Curso Aberje em BH: Como Fazer um Planejamento de Comunicação Corporativa Eficaz

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Data: 23/8/2011
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: terça-feira
Local: A definir
Cidade: Belo Horizonte
Telefone: (11)3662-3990

Valores:
Associado: R$410
Não associado: R$540
Alunos MBA Aberje: R$205

O receio em relação aos impactos da crise mundial - que ainda insiste em rondar a economia e os negócios brasileiros - levou grande parte das organizações a enxugar seus investimentos na área de comunicação. Se por um lado essa atitude de contenção de custos é compreensível, por outro é evidente que o investimento estratégico na comunicação com os stakeholders é fundamental para garantir o espaço da organização no mercado, bem como sua reputação e visibilidade.

É nesse cenário que o planejamento estratégico da comunicação corporativa torna-se um ativo da maior importância para os profissionais da área e para seus clientes/empregadores, pois possibilita:

• compreender profundamente a organização e seu cenário de atuação;
• monitorar a concorrência e os públicos estratégicos que interferem em seus negócios;
• alinhar o posicionamento, as decisões e as ações organizacionais;
• construir a reputação da organização em bases sólidas;
• racionalizar o investimento dos recursos disponíveis;
• mensurar efetivamente os resultados obtidos.

Para isso, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa devem assumir seu papel de gestores estratégicos de reputação e implementar processos de planejamento que incluam:

• metodologias de análise de cenários internos e externos;
• traçado do posicionamento de comunicação da organização;
• mapeamento dos públicos estratégicos e construção de políticas de comunicação dirigidas a cada um deles;
• definição dos objetivos a serem alcançados e das estratégias e ações necessárias à sua consecução;
• determinação dos prazos e custos para implementação das ações propostas;
• delineamento das métricas de avaliação dos resultados;

O Curso Como Fazer um Planejamento de Comunicação Corporativa Eficaz visa capacitar os participantes a desenvolver cada uma das etapas acima, de forma didática e eficaz.

Objetivos gerais
• Discutir as principais tendências contemporâneas que impelem as organizações a adotarem novos posicionamentos e procedimentos.
• Demonstrar a importância estratégica do planejamento no processo de gestão da comunicação e da reputação corporativas.
• Demonstrar as diferenças entre o planejamento de comunicação de nível estratégico e operacional.
• Apresentar as principais técnicas de análise de cenários que permitem construir um diagnóstico eficaz da situação comunicacional da organização.
• Capacitar os participantes a produzir planos de comunicação adequados às suas necessidades.

Programa
• As pressões do cenário contemporâneo e os novos comportamentos organizacionais;
• A comunicação estratégica como ferramenta de construção da reputação corporativa;
• O planejamento como ferramenta de análise, alinhamento, decisão e avaliação; Planejamento estratégico e planejamento operacional: características e usos;
• Estudo das etapas do planejamento, com exemplos:
           - Análise do cenário interno e externo da organização: ferramentas;
            - Mapeamento dos públicos estratégicos: modelos;
            - Diagnóstico;
            - Posicionamento de comunicação;
            - Políticas de relacionamento com cada público estratégico;
            - Objetivos;
            - Estratégias;
            - Ações;
            - Cronograma;
            - Orçamento;
            - Métricas de avaliação.
• Exercícios a partir de estudo de caso.

Benefícios: Ao final do curso, o participante estará habilitado a visualizar a comunicação de forma mais estratégica e a empregar o planejamento para garantir a abrangência e a eficácia de seu trabalho junto às organizações.

Público-alvo

- Profissionais que já atuam na área de comunicação institucional ou corporativa, independente de suas formações acadêmicas;
- Profissionais que desejam desenvolver novas competências no campo da comunicação corporativa.

Instrutora: Jocélia Mainardi - Formada em Relações Públicas e Especialista em Teorias e Estratégias de Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora do livro Cases de RP: a Prática Acadêmica (UFSM, 1996). Atuou como professora de Relações Públicas durante 13 anos em instituições como Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade de Santo Amaro. Entre as especialidades estão as disciplinas de Planejamento,  Empreendedorismo e Orientação de Projetos Experimentais.

Como produtora cultural, assessora de imprensa e captadora de recursos do Teatro Caixa Preta/RS, desenvolveu trabalho pelo qual venceu o Prêmio Opinião Pública 1995. Coordenou mais de 30 eventos realizados pelo Curso de Relações Públicas da Metodista. Atualmente é diretora da Backstage Brasil Comunicação, onde atua como consultora nas áreas de Relações Públicas e Investimento Cultural para empresas de vários segmentos, produtoras culturais e artistas.

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