O dia em que o blog Mercado Web Minas sumiu!!!

2 comentários
12 de dezembro de 2010. Um domingo. Neste fatídico dia o blog Mercado Web Minas saiu do ar. Simplesmente sumiu do meu painel do Blogger como se nunca tivesse existido. Sua ausência foi sentida durante todo o dia 13, segunda-feira. Durante todo o dia pesquisei na web pra tentar ao menos entender o que estava acontecendo. Fui invadido? Fui punido pelo Google? Ou foi um bug no blogger?

Um dos primeiros posts elucidadores que encontrei foi esse do DicasBlogger:

Provável bug levou à exclusão de vários blogs

Aí percebi que o bug vinha pelo menos desde quarta-feira, dia 8, atingindo paulatinamente alguns blogs mundo afora, provavelmente por um erro  de classificação de spam do tal robô do Google.

Como não encontrava nada que me ajudasse a resolver o problema no painel do Blogger, fui na Central de Ajuda e no Forum do Google. Lá encontrei outros colegas de labuta passando pelos mesmos problemas no tópico Blogs Desaparecidos. Foi uma espécie de terapia de grupo virtual, cada um contando seus problemas. 

Moderado de forma brilhante pelo meu xará, o MarceloMR de São Paulo (o cara tem mais de 450 participações no Forum do Google!), ao longo do dia as respostas do Google foram surgindo. Primeiro, admitindo a falha, o que me deixou mais tranquilo (menos pior que uma punição do Google ou invasão da minha conta).

Comunicado do Google (em inglês)
"Nós identificamos um erro nesta manhã, que pode, temporariamente, atrasar o processo de restauração de spam. Se o seu blog ou conta foi marcada como spam, recentemente, você pode ter este atraso. Nossa equipe isolou a fonte de atraso e agora está trabalhando para restaurar os blogs afetados o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência."
Em outras palavras: Problema com o processo de classificação de spam

Mesmo assim, ainda no fim da noite de segunda, o blog não havia voltado. Na manhã do dia 13, voltei no Forum do Google e vi que o MarceloMR havia atualizado o tópico de blogs desaparecidos com uma informação crucial: os proprietários de blogs perdidos deveriam informar as URLs em um tópico específico aberto pelo Google no Fórum de Suporte dos EUA.

Aí não demorou muito pro Mercado Web Minas voltar, são e salvo, inclusive com todos os posts, imagens e layout (pelo menos ainda não vi nada de errado).

O episódio serviu de lição. Meu último backup havia sido feito em outubro de 2009! Agora não passarei um único mês sem fazê-lo - sugiro a todos que façam o mesmo - e já penso em mudar para um novo servidor fora do blogspot.



Gostaria de agradecer aos amigos do MWM que externaram sua preocupação via Twitter, por email ou MSN (sexta-feira tem "Follow Friday" pra vocês ;-):
@NaissaViana
@Dezao_De
@renatamsrp
@DiegoConcesso
@kadusantos
@rafaeld
@sabrinaalmeida
@thaisalcantara
@HASNEARY
@felipecrl
@brunohcamargos
@gragiannini
@silviaamancio
@Psydoug
@kiviabueno
@gazozzo
@jonathassampaio
"Juntar-se àqueles que estão passando pelo mesmo problema que o seu é uma medida simples mas útil tanto para quem está passando por este problema quanto para aqueles que vão te ajudar a resolvê-lo." (MarceloMR)

2 comentários :

Naissa Viana disse...

Imagino o susto que você levou!
Eu que agradeço e fico feliz que tenha conseguido recuperá-lo. Além da divulgação de vagas, que me ajuda muito, tem muitos conteúdos interessantes :P

AllíVoyYo disse...

Eu levei um susto com o sumiço do blog. rs Que bom que ta tudo certo.