Rede Lab começa em Minas propondo uma aproximação entre arte e tecnologia digital

Nenhum comentário

O Rede Lab é um projeto inédito no país que pretende formar redes de experimentação e pesquisa com foco em novas mídias


O Espaço Cultural CentoeQuatro, instalado em prédio tombado que integra o Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, receberá de 22 a 25 de fevereiro o projeto Rede Lab Minas. O evento apresentará os resultados do programa Vivo Lab, promovido desde 2009, e que mostra como a experimentação pode permear as mais diversas áreas do conhecimento. Durante os quatro dias de evento haverá uma intensa programação, totalmente gratuita, com arenas de debate, oficinas, laboratórios, performances e muito mais.

O Programa Rede Lab tem como principal foco fomentar o trabalho em rede, por meio de uma iniciativa inédita de gestão colaborativa. Representantes dos setores cultural, governamental e iniciativa privada trabalham juntos para desenvolver projetos voltados para a gestão cultural, alternativas de comunicação e novas apropriações das mídias digitais.

Ainda no campo das novas tecnologias, fará parte da programação o lançamento do Livro Mediações, Tecnologia e Espaço Público: Panorama da Arte em Mídias Móveis, organizado por Lucas Bambozzi, Marcus Bastos e Rodrigo Minelli.

Ao longo da programação, aqueles que passarem pelo CentoeQuatro poderão conhecer a experiência de cada um dos 14 projetos que participam desse coletivo, participar de laboratórios temáticos e interagir com uma bancada eletrônica para customização de trabalhos artísticos. Além disso, no espaço das Arenas, o público poderá debater com os participantes dos projetos e demais convidados sobre os principais temas que influenciam e determinam tendências no cenário da cultura, mídias digitais, redes e educação.

Projetos presentes no Rede Lab Minas:
Educação Midiática; Festival Eletronika; Gambiólogos; interactivos? 10 BH; Marginalia+Lab; Marzagão em Cena; Manifestação Internacional de Performance; MVMob - Minha Vida Mobile; Networked Hack Lab; Oficinas de vídeo – Imagens do Futuro (Emvideo); Rede Criativa Inhotim - Laboratório Inhotim; Rede Geração Digitaligada de Webvisão; REPIA – Residência de Pesquisa Interdisciplinar Avançada e arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.

Mais informações sobre cada projeto no www.vivolab.com.br/redelab.

Programa Vivo Lab
É uma iniciativa da Vivo e tem como objetivo fomentar, na sociedade em rede, atividades de formação, pesquisa e experimentação artística a partir da promoção de iniciativas e projetos nas áreas do audiovisual e de tecnologias digitais. O programa criou oportunidades para que as pessoas desenvolvessem, de maneira colaborativa e consciente, formas de expressão e participação na sociedade contemporânea. Para isso, reuniu e articulou iniciativas e projetos nas áreas do audiovisual e tecnologias digitais, que materializassem momentos de experimentação de linguagens, produção de conhecimento, difusão  cultural e artística.

SERVIÇO:
Informações: www.vivolab.com.br/redelab
Local: Espaço Cultural CentoeQuatro. Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, Belo Horizonte.
Estacionamento: Av. Santos Dumont, 218, Centro. R$ 5,00 (preço único).


PROGRAMAÇÃO E SINOPSES:

PROGRAMAÇÃO 22/02 – terça-feira

15h - Espaço da Descoberta – Exposição - Será um local de convergência de saberes e compartilhamento de experiências dos 14
projetos que integram o Rede Lab.

15h - Lab + Diálogos - A partir das técnicas de conversação como Open Space, Aquário, Desconferência, World Café e Círculo Reflexivo, Algarra vai propor um fluxo de diálogo que permeará todos os encontros da comunidade Rede Lab.

Mediador: Luiz Algarra
Fechado para os participantes da rede.

19h – Arena – Debate: Organização Em Rede – Desafios e Perspectivas Como e por que promover uma experiência de cooperação e
criação em rede? Quais as vantagens, os desafios e as possibilidades dessa perspectiva de trabalho colaborativo? criativa?

Mediadores: Luiz Algarra e Alberto Blumenschein (Papagallis)
Provocadores: Aluizer Malab (Malab Produções), Juliana Pacheco Limonta (Vivo)

PROGRAMAÇÃO 23/02 – quarta-feira

15h - Espaço da Descoberta – Exposição

15h - Lab + Oficina - Mobile Hacking com Bruno Viana – Bruno Viana ministrará uma oficina e laboratório na qual utilizará sua experiência com técnicas de hackeamento, na qual irá utilizar software e hardware de telefones móveis para construção de uma "mala cibernética" que rastreia seu percurso e registra sua trajetória com dados GPS e imagens.
Bruno Vianna é formado em cinema e tem mestrado pelo ITP-NYU.

