Mineiros inovam com primeiro software opensource de captura de movimentos do mundo

Nenhum comentário
O setor de Tecnologia da Informação (TI) atravessa uma fase de grande expansão. Conforme estimativa da Gartner, esse mercado brasileiro deve movimentar US$143,8 bilhões em 2012, registrando um incremento de 10,1% em relação ao faturamento previsto para 2011. O cenário é favorável para iniciativas inovadoras, como a do coordenador do curso superior de Jogos Digitais da FUMEC, João Victor Gomide, do desenvolvedor David Lunardi Flam e do prof. Arnaldo de Albuquerque, da UFMG, responsáveis pela criação e aprimoramento do primeiro software livre de captura de movimento do mundo: “OpenMocap”.

A técnica foi desenvolvida em Minas Gerais e pode ser usada para desenvolvimento de jogos digitais, animação de personagens de cinema e televisão, desenvolvimento de treinamentos esportivos e tratamento de doenças, como o Mal de Parkinson. O sistema promete revolucionar o mercado mundial. Sua disponibilização para o público em um portal da web pode se tornar uma opção competitiva para profissionais da área de animação. A tecnologia criada pelos mineiros e um sistema comercial mais robusto, com a mesma funcionalidade, estão à disposição de alunos e professores do curso de Jogos Digitais da FUMEC, única universidade brasileira que oferece essa tecnologia para animações e jogos. Um dos projetos já em andamento é a produção de um curta-metragem com o grupo de teatro Galpão, onde a captura de movimento será usada na para animar os personagens.


O coordenador do curso de graduação em Jogos Digitais da Fumec, João Victor Gomide (divulgação)

Nenhum comentário :