Pesquisa mostra como as empresas mineiras se relacionam nas redes sociais

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Um levantamento realizado pela Interface Comunicação e Interclip Monitoramento de Informações revela que, apesar da força inquestionável das mídias sociais, muitas empresas mineiras ainda não se atentaram para sua importância ou, então, não acreditam em seu poder. O levantamento, feito no mês de maio com 104 empresas mineiras ou com operações no estado, de grande, médio e pequeno porte, apontou que 34,6% nem ao menos monitoram o que é falado sobre elas nas redes sociais. Isso ocorre até com grandes corporações (28% não acompanham o que seus clientes e a sociedade falam sobre elas nessas mídias). “Esse é um fato preocupante, já que críticas e crises podem surgir a partir das redes sociais. Quando a empresa acompanha continuamente o que é falado sobre ela, pode agir com rapidez e aproveitar oportunidades”, avalia a diretora da Interclip e uma das coordenadoras da pesquisa, Marilene Messias.

O levantamento mostra que 33,3% das empresas não têm nenhuma atuação nas redes. Por outro lado, grande parte das que atuam realiza somente ações isoladas, principalmente no Twitter e Facebook, com 38,5% delas avaliando os resultados alcançados como “muito bons” e 12,8% considerando “excelente” o retorno na promoção de suas marcas e geração de negócios.

Trabalho profissional
Outro dado que chamou bastante a atenção no levantamento diz respeito às empresas que possuem uma atuação profissional e constante nas redes. Aquelas que desenvolvem diversas ações elaboradas por profissionais de empresas especializadas ou de equipes próprias conseguem um desempenho bem acima da média: 63% avaliam como “muito bons” os resultados alcançados, 28% como “ótimos”, e apenas 9% como “razoáveis”.

As agências especializadas em web são as que aproveitam melhor esse novo filão de mercado, já que 50% das empresas as contratam para realizar os trabalhos, seguidas por agências especializadas em assessoria de imprensa e relações públicas (31,3%) e agências de publicidade (15,6%).

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