Mostra de Design 2011

3 comentários
BH recebe nos dias 29 e 30 de abril a 6ª edição da Mostra de Design com o tema “Design, política e interesse público”. O evento contará com cerca de 100 designers em atividades como palestras, workshops, exposições, piquenique na rua, passeios guiados e visitas a agências. O objetivo é provocar a discussão sobre os desdobramentos do design na sociedade e investigar seu papel, mostrando de que forma ele interfere na economia das cidades, em comunidades carentes, e no cotidiano das pessoas.

Para isso, a mostra conta, neste ano, com seminários e palestras imperdíveis. Quem vem para BH dividir experiências e mostrar trabalhos é a antropóloga holandesa Saskia Sassen, conhecida mundialmente por ter cunhado o termo cidade global. Além dela, o argentino Javier Barilaro, responsável pelo projeto gráfico da Eloisa Cartonera, uma comunidade artística e social que reúne artistas e catadores de papel que criam em conjunto; e o filósofo formado pela Universitee de Paris IV, Sorbone, integram o time de especialistas. Outras personalidades ligadas à tecnologia, política e arquitetura associadas ao design também virão a BH. Os seminários acontecem no Teatro Klauss Vianna, sendo dispensada inscrição prévia. Veja mais informações sobre os seminários.

Workshops
Quem é da área do design sabe que conhecimento nunca é demais. Os profissionais precisam se atualizar constantemente, e, pensando nisso, a mostra traz ainda workshops imperdíveis, que vão desde “Gravura em Grandes Formatos” a “Produção de Livro” e “Modelagem”. Vale lembrar que o é necessário inscrição prévia para participar dos workshops. Confira a programação.

Exposições
Diversas exposições também vão acontecer ao longo da mostra, como “Tecelagens: entre o Oriente e o Ocidente”, “Designova _ Mostra de Design de Produto’ e “Bicicle: exposição de bicicletas”. Cada uma delas terá abertura em datas distintas possibilitando, assim, que os interessados participem de quantas quiser. A ideia é promover o trabalho de designers e artistas visuais Confira a lista completa de exposições.

Programação para estudantes de design
Para incentivar novos talentos, a mostra tem também a atividade “Design de Portas Abertas”, que vai levar estudantes para conhecerem as principais agências da cidade, e “Design Startup”, que vai patrocinar a ideia de um professional iniciante.

Os interessados em visitar alguma das agências participantes devem fazer inscrição prévia no site da Mostra para garantir um vagas, pois essas são limitadas. Conheça as agências participantes.

Pic Nic e Feira de Design
Para encerrar, nada melhor que um piquenique ao ar livre e feira, em pleno coração da Savassi. Ruas que cercam a Escola de Arquitetura da UFMG serão fechadas para implantação de gramando, montagem de piscina de plástico, bicicletas e espaço para confraternização das pessoas. Além disso, a Feira de Design reunirá agências e escritório locais para comercialização de produtos de design. Um encerramento democrático de um evento que acredita na capacidade agregadora do design.

Ao todo, a Mostra de Design 2011 é composta por 13 atividades paralelas: Concurso de Cartaz; 2° Prêmio Letras de Jornalismo Literário e Cultura; Design de Portas Abertas; Design Hoje; Exposições, Feira de Design, Intervenções de Interesse Público; Itinerários pela Cidade; Lançamentos de Livros; Palestras; Pic Nic; Seminário Internacional de Design e Política e Workshops.

Patrocinadores
O Tempo de Design em Minas apresenta da Mostra de Design 2011. O evento tem também o patrocínio da Lei Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura, o apoio cultural da Souza Cruz, a parceria do SEBRAE e do Centro Minas Design e o apoio da Heineken, do Oi Futuro, da ABdesign e do Studio Futon. A realização é do Instituto Cidades Criativas e do Café com Letras.

Informações sobre a mostra:
www.mostradedesign.com.br
facebook.com.br/mostradedesign
twitter.com/mostradesign

3 comentários :

Anônimo disse...

Pela foto parece ser um treco bem esculhachado. Olha a pose do indivíduo ali, parece até que tá na casa dele.

Anônimo disse...

Esculhambado também é o site. Cheio de erros de português, com termos em inglês, navegabilidade péssima e o que é aquela cor de rosa choque??? Se o site tá assim, não faço nem questão de ficar sabendo o que teve lá.

Anônimo disse...

Pois eu achei a programação bem interessante e acho que vale a pena conferir. Mas o que vale um opinião em anônimo, anyway. :)