Curso Aberje em BH: Análise e Mensuração da Comunicação em Redes Sociais na Internet

Nenhum comentário
Em menos de 5 anos blogs, sites de compartilhamento de imagens e conteúdo (Youtube, Wikis, etc) e sites de redes sociais (Orkut, Facebook, My Space), se tornaram um dos principais fenômenos da Internet. Segundo a Nielsen Online, a audiência deste tipo de site já ultrapassa a dos sites de email, e cada vez mais consumidores tomam suas decisões de compra influenciados pelos comentários encontrados nessas comunidades. A fragmentação da mídia tradicional contribui para aumentar sua relevância: a pesquisa TrustBarometer, da Edelman, mostra que para os jovens adultos americanos a Wikipédia é a segunda fonte com maior credibilidade para informações sobre uma empresa, e que blogs, sites de vídeo e comunidades superam a propaganda tradicional em termos de credibilidade

A questão é particularmente importante também para as empresas brasileiras. Diversas fontes (IBOPE, Comscore) colocam o Brasil em posições de liderança tanto em termos do número de horas mensais navegadas quanto da utlização deste tipo de site. Ao mesmo tempo que este tipo de comportamento é uma ameaça para os mecanismos tradicionais de gestão da reputação e de comunicação com o mercado, apresentam grandes oportunidades para obter informações, gerar relacionamentos e envolver os consumidores em processos de criação e divulgação de marcas com muito mais velocidade e flexibilidade do que na comunicação empresarial tradicional. O curso busca discutir essas transformações, apresentar alguns princípios e ferramentas para sua gestão e discutir cases relevantes para os gestores de comunicação empresarial nas empresas brasileiras.

Objetivos

    * Contextualizar o impacto da digitalização das redes sociais sobre a comunicação e reputação corporativas;
    * Apresentar algumas ferramentas e procedimentos para ações de comunicação em redes sociais digitais;
    * Discutir os principais mecanismos para gerar envolvimento dos consumidores neste tipo de comunicação;
    * Avaliar quais as métricas mais adequadas para o ROI em mídias sociais;
    * Analisar cases bem e mal-sucedidos neste formato de comunicação.

Programa
    * Redes sociais digitais: histórico e contextualização
    * Broadcast x Socialcast: novos formatos de comunicação
    * Capital Social e criação coletiva
    * Coleta de informações em redes sociais digitais: exemplos de softwares pagos e softwares gratuitos
    * Análise de redes sociais digitais: formadores de opinião, críticos e espectadores
    * ROI (Return Over Influence) em redes sociais

Diferencial e resultados: Além de obter informações sobre as principais tendências do setor, os alunos irão aplicar as informações através de um caso prático, voltado para uma marca de seu interesse. Os resultados serão debatidos no próprio curso.

Formato e metodologia: Aula expositiva, discussão de cases, exercício prático e debate com os participantes

Instrutor: Marcelo Coutinho - professor da Fundação Getúlio Vargas e Diretor de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra. Foi Diretor Executivo e diretor de Análise de Mercado do IBOPE Inteligência, diretor de Marketing e Serviços de Análise para América Latina do IBOPE/NetRatings, Pesquisador Visitante no Grupo de Tecnologia da Informação da Universidade Harvard, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), gerente de marketing e editor-assistente de economia internacional na Agência Estado. É autor de dezenas de artigos sobre marketing, internet e comunicação, incluindo o capítulo sobre o Brasil na primeira edição do Global Information Technology Report, publicado pelo World Economic Forum, o capítulo "A Cauda Longa", no livro "Para Entender a Internet", e o capítulo "Relevância e Audiência: a importância do capital social", no livro "Do Broadcast ao Socialcast". Realizou palestras sobre o impacto das redes sociais digitais no Brasil e no exterior, inclusive no Festival de Publicidade de Cannes. Marcelo é Doutor em Sociologia e bacharel em publicidade pela USP, e bacharel em Administração pela FGV. Atualmente é Diretor de Inteligência para o mercado na América Latina do Terra.

Data: 1/7/2011
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: sexta-feira
Local: A definir
Cidade: Belo Horizonte
Telefone: (11)3662-3990

Valores:

Associado: R$350
Não associado: R$480

Inscrições

Nenhum comentário :