Cinema no Mercado Web Minas - Piratas do Vale do Silício

Um comentário
Prezados leitores do blog.


Vamos hoje ao segundo post da série "Cinema no Mercado Web Minas", com filmes de interesse da nossa área. Tentarei, todas as sextas-feiras, indicar um documentário ou filme que aborde temas como programação, internet, comunicação, redes sociais, biografias, etc. Vocês também podem sugerir filmes da área nos comentários. Quando não encontrar o video diretamente no YouTube, postarei links para download.

A dica de hoje é o filme "Piratas do Vale do Silício", de 1999 - um "docudrama" que trata da rivalidade entre Bill Gates e Steve Jobs no início dos anos 80, das criações da Microsoft e Apple, seus PCs e interfaces gráficas. Um filme edificante. Como estudantes com personalidades completamente diferentes se tornaram dois dos homens mais revolucionários, ricos e influentes do planeta.

Sinopse:
Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou a Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas ideias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução. Com Noah Wyle (de Plantão Médico) e Anthony Michael Hall (de O Clube dos Cinco).

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999, 97 minutos) é um filme não-autorizado feito apenas para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro "Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer" (Fogo no Vale: O Nascimento do Computador Pessoal), de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme documenta o nascimento do primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley. Começando no campus da UCB (Universidade de Berkley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade (Jobs foi na realidade, um estudante do Reed College) por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.


Elenco:
Noah Wyle - Steve Jobs
Joey Slotnick - Steve Wozniak
J.G. Hertzler - Ridley Scott
Anthony Michael Hall - Bill Gates
Wayne Pére - Captain Crunch
Sheila Shaw - Mrs. Wozniak

Trailer


Se quiser baixar o filme em torrent com legenda (DVDRip, 700MB), clique aqui.

Se quiser assistir as partes dubladas no YouTube, seguem os links:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte Final

Um comentário :

Unknown disse...

É um filme bastante divertido que vale a pena assistir, eu gostei. Também me lembra o Silicon Valley série de TV que aborda o mesmo tema, mas de uma forma divertida e divertido.