Sites do Governo de Minas ficam off devido a Lei Eleitoral

Nenhum comentário
Por conta da lei eleitoral, que coibe o uso da máquina governamental nas eleições 2010, o Governo de Minas decidiu retirar da internet todos os sites de sua responsabilidade. Somente serviços essenciais continuam disponíveis. Assim, matérias, imagens, logomarcas e tudo que "lembre" o governo tiveram que ser retirados.

Segundo a Secretaria de Comunicação, a decisão de tirar os sites do ar foi tomada pelo governador, antecipando uma recomendação da Advocacia Geral do Estado e também devido à Resolução 23.089/2009 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe propaganda de cunho institucional pelos órgãos públicos de 30 de junho até o dia das eleições. Somente alguns poucos sites com a terminação mg.gov.br ainda estão no ar, mas com conteúdo restrito à prestação de serviços. Mesmo todas as redes sociais oficiais do governo tiveram que ser desativadas (YouTube, Twitter, Orkut, Facebook, Flickr, etc).

Na última semana de junho, as equipes web responsáveis pelos sites se desdobraram para retirar os conteúdos. O próprio site oficial do governo, o www.mg.gov.br, saiu do ar no fim de junho, mas voltou bastante reduzido essa semana. “Este sítio está desativado em função da legislação eleitoral até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficialize o término das eleições”, é o texto que aparece na tela de quem acessa os sites bloqueados.

Nenhum comentário :