não tem um único jeito, assim como não há receita de bolo. No nosso caso, já funcionávamos em um processo interno no qual a estruturação do raciocínio se dava a partir da identificação do problema que a comunicação tem que resolver. Nosso jeito de trabalhar sempre previu uma equipe multidisciplinar junto com o atendimento na hora de receber um briefing, discuti-lo muito antes de começar o trabalho e não pensar na ferramenta antes de entendermos o que precisa ser feito. Mas também temos discutido muito as razões por trás da mudança e o que estamos buscando fazer. Toda a equipe está mobilizada na construção e implementação do novo modelo.

Qual a reação dos clientes diante dessas novidades?

Muito boa. Na verdade, esse desenho foi concebido como uma resposta às demandas deles próprios. As necessidades de comunicação dos clientes não existem de forma departamentalizada. Elas aparecem na forma de objetivos empresariais ou expectativas de desempenho de mercado. O cliente não “precisa de um outdoor” ou “de um evento”. Ele precisa aumentar o fluxo de prospects no ponto de venda, ou a participação de mercado, ou ainda, os negócios com os clientes atuais. Cabe à agência, junto com o cliente, entender a demanda e propor caminhos para que isso aconteça. Que, a propósito, podem até ser uma campanha que utilize outdoor como meio e um evento de relacionamento com seus principais clientes. Por isso, quando apresentamos esse novo desenho para eles (e fizemos isso para vários enquanto estávamos desenhando essa mudança), todos foram muito receptivos. Mais do que isso, acho que foram nossos cúmplices nesse movimento.

Como o mercado publicitário reagiu às novas propostas? Vai haver diminuição da verba do cliente para a mídia tradicional?

Temos visitado os nossos parceiros nos veículos e todos também entendem como acertada a mudança. Quanto à migração de verba, esse movimento não é novo e nem se subordina a mudanças desta ou daquela agência. Ao contrário. Todas essas transformações, do nosso processo à alocação de verba do cliente, são decorrência de uma mudança maior: a das pessoas. São elas que se movimentam mais, se informam mais e se expressam mais. Elas que provocaram uma conversação com empresas, instituições e marcas. Elas que interromperam o monólogo dos que tinham acesso aos meios de comunicação e instauraram o diálogo: sobre essas mesmas empresas, instituições e marcas com seus amigos e parentes, colegas e vizinhos, via blogs, canais de vídeo, redes sociais e até mesmo nos canais formais abertos por empresas e instituições.

Agora, essa mudança não é um sinal de que acreditamos no fim dos meios de massa, não. Ao contrário, temos convicção que o jornal, a TV e o rádio continuarão a existir. Eles vão se adaptar e se transformar frente a essa nova realidade. Mas, para tirar o melhor proveito desses meios clássicos, será preciso entender esse novo contexto. E abordá-los de novas formas.

Vocês falam de uma profunda revisão nos relacionamentos profissionais e comerciais. O que vocês querem dizer com isso?

Todos os participantes da indústria da comunicação estão refletindo sobre as grandes mudanças que assolam o setor. Não só no Brasil, mas em todo o mundo. Se, por um lado, as agências se ressentem da erosão da rentabilidade do negócio e de uma concorrência cada vez mais predatória, de outro, é inegável que cada vez mais a comunicação pode desempenhar um papel estratégico na gestão das organizações. Quer dizer, quem está na berlinda é o modelo do negócio das empresas de comunicação, não sua existência ou relevância. Entretanto, isso só é verdade para agências que se prepararam para pensar a comunicação de forma estratégica e para o diálogo com outras áreas dentro do cliente. Ou seja, além de ser capaz de entender e se fazer entender pela área de marketing e comunicação, é preciso ter consistência e preparo para dialogar com o RH, o Financeiro, o RI, a Presidência, enfim, com todas as áreas do cliente. Quando o cliente, ou prospect, consegue enxergar um parceiro assim, é possível estabelecer uma relação profissional madura e focada no alcance dos resultados que ambos, clientes e agência, almejam. Tudo isso respeitando as normas e boas práticas do setor.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vagas da semana no Mercado Web Minas

PlanB
Vaga: Atendimento/Gestor de Projetos Júnior/Pleno
Descrição: Profissional responsável pelo desenvolvimento de relacionamento com o cliente, gerindo a conta e atuando como gestor dos projetos sendo preferencialmente, desinibido, persistente e com boa comunicação.
Responsabilidades: Gerência do relacionamento com clientes; Representar a Plan B perante os clientes; Contribuir estrategicamente, orientado para oportunidades/necessidades; Acompanhamento de projetos; Apoio comercial e pesquisa; Controle de qualidade; Agir de maneira pró-ativa e preventiva para o cumprimento de prazos; Responsável por toda a documentação e formalização de decisões do cliente; Elaborar relatórios, planilhas e gráficos demonstrando a evolução e andamento dos atendimentos realizados.
Requisitos: Experiência mínima de 6 meses trabalhando como Atendimento/ Gestor de Projetos; Experiência com projetos de internet; Habilidade para vendas; Interesse em comunicação online, criatividade e planejamento; Organizado e produtivo; Orientado a resultados; Liderança; Usuário “pesado” de internet (“heavy user”).
Formação: Graduação em Comunicação, Administração, Marketing e demais cursos relacionados.
Horário de trabalho: 09h às 19h
Localização: Belo Horizonte/MG
Concorrer à vaga