15h - Lab + Bancada

18h – Mostra Premiados Vivo arte.mov 2010 - Grandes Vencedores:
Iluminação (2010)
6 pistas (2010)
Mostra Competitiva Nacional

Prêmio do Júri
1º Lugar - Orawa (2010) Qual o papel do maestro?
2º Lugar - Se Me Pergunto, Por Que Meus Lábios Negam Respostas?
(2010)
3º Lugar - O Seminarista (2009)

Prêmio Voto Popular - Phonosintese V.0.1

Prêmio Votação Online - Cordel (2010)

19h – Arena – Debate: Formação Colaborativa Como utilizar ambientes virtuais para o processo de aprendizagem? Aparatos tecnológicos e mídias móveis possibilitam novos fluxos de formação? Quais os desafios da escola para incorporar novas mídias no processo de conhecimento? Como desenvolver práticas pedagógicas apoiadas em novas tecnologias?

Mediadores: Luiz Algarra e Alberto Blumenschein (Papagallis)
Provocadores: Lucas Bambozzi (Diphusa), Luis Fernando Guggenberger (Vivo) e José Pacheco (Escola da Ponte)

PROGRAMAÇÃO 24/02 – quinta-feira

15h - Espaço da Descoberta – Exposição
Local de convergência de saberes e compartilhamento de experiências dos 14 projetos que integram a Rede Lab.

15h - Lab + Oficina - Mobile Hacking com Bruno Viana

15h - Lab + Bancada - Laboratório de Circuit Bending com Lucas Mafra Envolvendo os participantes da Rede Vivo Lab e convidados, essa ação consistirá na construção de objetos e mecanismos eletro-eletrônicos assistida por um técnico especializado em tecnologias livres tais como Arduino, Pure-Data, Processing, dentre outras.
Lucas Mafra é designer de produto pela universidade FUMEC.

18h – Lab + Cinema - Mostra de Vídeos
Vencedores do Festival Vivo arte.mov 2010 + Eletronika.doc

19h – Arena – Debate: Gestão na Cultura
Como estimular práticas de planejamento nos projetos culturais? Quais metodologias de gestão são aplicáveis no campo cultural? É possível compartilhar experiências de gestão? Qual a importância do Lead (o que, como, quando, onde, para que e para quem fazer) na produção cultural?
Mediadores: Luiz Algarra e Alberto Blumenschein (Papagallis) Provocadores: César Piva (Fábrica do Futuro) Kuru (Cria Cultura!), Professor Ricardo Jacobina (Fundação Dom Cabral), Marcelo Romoff e Expedito Araújo (Vivo Em Cena)

21h30 – Palco - Os Amantes de Sherazade - Uma experimentação tecnofonovituomovieciclolascada - A experimentação do Grupo Kabana envolve crônicas de diferentes épocas, climas que variam do suspense à sensualidade, do lirismo ao terror, do medo a paixões. A crônica pode ser informativa, sentimental, narrativa, metafísica, histórica, lírica, mas sempre um testemunho de nosso tempo. Narrar essas histórias, sem perder o olhar lúdico do autor, é o desafio em “Os Amantes de Sherazade”.

22h30 – Palco – oscilloID (Live PA Lucas Mafra) - é o projeto solo do músico e desenhista de som Lucas Miranda. Pesquisador de tecnologias aplicadas à música e professor de criação e produção musical em ambiente digital, o projeto oscilloID é fruto de investigação sobre linguagens e técnicas diversas para a produção de música eletrônica.

PROGRAMAÇÃO 25/02 – SEXTA-FEIRA

15h - Espaço da Descoberta – Exposição
15h - Lab + Oficina - Mobile Hacking com Bruno Viana
15h - Lab + Bancada - Laboratório de Circuit Bending com Lucas Mafra
18h – Lab + Cinema - Mostra de Vídeos
Vencedores do Festival Vivo arte.mov 2010 + Eletronika.doc
Eletronika Doc - O documentário conta a história do festival pioneiro em apresentar novidades no cenário musical. Além de ser um registro com imagens de arquivo feitas ao longo de 11 anos, foram gravadas entrevistas na edição de 2009 com músicos, produtores musicais e com os organizadores do evento.
19h – Arena – Debate: Formas Alternativas de Comunicação - Quais as possibilidades que o mundo mobile oferece para a comunicação? Interação e interconectividade são dois conceitos fundamentais para troca de informações? Qual o papel da comunicação comunitária no Brasil hoje? Mediadores: Luiz Algarra e Alberto Blumenschein (Papagallis)
Provocadores: Rodrigo Minelli (UFMG), João Alegria (Canal Futura), Bianca Marder Dreyer (Vivo Blog)
21h – Arena – Lançamento do Livro: Mediações, Tecnologia e Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis.
Lucas Bambozzi, Marcus Bastos e Rodrigo Minelli.
21h30 – Palco - Os Amantes de Sherazade - Uma experimentação tecnofonovituomovieciclolascada
22h30 – Palco – F.A.Q. - é um coletivo audiovisual sintonizado com as poéticas contemporâneas composto por experientes e inquietos realizadores. Atualmente, o grupo é formado por: Rodrigo Minelli, Marcelo Braga, Cláudio Santos, Lucas Bambozzi, André Amparo, Ronaldo Gino, André Melo, Lucas Miranda e Agnaldo Pinho.

Nenhum comentário :