Seminário Nacional de Gestão de Projetos será realizado nos dias 13 e 14 de julho, em Belo Horizonte

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Ietec promove debate para discutir formação profissional
e gestão de carreira

Os números dizem muito sobre o futuro da gestão de projetos (GP) no Brasil. Atualmente o país depende de projetos e desfruta de uma economia local que nunca criou tantos empregos, mas não consegue ter profissionais qualificados suficientes. Segundo levantamento do PMI Brasil - Project Management Institute, o déficit de mão de obra na área de GP chegará a 50 mil profissionais qualificados em cinco anos.

A falta de pessoal pode acarretar problemas graves como atrasos nos prazos de entrega, queda na qualidade, aumento dos custos e insatisfação do pessoal envolvido, fator que eleva a rotatividade de profissionais e faz com que a empresa volte a uma das mais difíceis fases do projeto: encontrar o profissional adequado para integrá-lo.

A pesquisa “Maturidade Brasil 2010”, coordenada por Darci Prado, apresenta resultados com relação à maturidade em gerenciamento de projetos e demonstra que o nível de maturidade contribui diretamente para a obtenção de sucesso nos resultados do negócio. Numa escala de 1 a 5, a pesquisa mostra que a maturidade média das empresas brasileiras alcançou 2,61. O resultado mostra que o país tem muito a evoluir para atingir o nível ideal, que é representado por somente 1% das empresas.

A pesquisa de maturidade apresenta informações ainda mais preocupantes para o setor de tecnologia da informação (TI), pois revela que somente 57% dos projetos de TI foram totalmente bem sucedidos. Isto é extremamente alarmante para as empresas que dependem de projetos, uma vez que a pesquisa ressalta a ligação direta entre se ter maturidade e ter sucesso nos negócios.

Visando analisar a importância da formação de profissionais de GP, o Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) vai realizar, nos dias 13 e 14 de julho, o 14º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. O evento será sediado no centro de convenções do Hotel Mercure, em Belo Horizonte (MG). O seminário será composto por 16 palestras, ministradas por profissionais renomados do mercado.

Dentre os palestrantes está o presidente do PMI-MG, Ivo Michalick, que durante sua palestra irá ressaltar a importância em desenvolver as habilidades de liderança, negociação e comunicação. “Considero as três habilidades abordadas na palestra as mais importantes habilidades interpessoais que um gestor de projetos pode ter, pois ele tem a função de integrador entre as diferentes áreas de uma empresa”, completa Michalick.

A qualificação dos profissionais de projetos é fator fundamental para o sucesso das empresas. Segundo Ivo, o profissional da área não precisa ter conhecimento técnico do que é produzido pela empresa, porém, é fundamental que ele entenda o negócio. “O que não pode faltar é a qualificação na área. Os cursos são fundamentais para que as melhores práticas sejam discutidas e compreendidas. É importante que os alunos entendam que ao final de um bom treinamento, os gerentes de projetos serão capazes de avaliar e escolher as melhores técnicas a serem aplicadas em cada caso”, conclui.

Destinado a profissionais de nível superior, gestores e profissionais de alta gerência de empresas e organizações de todos os segmentos e setores, o seminário tem como objetivo envolver conceitos e estudos de casos de diversos temas, além de promover a compreensão das bases e diretrizes que levam à estruturação de um processo de gestão de sucesso.

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