24/03: 9º Encontro de Twitteiros Culturais de BH

Nenhum comentário
Afinal, estamos mais conectados?
9º ETC BH faz uma retrospectiva do uso das redes sociais desde que ganharam força no Brasil há pouco mais de três anos

O objetivo do Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte – ETC BH, assim como de outros eventos semelhantes que ocorrem no Brasil, e também do mundo, é colocar em discussão o que está acontecendo no universo virtual, nas redes sociais e na web como um todo. Tudo que é tendência no meio online é pesquisado e debatido com os internautas nestes encontros.

Em Belo Horizonte (MG), o 9º ETC BH vai colocar em debate uma retrospectiva do que mudou em nossas vidas com o advento das redes sociais. Que transformações ocorreram como consequências dessa nova forma de relacionamento online? Estamos mais conectados às pessoas e aos acontecimentos? As redes sociais ampliaram nossos horizontes? Conseguimos acompanhar e processar a dinâmica da tecnologia da informação?

Para responder estas e inúmeras outras perguntas sobre o universo das redes sociais, a Estação do Saber realiza o 9º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH) com o tema “Estamos mais conectados?”. O evento acontece no dia 24 de março (sábado), pontualmente às 10h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061, Savassi). O encontro conta com o apoio do Pátio Savassi e da CBN-BH que fará a transmissão ao vivo pela rádio.

“Queremos ouvir opiniões distintas sobre o que mudou na nossa sociedade e nas nossas vidas a partir dessa maior ligação às redes sociais. Uma vez que estamos cada vez mais disponíveis - ligados sempre a algum dispositivo que conecta a internet – o que será que nos espera no futuro? A antropóloga Amber Case chegou a afirmar que todos nós viramos ciborgues por estamos sempre utilizando aparelhos para “funcionar”. De fato, estamos ligados em várias informações ao mesmo tempo, mas será que estamos mesmo atentos ao que está acontecendo? Será que precisamos viver sempre ligados?”, questiona a coordenadora do encontro, Júlia Ramalho Pinto, diretora da Estação do Saber e coordenadora do ETC BH.

Para discutir o assunto, o evento contará com a presença de:

- Ernesto Anzalone, psicanalista uruguaio, Mestre em Psicologia, Programador PC do Instituto Universitário Autónomo Del Sur e Community Manager;
- Rogério Bettoni, filósofo e tradutor profissional na área de Humanas e Literatura, ganhou o Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita/Editora Abril, em 2007, com um projeto de Cinema, Videoclipe e novas mídias;
- Alexandre Estanislau Silva, designer, diretor de planejamento e criação da Bolt Brasil Comunicação digital e vice-presidente da Associação Mineira das Agências Digitais – AMADI;
- Júlia Ramalho Pinto, psicóloga, psicanalista e coordenadora do @ETC_BH.

O encontro será mediado pelo jornalista Marcelo Guedes, âncora da Rádio CBN em Belo Horizonte.

Os interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição pelo e-mail contato@estacaodosaber.art.br ou pelo telefone (31) 2551-7663 para terem acesso ao anfiteatro do Shopping Pátio Savassi antes de 10hs da manhã. O programa começará pontualmente.

Sobre o ETC Brasil
O ETC_BH, versão local do ETC Brasil, tem iniciativa e coordenação da Estação do Saber. O ETC Brasil vem tomando proporções cada vez maiores: ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados. O foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. A idéia é pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A plateia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pela rádio CBN-BH (106,1 FM), ou através do Twitter, com postagem de frases e comentários das apresentações e pela transmissão via Ustream no site da Estação do Saber.

Serviço:
Agenda: “9º ETC BH - Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte”
Data: 24 de março de 2012 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 Savassi)
Informações: (31) 2551-7663 e  contato@estacaodosaber.art.br
Entrada Franca

Nenhum comentário :