Assespro e InCode promovem Semana do DBA

Nenhum comentário
Saiu hoje no jornal Diário do Comércio (tem que logar)

INCODE SOFTWARE/DIVULGAÇÃO
O evento será conduzido pelo diretor comercial da InCode Software,  Dormevilly Tertius
O evento será conduzido pelo diretor comercial da InCode Software, Dormevilly Tertius

Para possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos em Arquitetura e Modelagem de banco de dados, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG) e a InCode Software promovem, nos dias 25 e 26 de março, a Semana do DBA. O evento será realizado graças a uma parceria com a Embarcadero Technologies, empresa especializada no fornecimento de ferramentas de banco de dados multiplataforma e de desenvolvimento de software.

A Semana será composta por três apresentações gratuitas e 100% técnicas. Durante as exposições, o participante obterá informações que possibilitarão o gerenciamento e controle de dados com maior segurança. Além disso, saberão como garantir a disponibilidade e eficiência 24x7 do seu banco de dados. Os workshops são voltados para profissionais de TI que trabalham com banco de dados e que desejam vislumbrar novas possibilidades em modelagem, administração, monitoramento e tuning de banco de dados.

O facilitador da Semana do DBA será o diretor comercial da InCode Software, Dormevilly Nóbrega Tertius, que possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação (TI). Na Micro Focus, o profissional atuou durante 14 anos, inicialmente como desenvolvedor, passando depois pelas gerências de sistemas, de consultoria e técnica. Em 2000, passou a trabalhar com a equipe comercial da empresa e, em 2004, assumiu a gerência Regional do Rio de Janeiro. Em 2006, atuou como diretor de Ferramentas de Desenvolvimento da Borland, em São Paulo e, posteriormente,ácomo superintendente da CodeGear. Em 2008, foi diretor de Operações Softwell/São Paulo.

O primeiro tema a ser abordado será Arquitetura e Modelagem de Banco de Dados. O palestrante Dormevilly Tertius ressalta a importância do assunto, dizendo que, com volume de informação crescente e a necessidade de disponibilizar e integrar informação por toda parte, cada vez as empresas mais requererem armazenamento para suportar todos esses dados.

Segundo Dormevilly Tertius, neste seminário, o participante saberá como conhecer e organizar seu modelo de dados, definir, compartilhar e reutilizar dicionários de dados a partir de modelos já existentes, compartilhar modelos com usuários internos/externos e como o ER/Studio Data Architect pode auxiliar na arquitetura do banco de dados.

Na parte da tarde, o assunto será Gestão de Dados e Mudança em Ambientes Heterogêneos. Conforme o diretor comercial da InCode Software, neste seminário, será possível conhecer como gerenciar ambientes multiplataforma, aumentar a qualidade dos testes de aplicações a partir da sincronização de dados entre servidor de produção e teste e visualizar o que está acontecendo no banco em tempo real.

A complexidade no gerenciamento de banco de dados, de acordo com Dormevilly Tertius, vem se tornando um desafio a cada dia. Por isso, é essencial colocar o assunto em pauta. "Fatores como diversidade de SGDB, ferramentas, ambientes de replicação, integração, conformidade e outros vêm aumentando significativamente a complexidade e o trabalho do DBA na gestão do banco de dados", acrescenta.

A última palestra, que será apresentada dia 26 de março (sexta-feira), de 14h às 17h, será SQL Turnning, Alta Disponibilidade e Eficiência de Banco de Dados 24x7. Conforme o diretor comercial da InCode Software, grande parte dos problemas de otimização de banco de dados estão relacionados a aplicações que não têm seus SQLs otimizados adequadamente, gerando, assim, problemas de desempenho das aplicações. "Uma das conseqüências disso pode ser o impacto na eficiência do banco de dados", aponta Dormevilly Tertius.

O grande problema disso é que, como lembra o diretor comercial, nem sempre há algum profissional por perto quando acontece algum imprevisto desta natureza. "E identificá-lo depois do fato consumado pode sair caro. Aumentar a qualidade das aplicações por meio da otimização de SQL e detectar problemas no banco de dados antes que eles ocorram é o que poderá ser aprendido neste webinar", afirma.

A Semana do DBA será realizada no dia 25 (quinta-feira), de 9h às 12h e de 14h às 17h. No dia 26, o evento acontece de 14h às 17h. As apresentações serão realizadas na Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG), que fica na avenida Afonso Pena, 4.000/loja 1, Mangabeiras. Informações: (31) 2514-0200.

Nenhum comentário :