“Por que o Flash tem que morrer?” é tema especial do Quinta Digital em junho

2 comentários
Recentemente, abriu-se a discussão entre os profissionais da criação e comunicação digital sobre a possível “morte do Flash”. O Abobe Flash é um software utilizado para suporte multimídia e seu uso é extremamente variado em construção de vídeos, imagens, animações e banners para web. Ele é um recurso que pode ser empregado na web, porém para funcionar precisa da instalação do Flash Player no computador.

Um dos principais motivos que envolvem a discussão da utilização do Flash ou não, é o peso de carregamento na página da web e a dificuldade de indexar o conteúdo no Google, entre outros. Um ponto importante e que amplia a discussão envolve a Apple, que em seus dispositivos móveis, como o iPad, o flash não é executado.  Outra questão considerada é a adoção dos novos padrões aberto da web, como o HTML5. Mesmo diante da discussão, existem designers e desenvolvedores de web que não abrem mão do Flash, pois consideram única sua capacidade de desenvolvimento de projetos.

O projeto “Quinta Digital”, que busca discutir idéias, tendências e novidades na área de comunicação e tecnologia coloca o tema em pauta na próxima edição. O evento com o tema “Por que o Flash tem que morrer?” acontece no dia 10 de junho, às 19h30, no Espaço Catado de Idéias (Rua Alves Pinto, 295 – Grajaú), em Belo Horizonte (MG).

Essa edição trás uma novidade no formato da discussão. Serão quatro convidados, entre profissionais do mercado que atuam em áreas distintas. “Escolhemos um formato diferente, um bate-papo onde todos podem e devem participar, para tornar a conversa ainda mais interessante, com inúmeros pontos de vista e opiniões. Essa é a parte rica da proposta do debate”, afirma o idealizador do projeto, Alexandre Estanislau, Diretor de Arte e Criação da Bolt Brasil.

Para conversar sobre o assunto, participam do evento os seguintes convidados:
Antônio Júnior - Ilustrador e programador. Trabalha com internet há dez anos e atua há quatro anos como desenvolvedor e animador em Flash na agência Lápis Raro. Atuou anteriormente com grandes clientes como: Jaeger-LeCoultry, Doctor Romanelli, Hummer, MTV, Unimed, Samarco, Belgo, Líder, Mercantil do Brasil, Governo de Minas, entre outros.

Caio César - Professor, consultor e pesquisador em marketing, usabilidade, comunicação e tecnologia. É Mestre em Administração, especialista em comércio eletrônico e graduado em Publicidade e Propaganda. Trabalha há 14 anos com comunicação e tecnologia e coordena o curso de especialização em Design de Interação no IEC/PUC Minas. Atualmente, atua na coordenação da nova graduação tecnológica em produção multimídia na PUC Minas.

Eduardo Loureiro - Trabalha há nove anos com web. Atuou com web design e design de interfaces e hoje atua como Experience Designer fazendo planejamento e criação de estratégias para produtos interativos. Graduado em Produção Editorial e pós-graduado em Design de Interação. Atualmente é coordenador de Experiência do Usuário na agência Mapa Digital.

Marlos Carmo - Sócio da agência 5clicks é Gerente de Projeto de produtos digitais, onde gerencia uma equipe de 20 integrantes. Na agência, atende grandes clientes como Globo Minas, TV Globo, Rede Globo, Rádio Itatiaia, Cemig, Governo de Minas, Fiat Powertrain, Santanense, entre outros.

O valor da inscrição é R$ 35,00 (restam poucas vagas), incluindo entrada e buffet com alimentação e bebida. O valor deverá ser pago pela internet, no site do projeto, com pagamento online. As palestras do ‘Quinta Digital’ são transmitidas ao vivo através do Ustream. O evento também será retransmitido para a comunidade WEBMINAS. Haverá uma comunicação especial e periódica com os participantes através do Twitter do evento.

2 comentários :

Anônimo disse...

Acho que a pergunta deveria ser:o flash merece morrer??

Li hoje uma reportagem no IDG Now.
segue o link
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/04/na-briga-entre-html5-e-flash-web-designers-podem-preferir-o-flash/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.