Campanha online da B1 Comunicação para a Orca Chevrolet utiliza memes

5 comentários
A concessionária Orca Chevrolet, conhecida por suas ações inovadoras de marketing, volta a surpreender o mercado. A empresa será a primeira do ramo a usar memes (ideias ou conteúdos que se propagam facilmente na web) em uma campanha publicitária nas redes sociais. A estratégia foi desenvolvida pela B1 Comunicação e Marketing.

De acordo com Bira Miranda, diretor de planejamento da agência, o pioneirismo da agência em ações online já é tradição. “A Orca foi a primeira concessionária brasileira a fazer o lançamento de um carro, Chevrolet Agile, nas mídias sociais. Fizemos cobertura ao vivo do lançamento na loja através da divulgação de fotos e vídeos”, relembra.



Desta vez, a empresa inova ao usar a imagem de memes já tradicionais na internet para divulgar a marca e suas ofertas. “Mapeamos vários perfis de concessionárias nas redes sociais e fizemos longa pesquisa de campo. Por isso, podemos afirmar com certeza que a utilização de memes em uma campanha para este segmento é uma grande inovação. Esperamos bastante retorno de compartilhamentos com esta ação no Facebook já que os memes tem enorme poder de viralização. Encontramos uma forma divertida de divulgar informações sobre a marca e até mesmo ofertas”, avalia Miranda. Os memes já estão sendo postados no Facebook da concessionária: https://www.facebook.com/OrcaChevrolet

5 comentários :

Anônimo disse...

É... depois dessa, não resta mais dúvida. O mundo acaba mesmo em 2012. B1: a agência taxa de noção zero!

Anônimo disse...

Uma agência se apropriando de algo que muita gente acha engraçado ao ver no mural no Facebook, ficou bom,mas o problema é que isso é visto como amador. Não acho que agência pecou,mas eu particulamente não tenho paciência com esse meme. Agora pensando por outra lado, o que a agência deve ter pensando é sobre a capacidade de compartilhamento desse conteúdo. Estratégia de social media. PS.: Comentei antes de ler o post. rs...

Bruno disse...

É uma estratégia, pode ir no céu ao inferno. Na minha opinião foi um risco muito grande para a empresa. Particulamente, não leio esses memes, é bem provável que se essa campanha caísse na minha timeline não perceberia que se tratava de uma empresa de verdade. Acharia que fosse essas bobiças que vemos o tempo todo na internet.

Pedro disse...

Avisa pra esse pessoal que comprar carro ainda é uma coisa séria. A meu ver, a propaganda não teve graça, não vende o carro nem atrai a atenção do público comprador de uma Captiva ou Chevrolet Cruze, por exemplo. Uma brincadeira de muito mau gosto.

Marcelo Sander disse...

Particularmente gostei da ideia. Pensar que memes são amadores e não podem ser feitos por agências acho uma visão meio "da época do off line". Os memes são amadores por excelência e até por isso mesmo têm esse grande poder de viralização. Se o objetivo foi pegar carona neles pra viralizar a campanha, funcionou perfeitamente. Lembrem-se que a Embratel fez marketing com a tia do sanduíche-iche, a Claro fez marketing com a Luiza no Canadá, enfim, não há mais tanta diferença entre o on e o off, entre o considerado profissional e o considerado amador quando se quer tornar um produto ou serviço conhecido. Comprar carro é coisa séria? Claro que é. Nem por isso temos propagandas sérias de carro. Ou vai me dizer que querer a Débora Secco na sua banheira e ver o Anderson Silva nela é algo sério? Ou um cachorro falante no banco de trás do seu carro é algo sério? Acho que a propaganda com esse lado lúdico acaba chamando mais a atenção. Bom, minha humilde opinião (não sou publicitário).
Abraço a todos e obrigado pelos comentários. ;-)