Inovate Comunicação foi à China

Nenhum comentário

A Inovate Comunicação esteve representada no outro lado do mundo. O diretor de planejamento, Luciano de Paula, viajou à cidade de Shangai, na China, para uma imersão junto ao B.I. International, instituição de ensino na qual atua como coach e que também é um dos clientes da Inovate.

O objetivo, a princípio, era entender um pouco mais sobre a economia e a cultura locais, mas como toda viagem, proporcionou uma experiência cultural bastante enriquecedora. Shangai é o maior centro comercial e financeiro da China.

É reconhecida também como um centro cosmopolita da cultura e do design. “É uma cidade extremamente moderna e que apresenta uma infraestrutura bastante organizada, portanto, favorável a seu crescimento”, conta Luciano. Segundo ele, a cidade é muito rica em mídia e as pessoas estão conectadas o tempo inteiro em seus aparelhos mobile e tablets.

Pode parecer estranho atribuir o adjetivo conectividade a um país que limita o acesso ao conteúdo online, proibindo, inclusive, o uso do Facebook. Entretanto, segundo professores da Shanghai Jiao Tong University, o objetivo da restrição imposta é a manutenção da cultura milenar perante um crescimento econômico gigante.

Eles acreditam que a velocidade com que as coisas acontecem na rede fazem com que eles sejam impactados de uma maneira rápida e negativa, acarretando em perda de identidade. Eles entendem que a abertura tem que ser gradual. A China tem uma ferramenta similar ao Google com regras específicas para o país, o Baidu. E se o Facebook ainda é bloqueado é por que a maior rede social do mundo não aceitou as restrições impostas pelo Governo chinês.

A viagem à China agrega muito à Inovate. A experiência contribui para a formação de um dos líderes, o que representa a possibilidade de troca de know-how com todos os profissionais da agência. Além disso, foram realizados contatos com representantes de algumas empresas chinesas que manifestaram interesse em vir para o Brasil. A Inovate desenvolveria um trabalho de organização da comunicação dessas empresas, além de representar um contato maior com o público mineiro.

Mais informações

Nenhum comentário :