Estado de Minas lança sua versão para iPad desenvolvido pela Aorta

Um comentário




O Estado de Minas acaba de lançar sua versão para o iPad. Se informar sobre o que acontece em Minas e no mundo passa a ser ainda mais fácil, e de uma forma ainda mais interativa. Com isto, o EM passa a ser um dos primeiros jornais do país a ter a sua versão para o iPad.
 

O jornal montou, há dois meses, uma nova editoria especificamente para produção de conteúdo para o novo formato. Esta equipe adiciona o material extra de fotos e vídeos que enriquecem ainda mais a informação do jornal impresso. 
 
Com um simples toque na tela, é possível navegar pelas páginas do EM, acessar os conteúdos, ler reportagens, acessar galeria de fotos, compartilhar a notícia com os contatos da rede social e enviá-la por e-mail. A qualquer momento, o leitor pode atualizar a notícia do dia por meio da seção Últimas Notícias, que fica a cargo da equipe do em.com.br, site do Estado de Minas totalmente reformulado em novembro de 2010, que publica, em tempo real, as notícias que acabaram de acontecer para o leitor do iPad.

E, em breve, a nova editoria do iPad passará a produzir conteúdos exclusivos de vídeos, com análises mais consistentes da notícia, entrevistas com convidados, além de depoimentos e making off de reportagens. É uma forma de oferecer a informação de um jeito moderno e inteligente.

O lançamento é mais uma etapa da nova campanha do Estado de Minas na qual o jornal reforça o conceito que, para ser reconhecido pelos seus assinantes e leitores, anunciantes e imprensa nacional e internacional, é preciso ir mais alto. E, para ser "O Grande Jornal dos Mineiros", como é conhecido, é preciso modernizar e crescer de olho no futuro. 

Nesta primeira fase, todas as páginas do jornal são visualizadas em formato PDF. Com isto, ao baixar as edições do jornal, que ficam salvas na biblioteca do usuário, é possível ler as notícias a qualquer hora, de onde estiver, inclusive em modo offline. Todo esse conteúdo pode ser visualizado nas posições vertical e horizontal, ajustando o tablet à melhor leitura. Além disso, é possível ampliar ou diminuir as fontes das notícias com um toque duplo ou um movimento de pinça utilizando o polegar e o dedo indicador para proporcionar uma maior visualização. 

 
O aplicativo do Estado de Minas pode ser baixado na App Store, seção News, gratuitamente. Para funcionar, basta estar conectado a uma rede Wi-Fi ou 3G. Na prateleira, é possível optar pela leitura da edição do dia e as 12 edições anteriores. Neste período de lançamento, o acesso às edições é gratuito, por tempo limitado.

Viral

Antes mesmo da comunicação oficial pelos Diários Associados Minas Gerais, a novidade causou furor na internet

A publicação especializada Macmagazine, do grupo Abril, afirmou nas redes sociais: "Não sei o que ficou mais legal: o app do Estado de Minas para iPad ou a sua propaganda". A mensagem seguiu endossada por usuários do Twitter e outros sites referência do mundo Mac. 

A empresa que desenvolveu o aplicativo, Aorta, chamou a atenção para o fato de o aplicativo do EM ser o primeiro a ter interatividade no PDF

A repercussão chegou à Europa e Ásia. Um blog coreado, You´ll create more, replicou a informação, assim como o italiano Isola Digitale.

O aplicativo do Estado de Minas estava no último dia 12 de janeiro, uma semana após sua homologação, em 3º lugar no ranking de aplicativos de notícias gratuitos mais baixados pela App Store ou via iTunes e entre os dez aplicativos free mais baixados em todo o mundo, segundo a Apple. Na primeira semana de lançamento, mais de dois mil downloads do aplicativo foram realizados.



Um comentário :

Anônimo disse...

Pena que o conteúdo do jornal é um LIXO.