------------

Filadélfia
Vaga: Programador de Interface
Requisitos: É necessário conhecimentos em Html, CSS, ActionsScript 2/3, PHP, Javascript e Webstandards.
Localização: Belo Horizonte/MG
Currículos para o Cristiano Sarmento.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Circuitos Técnicos da Challenge terão quatro cursos em setembro

Estudantes terão desconto de 25% e associados da Suceso-MG, Assespro, Fumsoft, Amadi e Ceviu terão desconto de 20%

A Challenge Innovative Technologies realizará quatro cursos em seu Centro de Treinamento em setembro, dentro do “Circuitos Técnicos”. O primeiro começou nesta terça, 8, e vai até a próxima sexta-feira, dia 11, e aborda o tema “Desenvolvendo Aplicações para Web”. O instrutor é Márcio Sete, Desenvolvedor e Arquiteto de Software Senior. O curso aborda os seguintes assuntos: ASP.NET 3.5; ASP.NET AJAX; Jquery; ASP.NET MVC e Silverlight 3.0. As aulas acontecem de 19h às 22h, na r. Gonçalves Dias, 1181 – Sala 1005 – Savassi. O investimento é de R$ 600,00 à vista ou três parcelas de R$ 200,00 (Associados Assespro, AMADI e Sucesu: R$ 480,00). Informações e inscrições pelo tel: (31) 3267-8221 ou por este e-mail.

Outro curso é o “Conhecendo e Implementando o MS Windows SharePoint Services 3.0”, de 14 a 18 de setembro (19h às 22h), com Marcelo Fernandes Pimenta, Profissional certificado Microsoft, Consultor de Tecnologias Microsoft, possui ampla experiência em Desenvolvimento .NET, WWF, Sharepoint e Windows Server.

Os próximos cursos serão "Mix 09" (Enterprise Library Nhibernate, desenvolvendo para Windows Mobílie 6), de 21 a 25 de setembro; e "Visual Studio Team System + Scrum", de 28 de setembro a 2 de outubro, com Tiago Griffo (MCAD, MCSD, MCTS Web/Windows/VSTS).

Além dos cursos a Challenge promove no próximo sábado, 12 de setembro, das 09h às 17h, o Workshop "Gestão Estratégica com Balanced Scorecard", com André Winter, Bacharel em Administração e Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade.

O workshop irá capacitá-lo no modelo de gestão estratégica baseada no Balanced Scorecard. Durante o workshop, os participantes irão se familiarizar com conceitos de gestão estratégica como Direcionamento Estratégico, Mapa Estratégico, e Indicadores de desempenho. Além disso, terão a oportunidade de entender os fatores que determinam o sucesso da gestão por BSC, e diferentes formas de integrar essa ferramenta à gestão da organização.

Investimento: Associados Assespro, AMADI e Sucesu: R$ 288,00 / Não Associados: R$ 360,00

Mais Informações: (31) 3267-8221


Corra porque as vagas são limitadas!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Portal Uai bateu recorde de acessos em julho

A audiência do portal Uai, principal investimento do Grupo Diários Associados no mundo digital, subiu 25% no 2º trimestre do ano em relação a igual período do ano passado. No mês de julho, o portal registrou 60,5 milhões de acessos. A capa, página principal do portal, atingiu a marca de 10,9 milhões de acessos. Este volume de acessos é gerado por 4,9 milhões de visitantes únicos* somados, que navegam pelos diversos canais que compõem o portal Uai.



Fonte: Google Analytics - Julho 2009
*Soma dos visitantes únicos dos canais que compõem o portal Uai.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bolt Brasil lança novo projeto: Bandas Megazine

O Bandas Megazine trata-se de um concurso promovido pelo jornal O Globo que pretende descobrir novas bandas brasileiras prometendo dar uma força às novatas. O projeto tem patrocínio da Oi Novo Som. Confira!

domingo, 6 de setembro de 2009

Multiweb Digital comemora 3 anos com expansão de sua atuação, festa e site novo!

No ano em que completa três anos de mercado como agência digital, a Multiweb expande sua atuação: deixa de fazer simplesmente sites bonitos e passa a oferecer planejamento de comunicação digital. Com foco ainda mais voltado para a estratégia do cliente, oferece consultoria em Design Centrado no Usuário, redes sociais, criação de mobile sites, desenvolvimento de sistemas, intranets e lojas virtuais, integração com SMS entre outras soluções digitais.

Além da festa de comemoração, a data foi marcada com o lançamento do novo site que apresenta cases de clientes como Empa Engenharia, Andrade Gutierrez, GoMobie, Caminas, Estúdio Breder, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lider Bebedouros.

Novos projetos também fazem parte da comemoração: Mercadinho Baby & Kids, Dale Carnegie, Perfect Óculos, Arquipélago de Manguinhos e Sindilojas-BH.

