Festival de Arte Digital – FAD 2011 nas faculdades

Nenhum comentário
Debates com o público acadêmico começam na próxima sexta (09.09)
O Festival de Arte Digital – FAD – quer disseminar o conhecimento sobre arte digital na capital. Além da programação extensa do festival, que acontece até o dia 02 de outubro, no Museu Inimá de Paula, uma parceria com faculdades foi realizada. Então, surgiu o FAD PAPO 2011. A ideia é a de promover um encontro entre profissionais, pesquisadores da área digital e alunos das instituições, propondo um debate do meio acadêmico sobre o tema.
O primeiro encontro será nesta sexta-feira (09.09), no Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG, às 14h. O convidado será Guilherme Castro, com o tema “Tecnologia digital e aplicações musicais”. Na ocasião, será discutido como o uso das tecnologias digitais mais recentes tem reconfigurado a prática musical de diversas maneiras; e as aplicações possíveis para um diálogo entre estúdio e performance ao vivo, através de programações desenvolvidas para a banda SOMBA e para o trabalho autoral GASTROPHONIC, dentre outros. As inscrições devem ser feitas pelo email: educacional@festivaldeartedigital.com.br.
A quinta edição do Festival de Arte Digital conta com o patrocínio da Petrobras e co-patrocínio da Contax. Como apoiadores estão o roBOt, o consulado italiano, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Prefeitura de Bologna, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal) e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte).

Sobre o participante
Guilherme Castro é bacharel em Composição Musical (UFMG); mestre na área de música e tecnologia (UFMG) e doutorando em fundamentos teóricos sobre música e tecnologia (UNICAMP). Já atuou como músico, compositor, arranjador, técnico de som e produtor musical (em trabalhos como: Gastrophonic, SOMBA, Makely Ka, Maísa Moura, A Outra Cidade, Cartoon, Cálix, Orquestra Mineira de Rock, Vezga, entre outros), além de ter trabalhado como programador musical de ringtones (TAKENET). Atualmente é coordenador do curso de licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e professor de História da Música Popular Brasileira no curso de pós-graduação em Produção e Crítica Cultural do IEC-PUC/MG.
Serviço:
Festival de Arte Digital – FAD 2011 nas faculdades
FAD PAPO 2011
Tema: “Tecnologia digital e aplicações musicais”, com Guilherme Castro
Data: 09/09
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627 - Pampulha.

Nenhum comentário :