Branding Minas 2011: BH recebe pela primeira vez um evento de estratégia e gestão de marcas

Nenhum comentário

O BRANDING MINAS 2011 reunirá especialistas locais e nacionais para discutir a importância da marca para conectar emocionalmente os clientes, diferenciar dos concorrentes e inspirar equipes. É a primeira vez que o assunto que tem inquietado gestores e executivos do mundo todo será a pauta de um grande evento em Belo Horizonte.

Serão cinco palestras durante o dia 2 de Julho que abordarão a temática por ângulos diferentes. Desde a definição da estratégia de marca, passando pelo endobranding e finalizando com avaliação dos ativos intangíveis. Esse último, será tema da palestra de José Roberto Martins, sócio-fundador da GlobalBrands - empresa pioneira no Brasil na avaliação de ativos intangíveis e branding. A empresa presta consultoria a grandes marcas nacionais e multinacionais. Martins é também autor e durante o evento lançará seu quinto livro - Capital intangível: guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis. O Branding Minas 2011 vai tratar ainda de uma função nova, mas imperativa para o desenvolvimento das empresas mineiras: a do gestor de marcas. A carreira existe no Brasil há pouco mais de dez anos e é o principal objetivo da indústria chinesa no momento.

“As pessoas passam anos relacionando branding, posicionamento de marca a design. Nosso evento vai mostrar que a estratégia e a gestão de marca é muito mais do que isso e como este entendimento será fundamental para promover e aumentar o nível de competitividade das empresas mineiras no cenário nacional e internacional”, diz Daniel Guimarães, sócio-diretor da 2DA Branding & Design, que realiza o evento em parceria com a CoolHow Creative Lab. A associação da marca da 2DA ao nome do evento não é por acaso. A agência é uma das pioneiras no segmento de gestão de marcas no território mineiro. Com sede em Belo Horizonte e representação em São Paulo, a 2DA cria e desenvolve estratégias de branding há mais de 10 anos.

O CoolHow Creative Lab, o outro organizador do evento, busca em mais uma ação instigar e proporcionar a empresas e profissionais de Belo Horizonte uma oportunidade de se colocarem em contato com as últimas novidades e tendências relacionadas a inovação e criatividade. “Após a realização do primeiro TEDx e do primeiro Curso de Coolhunting de BH, eventos voltados para inspirar boas ideias e a busca de tendências, acreditamos que esse é o momento para colocarmos em pauta um assunto crucial para a o crescimento sustentável das empresas” destaca Tiago Belotte, sócio do laboratório criativo.

Além dos organizadores, participam e apoiam o evento: Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Fumsoft - Sociedade Mineira de Software e Sebrae-MG.

02 de Julho – Sábado
08:20 - Recepção / Credenciamento
08:50 - Abertura do Evento
09:00 – Apresentação case Usiminas com Luiz Malta (Gestor da Marca)
Uma nova marca para um jeito novo de ser Usiminas.
Luiz Malta, gestor da marca Usiminas vai apresentar todo o processo do projeto de branding da empresa. Realizado entre 2008 e 2009, o projeto foi vencedor do Prêmio ABERJE, na categoria Comunicação de Marca em 2009.
10:00 - Coffee Break + Network
10:40 - Palestra Lígia Fascioni
DNA Empresarial: Identidade Corporativa como referência estratégica.
Alinhar todas as ações e comunicações da empresa de maneira a diferenciá-la no mercado implica em autoconhecimento. Compreender sua verdadeira identidade é a premissa para a tomada de decisões, tanto estratégicas como as do dia-a-dia. A palestra apresenta um método desenvolvido especialmente para esse fim, testado e aprovado por dezenas de empresas de todos os portes.
12:00 - Intervalo para almoço
13:20 - Palestra Daniel Guimarães
Estratégia de marca – Autenticidade faz diferença
Como fazer com que empresas sejam relevantes para as pessoas, únicas no mercado e, ainda, inspirem e movam seus colaboradores? Para começar, não tem outro lugar senão os corações dos empreendedores. Dalí parte a capacidade de criar, renovar e alavancar negócios.
14:40 - Palestra Flávio Tófani
Endobranding
A palestra tratará da gestão interna sob quatro aspectos: processos, engajamento das pessoas, lideranças e comunicação interna. Além disso serão abordados: alinhamento e posicionamento internos; e  disseminação da nova cultura da Marca dentro da empresa.
16:00 - Coffee Break + Network
16:40 - Palestra José Roberto Martins
Capital Intangível – Melhores Práticas para Avaliação de Ativos Intangiveis
Vai expor em linguagem simples e objetiva, o conjunto das melhores práticas relacionadas à avaliação econômica de ativos intangíveis, na visão do palestrante.
18:00 – Encerramento

