Cefet-MG abre debate sobre tecnologia, entretenimento e arte

Nenhum comentário
Encontro faz parte do projeto Intercit, que promete estimular inovações tecnológicas em Minas Gerais.

Pesquisadores, empresários e estudantes de diversas áreas estarão reunidos em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de novembro, para debater sobre o fortalecimento das inovações tecnológicas no Estado. A oportunidade faz parte do Intercit – 1º Encontro de Tecnologia, Inovação e Competitividade – projeto organizado pela Coordenação de Inovação e Tecnologia (CIT) do CEFET/MG para estimular o desenvolvimento do setor e incentivar a interação entre o mercado e a área de pesquisa. A iniciativa inclui cinco ciclos de palestras gratuitas, na capital e no interior do Estado, sobre temas variados, como mercado de games, cultura da mobilidade e reciclagem na mineração e indústria.

A abertura da série de 5 ciclos será realizada no dia 11, a partir das 14 horas. A primeira palestra contará com a presença da diretora da Simbiosys Consultoria do Brasil, Adriana Moura, que apresentará as oportunidades de carreira em pesquisa e inovação. O “Financiamento da Ação Inovadora” será o tema da segunda palestra, com o coordenador regional Sudeste do Prêmio FINEP de Inovação, Alexandre Cabral. Na oportunidade serão apresentados conceitos e experiências sobre inovação e a organização da ação inovadora em empresas e instituições de pesquisa, além dos instrumentos FINEP de financiamento. A última palestra do dia será do diretor de produtos do Google na América Latina, Victor Fernando Ribeiro, com o tema “Inovação no Google”. Com vasta experiência, o profissional traçará o perfil de inovação do Google e como as novas ideias são desenvolvidas na empresa. Um debate entre os profissionais e participantes encerrará o lançamento oficial.

1º Ciclo
O segundo dia de evento, será o primeiro ciclo da série, que acontece no dia 12, vai abordar o tema “Tecnologia, entretenimento e arte”, que debaterá o sistema brasileiro de inovação voltado para o uso da tecnologia em prol do lazer e da arte. O idealizador do Intercit, professor do CEFET/MG, Renato Guimarães Ribeiro, e a diretora da Simbiosys Consultoria do Brasil, Adriana Moura, iniciarão os debates.

O mercado de games será o tema de discussão da primeira mesa redonda. O especialista em jogos eletrônicos Marcelo Tavares, que também é colunista da revista TI Digital e editor da revista Gamenews, e o Diretor do site boacompra.com, Cristian Ribeiro, irão debater as tendências e novidades na área de games, destacando os principais desafios do mercado, as novas tecnologias utilizadas e as possibilidades existentes hoje para que o profissional possa se inserir nesse ramo.

Na segunda mesa redonda, o crítico de artes eletrônicas Lucas Bambozzi, irá apresentar os desafios para a arte aliada às possibilidades tecnológicas, chamada de “cultura da mobilidade” – ou artemov. Será ressaltada a falta de diálogo dos artistas com os produtores de tecnologia. Eles devem indicar ainda quais são as principais necessidades e demandas desse novo movimento cultural.

O público do evento poderá conferir ainda os games desenvolvidos por alunos do Cefet/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, que apresentaram os seus trabalhos numa mesa coordenada pelo professor Flávio Cardeal.

Finalizando a programação, os participantes serão convidados para um “Café Tecnológico”, um espaço para interação com os palestrantes. Em um ambiente externo, todos poderão tirar as dúvidas, dar sugestões e aproveitar para fazer novos contatos e interagir.

Encontros no interior do estado
Além da capital mineira, a próxima cidade a receber o evento será Araxá, no dia 7 de dezembro. O encontro terá como tema o “A reciclagem na mineração e na indústria” e abordará assuntos nas áreas de meio ambiente, mineração, metalurgia, reciclagem na construção civil e o uso de matérias sustentáveis. Outras três cidades receberão o Intercit em 2011, como Timóteo, Divinópolis e Leopoldina.

INTERCIT
Local: Auditório – Cefet/MG – Campus II
Av. Amazonas, 7675 – Gameleira – BH/MG

11/11 (quinta-feira)
14h – Abertura oficial

12/11 (sexta-feira)
8h30 às 17h30 – 1º Evento: Tecnologia, entretenimento e arte
10h15h – Mesa Redonda: Mercado de Games
11h – Mesa Redonda: Artemov
14h às 15h – Apresentação de novos games do Cefet/MG

Informações: (31) 3319-7173  / cit@adm.cefetmg.br
Inscrições: a partir do dia 29 de outubro, pelo site www.cit.cefetmg.br

Nenhum comentário :