Sonhos em pedaços de papel: cartinhas ao Papai Noel ganham versão on-line

Nenhum comentário
Pelo segundo ano consecutivo um grupo de três empresas de BH (Sense8 Mídia Interativa, Instituto de Pesquisa Doxa e Viviane Maia Media Training) se reuniu para fazer a campanha Sonhos em Pedaços de Papel. Trata-se de uma iniciativa inédita, que disponibiliza em um hotsite as cartas que as crianças enviam para o Papai Noel dos Correios.

A ideia surgiu quando os donos das empresas falavam da vontade de participar da campanha dos Correios e, ao mesmo tempo, da dificuldade de ir à agência central para buscar as cartas. “Muita gente não vai ou acha difícil ir ao Centro, sobretudo pela dificuldade de estacionar. Disponibilizar as cartinhas on-line foi uma forma que encontramos para mais pessoas aderirem à causa”, conta a professora da PUC Minas e media trainer, Viviane Maia, uma das coordenadoras do projeto.

Algumas cartas comovem: cesta básica, barras de chocolate, remédio. Muitas crianças mal sabem escrever, mas já revelam a pobreza vivenciada no cotidiano. Um dos objetivos da campanha, como revela Renato Amarante da Sense8 Mídia Interativa é trazer um pouco de alegria para as crianças. “Algumas cartas são de partir o coração, literalmente. Imaginar o sorriso dessas crianças ao abrir o presente já é muito legal”, diz.     

A campanha Sonhos em pedaços de papel desperta também o sentimento de solidariedade nas pessoas. “Percebemos isso com muita clareza no primeiro ano”, conta Manoel Vilas Boas do Instituto Doxa. “Muita gente fica com vontade de conhecer a criança ou deixam uma carta junto com o presente. O recado dado é da importância do estudo, do respeito ao pais etc. É gratificante ver como as pessoas se envolvem e se emocionam”, completa.

Só no primeiro dia (31/11) que o hotsite foi ao ar foram adotadas mais de 80 cartinhas. Como o projeto não teve planejamento e estratégia de comunicação, todo o esforço de divulgação é informal, através das redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

Para apadrinhar as cartinhas basta acessar o hotsite da campanha. Ao acessar o hotsite, a pessoa visualiza as cartas e escolhe a que deseja apadrinhar. Quem quiser ajudar pode divulgar a iniciativa: no Twitter, use a hashtag #sonhosempapel

Nenhum comentário :