Mapa colaborativo é criado para divulgar boas ações no Brasil e no mundo

Nenhum comentário
Todos os dias são realizados mais de 4 bilhões de compartilhamentos no Facebook. Só no Twitter são registrados mais de 252 milhões de tweets por dia. Mas, entre fotos de comida, memes, atualizações de status e muito outros, por que não compartilhar boas ações com todo mundo? Essa é a ideia do Mapa do Bem, criado pela agência digital mineira MIND como parte do movimento “A Corrente do Bem”.

“A Corrente do Bem” é um movimento mundial que pretende espalhar as boas ações pelo mundo. O movimento está diretamente ligado ao Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day). O evento acontece sempre na última quinta feira de abril em 46 países. Nesse ano o Dia Mundial da Boa Ação será celebrado no dia 26 de abril.

O Mapa do Bem é um mapa de compartilhamento de boas ações. Ele funciona da seguinte forma: quando você faz uma boa ação ou recebe uma, você pode acessar a rede para descrever a ação e marcá-la no mapa onde ela aconteceu como uma espécie de check in. No mesmo momento, uma luz acende no mapa representando essa boa ação.

De acordo com Marcus Quiroga, diretor da MIND, a ideia do mapa colaborativo surgiu alinhada à própria premissa que norteia o movimento colaborativo: espalhar uma nova cultura de gentileza e práticas de boas ações para o maior número de pessoas. A partir daí – e com o objetivo de mensurar as ações empreendidas –, construiu-se uma ferramenta dotada de métrica que permite visualizar as ações em todo o Brasil. “Com apoio tecnológico do Google e Facebook, a cada clique em ícones no mapa será possível conhecer as boas ações e compartilhá-las nas redes sociais. Além disso, a gestão do movimento "A Corrente do Bem" pode, com a ferramenta, mensurar o alcance das ações e o impacto nas pessoas direta ou indiretamente envolvidas nas iniciativas. Na prática – e à medida que inserimos conteúdo –, teremos uma espécie de Google do Bem”, detalha Quiroga.

Boas ações são simples, basta fazer!

Quem pensa que não faz boas ações, A Corrente do Bem apresenta sugestões de atitudes comuns e cotidianas que fazem muito bem a outras pessoas e que colaboram para mudar um pouco o nosso mundo.

- Pague o almoço para algum desconhecido da empresa
- Leve lanche para todo o seu setor
- Abra uma caixinha para pagar a escola/faculdade do filho ou de alguém que precisa dessa ajuda
- Faça um trabalho de graça para uma instituição que precisa de ajuda
- Você pode comprar um talão de zona azul e distribuí-lo onde pessoas possam precisar dele.
- Doe algum dinheiro para uma instituição de caridade ou convença pessoas do trabalho a fazer o mesmo. Também seja voluntário em alguma ação social.
- Faça algum trabalho filantrópico. Trabalhe para algum cliente que não pode pagar e peça a ele para ajudar outra pessoa de alguma forma. 


Acesse o Mapa do Bem

Nenhum comentário :