Governo do Estado lança Movimento Minas na internet

Nenhum comentário
O governador Antonio Anastasia lançou este mês o Movimento Minas. A iniciativa é uma plataforma de comunicação digital, criativa e interativa – movimentominas.com.br - para incentivar a participação dos cidadãos na definição de ações e políticas públicas para melhorar a realidade do Estado. No Palácio da Liberdade, o governador recebeu um grupo de 21 mineiros de vários segmentos, integrantes do recém criado Fórum Minas de Ideias, uma das ações do Movimento Minas.

O fórum conta com autoridades, personalidades e membros de entidades representantivas dos setores empresarial, ambiental, científico, jurídico, artístico, intelectual, da moda e do esporte e é coordenado pela presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves e pelo diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, Tadeu Barreto. Integram a iniciativa Ângelo Machado (ambientalista), Affonso Romano de Sant´Anna (escritor), Carmen Lúcia Costa (Pastoral da Criança), Daniel Castanho (empresário), Eduardo Costa (cientista), Fernando Brant (músico), Gilman Viana (produtor rural),  Giovane Gávio (desportista), José Eustáquio Oliveira (ABI-Minas), José Murilo de Carvalho (historiador), Lázaro Luiz Gonzaga  (Fecomércio),  Olavo Machado Jr. (Fiemg), Otávio Marques de Azevedo (empresário), Robson Andrade (CNI), Ronaldo Fraga (estilista), Ruth Lies Scholte Carvalho (Ministério Público), Samuel Rosa (músico), Terezinha Santos (designer), Wilson Brumer (empresário), Ronaldo Lemos (advogado) e Ziraldo Alves Pinto (cartunista).

Na plataforma digital movimentominas.com.br, o Governo oferece ao cidadão uma nova ferramenta de acesso e compartilhamento de informações produzidas pelo Governo e cria um canal para receber ideias de quem está fora dos órgãos estaduais. A iniciativa pretende permitir que a troca de experiências e ideias contribuam para o aperfeiçoamento e a efetividade das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.

A plataforma foi desenvolvida a partir de tecnologias da Web 2.0, possibilitando o trabalho de forma colaborativa. Para fomentar as inspirações e discussões com embasamento teórico, foi criada uma sessão para documentos técnicos, a biblioteca dos desafios. Nesse ambiente virtual estão disponíveis de artigos, estudos e relatórios sobre assuntos que são abordados na plataforma virtual.

As ideias e sugestões podem seguir 10 desafios sugeridos pelo Governo: reduzir a pobreza e as desigualdades; aumentar a empregabilidade e as possibilidades de realização profissional; garantir o direito de morar dignamente e viver bem; desenvolver e diversificar a economia mineira e estimular a inovação; viver mais e com mais saúde; transformar a sociedade pela educação e cultura; aumentar a segurança e a sensação de segurança; promover e garantir a utilização sustentável dos recursos ambientais; ampliar e modernizar a infraestrutura e os serviços públicos; e assegurar os direitos fundamentais e fomentar a participação cidadã.

Por meio do blog movimentominas.com.br/blog, o cidadão também terá acesso a um espaço com entrevistas de especialistas, notícias sobre os bastidores do projeto e histórias e estudos dos desafios estabelecidos. Todo o conteúdo do blog estará integrado a outros canais e redes sociais da internet como Facebook e Twitter.

Mas o projeto não fica só no mundo virtual. A ideia é que as construções realizadas na rede sejam encaminhadas a líderes governamentais para que tomem conhecimento e entrem como parceiros para dar consequência à ideia. Além disso, poderão ser levadas aos encontros presenciais itinerantes do Movimento. A gestão da plataforma está a cardo do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas.

Nenhum comentário :