Alheias à crise pequenas empresas apostam no crowdsourcing para crescer e aparecer

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Parece a própria história de Davi e Golias. O setor das pequenas e micro empresas (PMEs) tem enfrentado bravamente o revés do mercado e parece ser o menos atingido pela crise econômica até agora. Afinal esse grupo continua intocado somando 99% dos 5,8 milhões de negócios registrados no país e respondendo por 52% das vagas formais do mercado de trabalho, segundo dados Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Os números provam a força dos pequenos, porém não revelam uma realidade comum a quase todas elas. Para atingir o seu target e essas empresas conseguem apenas investir no melhor produto ou serviço, mas carecem de recursos para torná-lo conhecido e desejado. Falta verba para investir numa agência ou numa equipe de comunicação. Os resultados são inúmeros casos de logomarcas domésticas, comunicação equivocada e baixo ou nenhum retorno do investimento.

De olho nessa lacuna, o crowdsourcing (um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias) tem se apresentado como uma saída para o setor das PMEs. A exploração do crowdsourcing na criação publicitária é um tópico bastante recente em âmbito global. A Zooppa, empresa italiana, é uma das pioneiras neste mercado e foi criada apenas em 2007. No Brasil, algumas empresas já aderiram a esse novo formato de trabalho. É o caso da mineira Fast Marcas.

Lançada há pouco mais de dois meses, a empresa já vem suprindo uma carência dos pequenos e micro empresários brasileiros que buscam um material de qualidade com a supervisão de profissionais qualificados. “Uma empresa que fatura R$100.000,00 ao ano não pode investir R$ 3.000,00 em uma marca, mas também não deve procurar um sobrinho que oferecerá uma marca por R$300,00 sem conhecimento na área. Nosso trabalho não conta com o estudo e planejamento que uma agência convencional tem a oferecer, no entanto, garantimos serviços feitos por profissionais da área sob a orientação de profissionais qualificados”, defende Nicola Giani, diretor da Fast Marcas.

É o caso de Rodrigo Maccheroni, diretor da Mako Investimentos, em São Paulo, capital. Ele abriu a empresa no início do ano, mas passados seis meses continuava sem uma identidade visual para apresentar-se ao mercado. Por meio do crowdsourcing da Fast Marcas ele ofereceu R$500,00 e recebeu nada menos do que 60 opções de logomarcas. “Como minha empresa está começando eu não poderia ainda contratar uma agência e eu nunca teria um leque tão grande de opções para escolher. Achei o valor que investi excelente para a quantidade de sugestões que recebi. A que escolhi ainda me daria a possibilidade de alterações, mas gostei tanto que nem seria necessário”, diz o empresário que garante recomendar o serviço para outros pequenos empresários.

Como funciona
O cliente apresenta uma necessidade (projeto), efetua o pagamento e automaticamente lança um concurso criativo. “A partir daí mais de dois mil designers e publicitários terão acesso a este concurso e oferecerão ideias criativas para solucionar o problema”, explica Nicola. A equipe da Fast Marcas fica encarregada de garantir que profissionais qualificados participem do concurso. “Fora isso, ao longo do concurso, faremos orientações e sugestões para que o material produzido atinja seu público-alvo, garantindo o sucesso da empresa”, completa. Os serviços variam de ações para o lançamento de produto, inauguração de um negócio à criação de uma logomarca. “A batalha é travada de 10 em 10 opções. A pessoas escolhe as que mais agradam e elimina o restante. Conforme vai sendo eliminado, abre espaço para outras opções”, comenta o empresário. A empresa ainda oferece o serviço de registro da marca ou nome.

Sobre a Fast Marcas
A Fast Marcas é a maior plataforma de criação coletiva do Brasil. Lançada em 05 de julho de 2011, oferece diferentes soluções de design para profissionais autônomos e proprietários de pequenos e micro empresas. Dentre os vários serviços disponibiliza criação de logomarca, cartão de visitas, design de site e banners.

O sistema se baseia no crowdsourcing (pesquisa na multidão), ou seja, milhares de voluntários cadastrados espalhados pelo mundo oferecem uma solução inteligente para um problema de propaganda do cliente por um valor pré-definido. É como num concurso no qual o vencedor fica com o serviço.

Site: www.fastmarcas.com.br
Twitter: @FastMarcas
Foto: Nicola Giani – diretor da Fast Marcas

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