“A especialização do time da Multiweb atende às novas demandas do mercado digital, trazendo novidades e soluções cada vez mais adequadas à realidade de cada cliente. O novo foco da estratégia digital exige um atendimento personalizado e eficiente.”, ressalta Tatiana Camargos, diretora comercial da Multiweb.

sábado, 5 de setembro de 2009

Aliás fecha contrato com Software de Minas

Na última semana a Aliás fechou contrato para assumir o desenvolivmento de diversas ações de comunicação do Arranjo Produtivo Local de Software de Belo Horizonte e Viçosa. Web, feira, treinamentos e mais.

Após vencer a licitação e desenvolver, em 2008, o Plano de Comunicação e Marketing para o Arranjo Produtivo Local de Software de Belo Horizonte e Viçosa, e lançar o selo de procedência Software de Minas, em 2009, a Aliás fechou na última semana uma nova parceria com as entidades responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Estruturador de Arranjo Produtivo Local de Software, em conjunto com a Secretaria de Estado de CiÍncia, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES.

Sob a coordenação do Sindinfor e com o apoio da Assesspro, Fumsoft, Sucesu e TI Viçosa, a Aliás irá desenvolver o novo Portal do Software de Minas, que será uma referência de informação sobre a indústria de software no Estado. O portal contará também com uma intranet e extranet e já tem previstas ampliações para o ano de 2010 a 2012, contemplando diversas funcionalidades à disposição dos produtores e desenvolvedores de softwares e serviços relacionados em Minas.

Além do Portal, a Aliás será responsável pelo planejamento da participação do Software de Minas na feira Inovatec Brasil 2009, por ações de marketing direto e endormarketing, treinamento de assessorias de comunição das empresas e desenvolverá o material institucional. Todas as ações tem prazo de conclusão máximo em dezembro de 2009.

Confira o site da Software Minas.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Resumão do 2º Quinta Digital

Na última quinta-feira (3) aconteceu a segunda edição do projeto Quinta Digital, evento bem bacana idealizado pelo Alexandre Stanislau e patrocinado pelas agências Bolt, B2Web e Why Digital. O convidado da vez foi Koji Pereira, ex-Aorta e atual Dig For Design, falando sobre novas interfaces e alguns experimentos na área de realidade aumentada.

Alexandre fez a abertura às 20h30 e depois de uma breve explicação de como conheceu o trabalho de Koji, passou o microfone para o convidado.

Koji lembrou que hoje temos vários tipos diferentes de softwares, mas os periféricos são basicamente os mesmos desde os anos 70 (teclado, mouse, processador, tela). Mesmo os videogames, até o advento do Wii, tinham apenas o joystick como forma de interação. "A linguagem DOS foi a primeira revolução que tornou o computador acessível", afirmou, completando que o sonho de consumo atual é o iMac, mas que mantém as mesmas características físicas de interface de um Xerox 1973.

Comercial do Macintosh de 1984


Ele mostrou imagens de um computador da Xerox de 1973 (mouse, teclado, processador, tela) e disse que até hoje as pessoas são escravas dessa interface. "Falando um pouco de ergonomia, o computador não foi feito pra sentar direito".

Mostrou uma imagem do Ábaco, antigo instrumento de cálculo usado na Mesopotâmia há mais de 2000 anos A.C.

E explicou como funciona a Reac Table, um instrumento eletro-acústico que "sente" os movimentos dos objetos feitos pelos usuários e "responde" a esses movimentos.



Koji apresentou também alguns projetos experimentais realizados pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston, nos EUA) e pesquisados por ele em sua monografia sobre o tema. Falou também que, na hora de desenvolver algum projeto usando novas interfaces, temos dificuldade de não pensar "botão" em ambientes que devem ser pensados "multi-touch", o que me fez pensar na dificuldade dos usuários já "adestrados" ao botão a também passarem a pensar "multi-touch".

De acordo com ele, com o atual hype da Realidade Aumentada, cada vez mais se perde o conceito de "o que é um computador", dentro daquele conceito de mouse-teclado-processador-tela. No final, apresentou trechos do video "6th sense", que você confere na íntegra abaixo:



Depois da fala do Koji, o microfone foi aberto para perguntas. Boas perguntas foram feitas e alguns comentários que completaram a fala do palestrante. Isso mostrou que os participantes já estavam bem inteirados sobre um assunto ainda bem recente, que está em fase de experimentação sem muita função prática ou mercadológica, mas com grandes perspectivas a médio e longo prazo.

Para ver (ou rever) a palestra, clique aqui.
O que comentaram sobre o Quinta Digital no Twitter aqui.

Depois da palestra, voltamos para o chopp gelado (suco e refri) e um buffet caprichado: bruschetta, pão de queijo recheado, mini-linguiça, batatinha, mandioca frita e um penne com duas opções de molho e queijo ralado.


O próximo Quinta Digital será no dia 1º de outubro, com Matt Montenegro tentando nos convencer que "Fracassos próprios ensinam mais que sucessos alheios". Promete boas reflexões!

Seguidores