Jornal Metro-BH afirma que 61% dos vereadores da capital ignoram e-mail

Nenhum comentário
O blog Mercado Web Minas faz essa pesquisa sempre em época de eleições com os candidatos majoritários a prefeito e governador. Dessa vez, o jornal Metro-BH fez a mesma pesquisa, mas com os vereadores de Belo Horizonte. Confira a matéria.



Os vereadores de Belo Horizonte apostam na internet para divulgar seus projetos de lei e se aproximar dos eleitores. Dos 41 parlamentares, 73% têm site e 20% mantêm um blog. Mas somente 39% respondem aos e-mails dos eleitores, revela levantamento realizado pelo Metro BH, que enviou mensagens para os endereços eletrônicos oficiais divulgados pelos parlamentares no site da Câmara. De cada dez vereadores, seis ignoraram os e-mails enviados.

Para interagir com os cidadãos, os parlamentares investem nas redes sociais - 80% têm perfil no Twitter, 87% no Facebook, 56% no Orkut e 31% no Youtube. É o caso de Iran Barbosa (PMDB), que diz já ter apresentado projetos de lei que surgiram de debates na internet. “As redes facilitam o contato, qualquer um consegue te acessar 24 horas por dia”, afirma.

Mas eleitores precisam ter paciência para conseguir os contatos na internet. Muitos funcionários mal sabem que seus parlamentares estão na rede. Os sites também pecam na transparência. Só 20% divulgam gastos atualizados de gabinete e 10% mantêm a agenda em dia. Apenas 27% têm enquete para saber a opinião dos internautas.

“Com a divulgação dos gastos, o internauta pode saber quanto ganha um vereador e como a verba indenizatória é usada",  diz Adriano Ventura (PT), que divulga suas despesas na internet. Vereadores que não divulgam seus gastos se defendem, argumentam que a prestação de contas pode ser acessada na página da Câmara. Mas o vereador Ronaldo Gontijo (PPS) contesta. “A Câmara informa o gasto geral, mas o político pode, em seu site, detalhar ainda mais as despesas, como eu faço. É uma forma de respeito ao cidadão.”

Eleitor fica sem resposta
Para avaliar se os vereadores respondem aos e-mails dos eleitores, o Metro BH enviou duas mensagens a cada parlamentar. O primeiro e-mail questionava a opinião sobre o PL que abre brechas para a verticalização em áreas protegidas. Após uma semana, só sete vereadores responderam. Um segundo e-mail procurou saber se os vereadores tinham algum site ou perfil em redes sociais. Após 96h, só 13 responderam. Ligações também foram feitas a todos os gabinetes da casa. São perguntas que poderiam ter sido formuladas por qualquer interessado em acompanhar a atividade de seu político.

Quem responde
Adriano Ventura (PT)
Arnaldo Godoy (PT)
Bruno Miranda (PDT)
Daniel Nepomuceno (PSB)
Elaine Matozinhos (PTB)
Heleno (PHS)
Hugo Thomé (PMN)
Iran Barbosa (PMDB)
Leonardo Mattos (PV)
Pablito (PSDB)
Pricila Teixeira (PTB)
Ronaldo Gontijo (PPS)
Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV)
Sílvia Helena (PPS)
Silvinho Rezende (PT)
Tarcísio Caixeta (PT)

Quem ignora
Alberto Rodrigues (PV)
Alexandre Gomes (PSB)
Autair Gomes (PSC)
Cabo Júlio (PMDB)
Carlúcio Gonçalves (PR)
Chambarelle (PRB)
Divino Pereira (PMN)
Edinho Ribeiro (PT do B)
Gêra Ornelas (PSB)
Geraldo Félix (PMDB)
Gunda (PSL)
Henrique Braga (PSDB)
João Bosco Rodrigues (PT)
João Oscar (PRP)
Joel Moreira Filho (PTC)
Léo Burguês (PSDB)
Márcio Almeida (PRP)
Maria Lúcia Scarpelli (PC do B)
Moamed Rachid (PDT)
Neusinha Santos (PT)
Paulinho Motorista (PSL)
Preto (DEM)
Professor Elias Murad (PSDB)
Reinaldo Preto do Sacolão (PMDB)
Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B)

Nenhum comentário :