Mini-currículo dos convidados

PROGRAMAÇÃO BRANDING MINAS 2011
Luiz Malta - é Gestor da Marca da USIMINAS – Usina Siderúrgica de Minas Gerais. Analista de Comunicação Senior, está na empresa desde 2001. Na USIMINAS participou ativamente da criação e aplicação do projeto de Branding e o lançamento da Soluções Usiminas e da Rede Usiminas. Enfrentou o desafio de implementar a mudança da cultura empresarial criando uma estratégia para estruturar e dar visibilidade às mudanças que estavam por vir externa e internamente.


Daniel Guimarães - é fundador e sócio-diretor da 2DA Branding & Design, um dos escritórios pioneiros em estratégia e gestão de marca em Minas Gerais, fundado em 2001 sobre os pilares do branding. Iniciou a carreira em 1997 como designer e, há 11 anos, dedica-se ao estudo de estratégia e gestão de marcas (branding). Já atuou como diretor estratégico em mais de sessenta projetos de posicionamento e reposicionamento de marcas em segmentos como: indústria alimentícia; química e têxtil, tecnologia, consultoria, varejo, telecomunicação, entretenimento, dentre outros.

Flávio Tófani - Co-coordenador dos cursos de Pós-Graduação em “Gestão de Marcas e Identidade Corporativa” e de “Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos”, ambos da PUC/MG. É também palestrante e consultor, tendo atendido a empresas em várias partes do Brasil, como: FIEMG, INFRAERO, Via Mondo, Coreminas, Rede Minas, PMMG, Emater-MG, CESMAC (AL), ESBAM (AM), Rede Sagrado (Colégios Sagrado Coração de Maria – DF, MG, ES e RJ), SENAC-MG, Kroton (Holding do Pitágoras), Port Papelaria e Informática (MG, DF, ES), dentre outros. Criador da metodologia API – Alinhamento e Posicionamento Internos, voltada para a Arquitetura da Gestão Interna das organizações. Vice-Presidente de Relações Acadêmicas da AMMA – Academia Mineira de Marketing.

Lígia Fascioni - É palestrante, consultora de empresas e professora universitária e tem quatro livros publicados. Apresenta um método para definir a identidade corporativa de maneira clara e detalhada. Seu útlimo livro, DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica, esclarece um problema frequente nas empresas: a contradição entre a identidade, ou seja, o que a empresa é na realidade e a imagem, o que a empresa parece ser e ainda, as dúvidas entre uma coisa e outra. É engenheira eletricista, especialista em Marketing, mestre em Automação e Controle Industrial e doutora em Engenharia de Produção na área de Gestão do Design.

José Roberto Martins - Autor e coautor de 5 livros, fundou em 1995 a Globalbrands, primeira consultoria brasileira especializada na área, tendo dirigido projetos para diversas organizações. É administrador de empresas e mestre em Ciências da Comunicação pela USP, é palestrante e professor de gestão e avaliação de ativos intangíveis e branding. Entre seus clientes estão: Banco do Brasil, Banco Santander, Nestlé, Arno, Suzano, Embrapa, P&G, Tokio Marine, Senac, Ceratti, Cervejaria Petrópolis e Casa do Saber, entre outras.


SERVIÇO
BRANDING MINAS 2011
Data: 02 de Julho – Sábado
Local: Amadeus Business Tower (avenida do Contorno, 6.594 – Lourdes – BH/MG)
Inscrições*: R$250 para empresas/ R$300 para pessoa física
* Pacotes promocionais para grupos
Informações e inscrições: www.brandingminas.com.br
Realização: 2DA Branding & Design e CoolHow Creative Lab

Nenhum comentário :