Criação de imagens e sons encerra o FAD PAPO 2011

Nenhum comentário
O FAD PAPO 2011 encerra sua edição na próxima quinta-feira (22/09). O último encontro, que fará parte da programação especial de aniversário dos 40 anos da Faculdade de Comunicação e Artes da Puc Minas, irá contar com a presença do doutor em Literatura Comparada pela UFMG, Marcelo Kraiser. O tema discutido será “Entre o analógico e o digital na criação de sons e imagens”. Kraiser irá apresentar o processo de criação de imagens e sons em vídeos desenvolvidos por ele. Além disso, a transição de fotografias, poemas visuais, músicas para performances, danças e cenas teatrais entre meios analógicos e digitais. As inscrições podem ser feitas pelo email: educacional@festivaldeartedigital.com.br.

O FAD PAPO 2011 faz parte da programação do Festival de Arte Digital – FAD, que vai até o próximo dia 02 de outubro, no Museu Inimá de Paula. Diversas instalações interativas, paisagens e objetos animados pelos próprios visitantes, montam um ambiente desafiador e intrigante. A quinta edição do FAD conta com o patrocínio da Petrobras e co-patrocínio da Contax. Como apoiadores estão o roBOt, o consulado italiano, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Prefeitura de Bologna, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal) e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte). Toda a programação do FAD tem entrada franca.

Sobre o convidado – Marcelo Kraiser é professor da Escola de Belas Artes da UFMG, graduação nas disciplinas de desenho e fotografia. Doutor em Literatura Comparada pela FALE/UFMG com tese sobre o pensamento de Deleuze e Guattari e a literatura de Clarice Lispector. Artista plástico, poeta, ilustrador e videomaker. Realizou 11 exposições individuais e participou de mais de 40 coletivas em artes plásticas. Compõe trilhas sonoras para performances e dança, colaborando com a Benvinda Cia. De Dança, Quick Cia de Dança, dentre outros. É autor do DVD Para Teus Olhos, com 20 vídeo-poemas, livremente baseados na obra de Clarice Lispector. Dentre os livros publicados de poemas visuais, destacam-se Corpos Seriais e Lucia Rosas, em colaboração com a poeta Vera Casa Nova. Foi um dos coordenadores do projeto ligado à improvisação entre corpo, tecnologia e música Improvisões, no Teatro Marília, Belo Horizonte. Lançou em 2009 em coautoria com Paola Rettore o trabalho Pequenas Navegações, livro e DVD com poemas textuais, sonoros e visuais. Fundou o Creuza-Grupo de Improvisação em Dança, Som, Imagem e Palavra. Mais recentemente participou na concepção, trilha sonora e construção de instrumentos nos espetáculos 10xTorsões e Anjos, Laranjas e Jaburus com a bailarina Izabel Stewart, e da ZIP, Zona de Invenção Poética com performances e poemas visuais.

Serviço:
FAD PAPO 2011
Criação de imagens e sons encerra o FAD PAPO 2011
Tema: “Entre o analógico e o digital na criação de sons e imagens”, com Marcelo Kraiser
Data: 22/09 (quinta-feira)
Horário: 09h
Local: Teatro PUC Minas – campus Coração Eucarístico
Endereço: Rua D José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico

Nenhum comentário :